sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

NÃO RECORREU AO SENHOR, MAS CONFIOU NOS MÉDICOS.


"No trigésimo nono ano do seu reinado, caiu Asa doente dos pés; a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos" (2 Crônicas 16:12)

A primeira vez que li este texto fiquei chocado. Quem conhece a trajetória do rei Asa, sabe que ele começou bem o seu reinado. Buscando e confiando no Senhor ele promoveu uma grande reforma espiritual que resultou em um período de paz. (ver capítulos 14 e 15 de 2 Crônicas). No entanto esta atitude durou apenas por um tempo; como boa parte dos seres humanos, ele não prosseguiu recorrendo a Deus.
O período de paz que experimentou em seu reinado não foi suficiente para mantê-lo confiando em Deus. Como consequência de desprezar a direção de Deus em sua vida, ele passou a cometer uma sucessão de erros que lhe custaram muito caro a ele e a toda a nação.
Agora, o rei está com uma doença extremamente grave; o texto não diz qual, mas diz que era em seus pés. O seu sofrimento, porém, não amoleceu o seu coração, não foi suficiente para leva-lo a buscar a Deus; antes como diz a bíblia: “na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos" (2 Crônicas 16:12)
Talvez você pergunte: Será que Deus o censurou por ter buscado a ajuda dos médicos? Será que é errado recorrermos à medicina para tratamento de nossas enfermidades?  É claro que não amados! O que ocorreu com o rei Asa é que ele excluiu a Deus totalmente de sua vida. Em um momento difícil como este que estava passando seria “natural” que ele se voltasse para Deus, mas isso não aconteceu.
A Bíblia de maneira alguma nos proíbe de buscar tratamento médico para sararmos das enfermidades. Há vários versículos que falam de usar “tratamentos médicos” (Isaías 1:6; Lucas 10:34; Ezequiel 47:12; 1 Timóteo 5:23; Jeremias 8:22). O que precisamos entender é que Deus espera que confiemos Nele o tempo todo, como diz o Salmo 62:8. Deus tem poder para nos curar, tanto pelo milagre da medicina, como por seu poder direto. O caminho por onde vem a nossa cura pertence tão somente a Ele (Isaías 55:9)
O que precisa ficar claro para nós é que quando estamos doentes, sempre precisamos buscar em primeiro lugar a Deus, sem dispensar irresponsavelmente os profissionais da saúde. Como doentes, não podemos nos apegar aos profissionais da saúde como única solução e dispensar a Deus. O rei simplesmente dispensou a Deus por causa da dureza de seu coração.
Os médicos podem ser vistos como presentes de Deus para nós; um meio pelo qual Deus nos traz cura e recuperação. Ao mesmo tempo, a nossa fé e confiança devem estar em Deus. Não sei qual o problema que você pode estar enfrentando hoje; seja ele grave ou não; confie sempre o Senhor!

Em Cristo e Por Cristo!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

5 comentários:

  1. Verdade, muito bom Jesus Cristo te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Louvado Seja Deus por esta Mensagem. PRIMEIRO DE TUDO É DEUS NA VIDA. Que o SENHOR te abençoe e te guarde em nome do SENHOR

    ResponderExcluir
  3. Acredito que asa tenha parecido dos pés, pq pé significa caminhada, e seus caminhos já não eram mais os mesmo do começo,ao ponto de colocar um porta vós do Senhor no tronco e de aflingir alguns que poderiam ser os fiéis daquela época,a palavra diz, não toqueis nos meus profetas, creio no lado espiritual dessa situação.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este estudo .A nossa confiança precisa esra no Senhor .

    ResponderExcluir