terça-feira, 12 de novembro de 2013

A SÉTIMA CHAVE PARA A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

O PODER
“Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus” Salmos 62:11  

Não poderemos ter um correto conceito de Deus, se não pensarmos nEle como onipotente. Quem não pode fazer o que quer e não pode realizar o que lhe agrada, não poder ser Deus. É por essa razão que dizemos que só Deus tem todo o poder!

Mas o que significa o poder de Deus? "O poder de Deus é aquela capacidade e força pela qual Ele pode realizar tudo que Lhe agrade, tudo que a Sua sabedoria dirija, tudo que a infinita pureza da Sua vontade resolva. O poder de Deus é como Ele mesmo: infinito, eterno, incompreensível; não pode ser refreado, nem restringido, nem frustrado pela criatura" (S.Charnock).

O Poder de Deus se manifesta de diversas formas; veja algumas:

(1) Na Criação: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. Salmos 19:1
(2) Na Preservação: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder..” Hebreus 1:3
(3) Na Salvação: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.” Romanos 1.16  
(4) Na Cura: “a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar.” 1 Coríntios 12.9  
(5) Na Libertação: “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano”. Lucas 10.19

Para entendermos melhor sobre este poder de Deus como uma chave para a Renovação Espiritual gostaria de falar sobre um confronto interessante entre dois “poderes”. O Poder do Espírito Santo na vida do apóstolo Paulo e o poder das trevas através das artes mágicas na vida de Elimas (ou Barjesus) em Atos 13:6-12.

13.6   “Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus,
13.7  o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era homem inteligente. Este, tendo chamado Barnabé e Saulo, diligenciava para ouvir a palavra de Deus”.
13.8   “Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul”.
13.9 “Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse:
13.10  “Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?”
13.11  “Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão”.
13.12   “Então, o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor”.

Deste texto podemos tirar algumas lições importantes sobre o Poder de Deus.

1- O PODER DE DEUS NÃO PODE SER MANIPULADO.
13.6   “Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus,

O texto nos fala de um judeu de nome Barjesus, conhecido também como Elimas, o mágico (vs 8). Lucas o identifica também como um falso profeta.
Hoje em dia, quando pensamos em "mágicos", logo visualizamos aqueles profissionais da ilusão que animam auditórios em festas infantis. Mas Elimas, não era esse tipo de mágico.
Na verdade, tratava-se de um praticante de magia. Eram pessoas que dominavam técnicas de manipulação de poderes sobrenaturais, efetuando feitos notáveis por meio de alquimia, astrologia, mediunidade, necromancia, rituais, feitiços, amuletos, pedras, plantas, palavras misteriosas etc.
Nos dias de hoje, a situação não é diferente. Os magos e falsos profetas da atualidade também exercem um tipo de poder causando um verdadeiro fascínio sobre as pessoas. Muitos procuram o auxílio de feiticeiros para destruírem inimigos, para conquistarem a pessoa amada, para conhecerem o futuro; e algumas vezes, obtêm o seu intento.
Até mesmo em algumas igrejas, a tentativa de se manipular o poder de Deus em benefício próprio tem sido uma prática muito comum.
Deus, por outro lado, nos deixa claro que o poder pertence a Ele. Quando nos submetemos ao senhorio de Cristo, o Seu precioso Espírito passa a viver em nós. Mas isso não nos torna poderosos, e é aqui que muitos cristãos erram. O Poder não é do cristão: Ele apenas habita no cristão para uma finalidade específica: sermos testemunhas eficientes de Cristo em todas as nações. Então entendemos que somos capacitados pelo poder de Deus para sermos usados por Ele e não para usarmos a Ele.
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (Atos 1:8)



2- O PODER DE DEUS NÃO É DADO PARA A PROMOÇÃO HUMANA.
13.8   “Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul”.

Elimas se tornou um opositor ferrenho da pregação da Palavra de Deus (vs. 7) procurando afastar da fé o procônsul. Na realidade, ele não queria perder o seu prestígio e influência sobre este importante procônsul.
Jesus, falando sobre o poder do Espírito Santo que ele enviaria sobre os seus discípulos foi claro em mostrar a quem devemos atribuir toda a glória: “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”. João 16.14
No A.T o Senhor condenou esta atitude humana de idolatria que nada mais é do que promover o ser humano a um status de poderoso ou milagreiro. "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".(Is.42:8)
Talvez você até pense que a idolatria é uma marca presente apenas no Catolicismo, mas não é; no meio evangélico também existe idolatria. Enquanto que no catolicismo se adora pessoas mortas, no meio evangélico se adora os vivos; estes são os famosos do mundo gospel, os “grandes” pregadores da mídia, e etc..
Toda esta promoção humana tem levado as pessoas para mais longe do verdadeiro Poder de Deus.
 


3- O PODER DE DEUS É INFINITAMENTE MAIOR QUE O PODER DAS TREVAS.
13.9 “Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse:
13.10  “Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?”
13.11  “Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão”.

Paulo, cheio do Espírito Santo desmascarou todo o engano e perversidade que havia em Elimas, como fruto de um poder maligno. O Espírito de Deus, que habita em nós, só pode revelar o seu poder ao mundo quando nós saímos de cena. Não foi o "poderoso Paulo" que venceu Elimas; foi o Todo-Poderoso Deus, usando o "enfraquecido Paulo". Em 2 Coríntios 12:9-10 o apóstolo Paulo já havia ouvido do Senhor “..o  meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..”
Por conta de suas fraquezas, Paulo havia se tornado mais dependente da graça e do poder de Deus.
Sabemos que em nossas lutas, há também uma dimensão espiritual. Em Efésios 6:12 ele declarou:   “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”.
Conheço vários crentes que só de ouvir falar na palavra diabo se apavoram como se estivéssemos em uma luta contra ele e seus demônios por igual.
A verdade é que nesta luta já somos mais que vencedores “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8:37  e “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”.

CONCLUSÃO: “Só existe uma maneira pela qual o homem pode ajudar a Deus, é permitindo que Deus o ajude.” Stanley Jones   


Nenhum comentário:

Postar um comentário