quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL E A PARÁBOLA DO PEIXE E A MINHOCA


"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca". Mateus 26.41

Conta-se a história de um peixe que nadava sossegado no fundo do rio. Qual não foi a sua surpresa quando uma minhoca muito atraente apareceu de repente à sua frente.
- "Minhocas não nadam" pensou ele.
Atraído pelo movimento da minhoca o peixe resolveu abocanhá-la. E num pulo só, ,vapt, a minhoca estava na sua boca.
- "Ui! O que é isto?" pensou o peixe ao sentir alguma coisa espetar a sua boca. Qual não foi a sua surpresa ao descobrir um anzol fisgando sua boca. Desesperado, o peixe falou:
- "Como pode uma minhoca tão gostosa vir acompanhada por um anzol!!"
Moral da história:
O peixe abocanhou a minhoca apetitosa mas descobriu que estava com a boca cheia de morte! 
Assim é a situação daqueles que no desejo de satisfazerem os seus desejos carnais, acabam se tornando presas fáceis do diabo; principalmente nestes dias de carnaval.
As tentações são assim; o diabo mostra a isca, "geralmente atraente e apetitosa", mas não mostra o anzol. Após este período de festa, os jornais nos dão as notas dos mesmos acontecimentos a anos: mortes por overdose, pessoas atropeladas por bêbados, acidentes graves de carro, adolescentes e jovens que ficaram grávidas, casamentos destruídos, etc.
A sociedade em geral assimilou que a alegria deve vir regada de muitas bebidas, drogas e sexo. E é neste período que muitos adolescentes iniciam nas drogas, pelo estado de euforia bem como a facilidade de adquiri-las.
Nós enquanto Igreja de Cristo e de tradição metodista, não podemos ficar indiferentes e  omissos quanto a estes acontecimentos. Temos que clamar ao Senhor, mas também nos posicionar com mais firmeza contra tudo o que destrói a vida e a dignidade do ser humano. Confesso que fico incomodado quando vejo "alguns crentes" defendendo o uso da bebida alcoólica ainda que seja "com moderação"; me incomoda também esta tendência da igreja moderna de aceitar em nome da inclusão o pecado e a libertinagem em seu meio. Estão transformando o evangelho, em vez do evangelho transformar e reescrevendo a própria bíblia para acolher os pecadores sem a necessidade do arrependimento. A impressão que eu tenho é que o diabo tornou suas "iscas" cada vez mais atraentes a fim de fisgar os desatentos.
Devemos instruir nossas crianças, adolescentes e jovens no caminho do Senhor. Nele há verdadeira alegria. É como diz o Salmo 16.11 "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente".
A alegria do mundo é passageira e traz feridas na alma, mas a alegria que vem de Deus é eterna e traz refrigério, descanso e paz!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder





Nenhum comentário:

Postar um comentário