quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

DISCERNIMENTO


“Tiveram visões falsas e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR os não enviou; e esperam o cumprimento da palavra”.Ezequiel 13:6

Há alguns anos atrás pastoreando a nossa querida Igreja Metodista em Assis-SP, vivemos um período ali de avivamento, onde a Igreja experimentou também o fluir dos dons espirituais. Por diversas vezes o Senhor me usou para trazer uma palavra específica às pessoas ali para edificar, exortar e consolar. Lembro-me de uma manhã de oração e jejum onde entrou em nossa igreja uma jovem visitante. Logo o Senhor me usou para falar com ela e livrá-la de um suicídio. Naquela reunião a conduzimos a Cristo e em alguns meses depois ela foi discipulada e batizada em nossa igreja. Essa entre tantas, foi uma experiência que marcou muito o meu ministério. No entanto, já vi muitas pessoas trazendo para a igreja “profecias mirabolantes” sem fundamento bíblico e o que é pior levando alguns crentes a se decepcionarem com a igreja e até mesmo com Deus; são casamentos arranjados por “revelação” que depois acabam em divórcio; conheço também, pessoas que não dão nenhum passo na vida sem consultar um(a) profeta de plantão... O apóstolo Paulo sempre cuidadoso com a obra de Deus chegou a alertar a Igreja de Corinto sobre a necessidade de que não se fizesse confusão com relação aos dons espirituais, e assim ele escreveu: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”. 1 Coríntios 12:1.  A preocupação do apóstolo era para que os cristãos não caíssem no erro de usarem e abusarem dos dons e assim se esquecerem da educação na Palavra. Além disso, era necessário que toda profecia fosse julgada, ou discernida por outros profetas para evitar confusão na igreja. (veja 1 Cor. 14:29-33)

A palavra discernimento é derivada de um termo grego que significa “julgamento completo”. Conceitualmente, é a capacitação sobrenatural concedida pelo Espírito Santo aos crentes com o objetivo de habilitá-los a identificar a procedência das operações espirituais. Em outras palavras, o Espírito Santo dá a capacidade de distinguir os espíritos de modo que possamos reconhecer se uma manifestação veio da parte dele, ou se de um espírito de demônios, ou se é da carne.
Dentre os enganos sobre as manifestações espirituais é acreditar que Deus entrega mensagens proféticas em todas as reuniões. Quando isso acontece, acabam por forçar uma situação, ou até manipulando pessoas em nome de Deus. No Antigo Testamento isso também acontecia. Por isso Ezequiel já alertava o povo naqueles dias: “Não tivestes visões falsas e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei? Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como falais falsidade e tendes visões mentirosas, por isso, eu sou contra vós outros, diz o SENHOR Deus.” Ezequiel 13:7,8
Temos também uma advertência em 1 João 4:1, dizendo: "Amados, não creias a todo espírito, mas, provai se os espíritos são de Deus; porque muitos falsos profetas já se têm levantado no mundo”; vale ressaltar que esses falsos profetas são mais procurados do que o verdadeiro Profeta, o expositor da Palavra de Deus.
Louvo a Deus por que faço parte de uma igreja que não descarta a contemporaneidade dos dons hoje, mas que preza pelo equilíbrio e, sobretudo pela revelação da Palavra de Deus; a Bíblia sagrada.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário