sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A ALEGRIA DA SALVAÇÃO: Como recuperá-la?



Salmo 51:12  “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.

Introdução: Graça e Paz irmãos e irmãs! Na quinta feira passada aprendemos o quão importante é termos a alegria da Salvação!

Posso afirmar com toda certeza que a Alegria da Salvação é distinta de qualquer outra que o ser humano possa experimentar. Sabe por quê?  

Porque a Salvação produz alegria verdadeira! O homem perdido não possui essa alegria, ele possui é euforia!  Ele pode ter momentos de alegria em um copo de bebida ou em uma viagem e até mesmo na prática de um esporte, mas essa alegria não pode preencher o vazio de sua alma.

O cristão pode ser alegre mesmo nos piores momentos da sua vida, por que o que gera sua alegria não se abala, pois ela gira ao redor de um eixo que nunca se move do seu lugar. E esse eixo é Cristo!

“Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa”. João 15:11

O salvo em Cristo deve desfrutar desta alegria verdadeira, porém ele não pode descuidar de sua santidade diante de Deus!

Como vimos no culto de quinta-feira, Davi quando pecou, perdeu a alegria da Salvação! Quem perde a alegria da salvação, perde também a força, a esperança, o foco, a visão e se torna uma pessoa amarga e triste!

Uma das coisas mais tristes na vida cristã é quando alguém perde a alegria da sua salvação. Quando isso acontece perde-se também o entusiasmo em servir a Deus e de se relacionar com Ele. As coisas de Deus passam a ser um peso para o crente que está em pecado!

Segundo os comentaristas, Davi demorou um tempo considerável para se arrepender, um pouco mais de nove meses. Contaminado pelo pecado e com a consciência cauterizada, não parecia ser mais a mesma pessoa.

Somente quando ele foi confrontado pelo Profeta Natã é que reconhece a gravidade do seu pecado: “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor…”(2 Samuel 12:13)

A partir deste confronto com o seu pecado é que ele escreve o Salmo 51 mostrando como ele recuperou a alegria da Salvação e como podemos também recuperar a nossa alegria.

1- PARA RECUPERAR A ALEGRIA DA SALVAÇÃO,
LEVE A SÉRIO O SEU ARREPENDIMENTO.

A oração de Davi, após sua queda, ilustra a natureza e a seriedade do verdadeiro arrependimento pelo pecado. Como podemos levar a sério o arrependimento
1.1- Assumindo totalmente a responsabilidade de nosso pecado confessando-o e clamando a Deus por sua misericórdia, perdão e purificação.

51.1  Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.

51.2   Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.

Davi diz: “Lava-me completamente da minha iniquidade” e “purifica-me do meu pecado” Ele via totalmente sujo e imundo diante dos olhos do Senhor!

Temos que entender também que não podemos nos lavar e purificar. É só o Senhor quem o faz!

2.2 - Não minimizando e nem dividindo a sua culpa. Davi poderia querer culpar a circunstância ou a Bate-Seba, mas não o fez!

51.3   Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
51.4   Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.

Ele diz: “Eu conheço as minhas transgressões..” , “O meu pecado..” Pequei contra ti.”

Davi não diminui a sua culpa, pois chama o seu pecado pelo nome.

51.14   “Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça”.

O pecado de Davi não apenas o adultério com Bete-Seba. Para esconder o seu adultério ele havia matado seu esposo Urias. Este é o crime de sangue que Davi está se referindo.

Mas há outro detalhe no texto que precisamos nos atentar: Davi pecou contra Bate-Seba, contra Urias, contra sua família, contra a nação, contra os homens que foram mortos na batalha, mas ele confessa:

“Contra ti somente pequei”. Por que contra Deus? Porque sempre que pecamos contra alguém, estamos pecando contra Deus. Estamos ferindo alguém amado por Deus. Todo pecado que cometemos ofende a Deus!

2.3- Aceitando de Deus o julgamento e a disciplina divina pelo pecado.

No final do versículo 4 ele diz: “de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar”.  

Davi em momento algum questiona a disciplina que o Senhor lhe deu em consequência de seu pecado. E elas vieram!
“Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”. Provérbios 3:11,12

“Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo”. 1 Cor. 11:31,32


2- PARA RECUPERAR A ALEGRIA DA SALVAÇÃO,
PEÇA A DEUS UM CORAÇÃO PURO E UM ESPÍRITO INABALÁVEL.
10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.

Um coração puro e um espírito inabalável são duas coisas essenciais, não somente para recuperar a alegria da salvação, como também a integridade e santidade diante de Deus.

Davi queria tanto um coração puro, pois sabia que sem esse coração ele jamais poderia ver Deus.

Jesus no sermão do monte ensinou-nos exatamente isso: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. Mt 5:8

Davi tinha a consciência de que com o seu coração carnal, humano jamais poderia agradar a Deus, pois um coração assim é enganoso e propenso ao pecado.

Isso nos lembra da declaração do profeta Jeremias: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17.9).

O nosso coração então, precisa ser entregue e consagrado a Deus como fez Davi.

Deus pede o nosso coração para transformá-lo.

“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos”. Provérbios 23:26

Você está disposto a entrega-lo para ser transformado?

Davi também clama a Deus por um espírito inabalável ou reto. Ele não queria mais ter a vida torta que levava, pois sabia que esta atitude certamente o levaria ao fracasso moral e espiritual.

“O que anda na retidão teme ao SENHOR, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.” (Provérbios 14:2)

  
3-PARA RECUPERAR A ALEGRIA DA SALVAÇÃO,
VALORIZE A PRESENÇA DE DEUS.

11 “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito”.

Pessoalmente acho curioso que Davi sendo um homem poderoso, rico e influente não pediu a Deus para que lhe poupasse o seu trono a sua glória e poder terrenos. Mas ele pede a Deus que não o afaste de sua presença e nem retire dele o Santo Espírito.

Davi entendia que a verdadeira alegria da Salvação tinha uma estreita relação com a presença de Deus.

“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”. Salmo 16:11

Precisamos aprender a valorizar a presença de Deus mais que tudo nesta vida!

Não devemos buscar a Deus só por aquilo que Ele pode nos dar; mas, para ter comunhão e intimidade com ele.

No Salmo 27:4  Davi valoriza esta intimidade com Deus dizendo: “Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo”.

Davi também dava valor ao Santo Espírito. “...nem me retires o teu Santo Espírito”.

A Bíblia diz que a partir do momento em que Samuel ungiu sua cabeça, na casa de seu pai Jessé, diante de todos os seus irmãos, o Espírito Santo se apoderou de Davi.

“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá”. (1 Sm 16.13)

Quando Davi pede ao Senhor que não retire dele o Espírito Santo, creio que Davi entendeu que a dependência dele do Espírito Santo é que o tornou vitorioso em tudo. Mas por causa de seu pecado esta presença estava ameaçada!

Davi já havia presenciado havia presenciado a tragédia de Saul quando o Espírito do Senhor se retirou dele. Saul havia desobedecido a Deus diretamente em duas ocasiões (1 Samuel 13:1-14, 15:1-35).

A Bíblia diz que à partir dai,  Saul ficou atormentado por um espirito maligno ( 1 Sm 16:14,15)

14 Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava.
15 Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta.

Provavelmente, Satanás e os demônios sempre quiseram ataca-lo; Deus estava agora simplesmente dando-lhes permissão para fazê-lo.

Nesta época Davi era chamado pelo rei para tocar a sua harpa. E quando ele a dedilhava, Saul se acalmava.

1 Samuel 16:23 “E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele”.

Devemos lembrar sempre que a alegria de nossa Salvação está totalmente ligada à presença de Deus em nós pelo Espírito Santo!

Se não levarmos a sério a nossa obediência e santidade em Deus nos sentiremos vazios e distantes do Senhor e o Espírito Santo se entristecerá em nós.

Por isso temos a advertência: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30


CONCLUSÃO:

Não podemos conceber um Evangelho sem alegria. Não podemos imaginar uma comunidade cristã que anuncia o evangelho e não vivencia a experiência da alegria no Senhor.

Originariamente, no caso específico de Davi, a perda de sua alegria se deu por conta de seu pecado. No entanto, podemos enumerar outros motivos que contribuem para a ausência da alegria espiritual: As decepções da vida, as surpresas dolorosas, mágoas, e esgotamento emocional e espiritual.

Já faz um tempo que aprendi que o cristão pode passar por tristezas, mas ele não é uma pessoa triste. A tristeza para nós é circunstancial (não é um estado do nosso ser), mas a alegria do Senhor em nossa vida sim é permanente.

Por isso precisamos buscar ao Senhor e não nos conformar com a tristeza, seja de que natureza for. Quando a tristeza chegar, precisamos crer na promessa de que Deus a converterá em alegria.

“Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale…” (Sl 30.11,12).


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Um comentário: