sexta-feira, 7 de agosto de 2015

VOCÊ DESCANSA EM DEUS?


Todos nós sabemos que o cansaço faz parte da vida humana e é inevitável. Por isso, precisamos descansar recuperando nossas forças e motivação. Trabalho e descanso estão presentes na criação, pois até o próprio Deus descansou, após concluir a sua obra e estabeleceu um dia em nossa agenda semanal para o descanso.
Contudo, com a correria do dia a dia, encontramos uma multidão de pessoas que não consegue descansar; gente que não respeita os seus próprios limites e que vive sobrecarregada.
O cansaço físico não é o único problema da humanidade. Há também o cansaço emocional e espiritual. Jesus percebeu que havia uma multidão de pessoas assim e por isso teve compaixão delas: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”. Mateus 9:36.  O texto indica claramente que a causa de estarem aflitas e exaustas é por não terem um pastor que as socorresse e lhes dessem direção.
Jesus se apresenta como o bom pastor e convida a todos a encontrar Nele o descanso para as suas almas dizendo: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30. Se você já entregou a sua vida Jesus é preciso então descansar Nele. Porque então carregar este fardo pesado em seu coração nutrindo o medo, a ansiedade e a inquietação se Jesus é o seu pastor?
Você, sua família, seu trabalho, sua saúde, suas feridas, suas finanças e todas as outras preocupações estão debaixo do cuidado do seu Pastor. Nada está excluído desta lista. É o teu Pastor que disse: “Deixo-vos a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá”. (João 14.27). Sua paz é uma paz espiritual e Seu descanso é algo que ocorre no meio da tempestade, não na ausência dela. Pior do que as circunstâncias difíceis do lado de fora é ter um coração perturbado do lado de dentro.
Para ilustrar este conceito, permita-me contar uma história que ouvi certa vez sobre dois artistas a quem foi pedido para pintar ilustrações sobre a paz, de acordo com a percepção de cada um.
Um deles pintou um lago quieto e parado, rodeado por lindas montanhas. O outro pintou uma cachoeira forte e furiosa com uma árvore que se inclinava sobre ela e um ninho de passarinhos sobre um dos galhos desta árvore, tendo a cachoeira ao fundo.
Qual dos quadros descreve a paz? O segundo, porque não existe paz sem oposição, a primeira pintura representa estagnação. A cena pode transmitir serenidade; uma pessoa pode ser motivada a ir a um lugar assim para recuperar-se. Talvez seja um quadro bonito, mas não representa o “descanso em Deus”. O descanso em Deus ocorre em meio às batalhas da vida. Entendemos que Deus luta por nós e jamais estamos sós. Em contrapartida, “A ansiedade e o medo são os maiores ladrões de nossa disposição e alegria. Eles nos desgastam até ficarmos exaustos.”  
Escolha hoje descansar em Deus! “Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força...”. Isaías 30:15

Pr. Gilberto Oliveira Rehder.
Igreja Metodista em Catalão-GO



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário