segunda-feira, 17 de junho de 2019

MOLDADOS EM VASOS DE HONRA



2 Timóteo 2.20-21

20 Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.
21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.

Introdução: No domingo passado através do texto de 2 Corintios 3:18 aprendemos que a partir do momento em que nascemos de novo em Cristo, começa em nossa vida um processo de transformação.

Neste processo aprendemos três lições:

(1ª) Para sermos transformados precisamos “desvendar o nosso rosto”. –é preciso tirar o véu da religiosidade e nos desnudar diante de Deus!

(2ª) Para sermos transformados precisamos ser como um espelho limpo e sem deformidades para refletirmos a luz da glória de Deus.

(3ª) Para sermos transformados precisamos ter várias experiências com a glória de Deus. “De glória em glória somos transformados”

Hoje eu quero continuar esta ministração dizendo que através deste processo de transformação que o Espírito Santo realiza em nós tem como finalidade de nos moldar em vasos de honra! 

Ao escrever a seu filho na fé, (2 Tm 2. 1) Paulo estava tratando de questões relativas à igreja (local) que estava sob o cuidado de Timóteo.

Em uma igreja nós encontramos todo tipo de pessoas. Essas pessoas são comparadas a utensílios (ou vasos)

E os vasos são bem diferentes uns dos outros; não há uniformidade!

“Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro..”

Mas o texto nos revela uma importante realidade espiritual!

Quando a igreja se reúne para o culto não podemos afirmar com certeza que todos os que estão ali no mesmo ambiente são vasos de honra.

Diz ele no texto que há vasos de honra e vasos para desonra!

Mas o que significa ser um vaso de honra?

Antes de tudo um vaso de honra é um discípulo de Jesus que reconhece a sua fragilidade como um vaso de barro e se coloca nas mãos do oleiro que é Deus e se submete a Ele para ser moldado segundo o propósito pelo qual o Senhor lhe fez!

O vaso de desonra por sua vez é aquele que não aceita ser moldado e resiste uma vida de submissão a Deus. Este se torna uma vergonha ao evangelho por conta de seu mau testemunho no mundo.

Mas o que precisamos para ser um vaso de honra ao Senhor?

1- PARA SERMOS UM VASO DE HONRA É PRECISO PURIFICAÇÃO.
21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra..”

Quando Paulo escreveu a Timóteo sobre a purificação do vaso (II Tm.2.14-19) ele se referia a alguns erros de que precisamos nos purificar.

(1) contenda (v.14) “Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes”.

(2) falatórios vãos (v.16)” Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior”.

(3) injustiça (v.19)” Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”.

Todo vaso, por melhor que seja, não poderá ser usado se estiver sujo. Não podemos ser usados pelo Senhor para os melhores propósitos se estivermos contaminados.

Jesus quando transformou a água em vinho no casamento usou os vasos da purificação!


2- PARA SERMOS UM VASO DE HONRA É PRECISO SANTIFICAÇÃO.
21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado..”

Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; (I Ts. 4.4)

Um vaso de honra é santificado. Ele é separado para ser moldável na mão do oleiro.

Quantas vezes nos sentimos amassados também?

Somos atribulados, provados, pressionados. Estamos sendo moldados.

Ao sermos moldados passamos por um processo de transformação para que sejamos o que o Senhor planejou para nós, ainda que não possamos compreender plenamente os seus métodos e propósitos.  

Nesse momento, as escórias são retiradas. Todo corpo estranho que houver no barro será removido.

Assim também, Deus pode retirar de nós algo que não está lhe agradando. Pode doer. Podemos sentir falta, mas o resultado será muito melhor.

Normalmente os vasos que são moldáveis não são os que são feitos de prata ou ouro, mas sim, os que são feitos de barro.

Algumas pessoas são duras, insensíveis, inflexíveis. Não perdoam, não
se arrependem, não choram, não mudam, não aprendem. São pessoas acostumadas a dizer: "Eu sou assim mesmo, e não vou mudar".


3- PARA SERMOS UM VASO DE HONRA É PRECISO SER ÚTEIS
21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.

O vaso de barro é a melhor metáfora de vaso útil!

Um vaso pode servir só como ornamento, só para ser visto e admirado, mas o Senhor quer que sejamos vasos que tenha uma utilidade prática, vasos que servem para enaltecer a beleza que há dentro deles.

Há pessoas que deseja ser como vasos de ouro e prata para ganhar elogios, tomar a glória de Deus e ser estimado pelos admiradores, mas este não é o plano de Deus.

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” (II Coríntios 4.7)

Podemos dizer aqui também que o vaso de barro é mais útil para o serviço do que vasos de pratas, ouro ou pedras preciosas.

Nos tempos antigos, era costume guardar as melhores jóias e riquezas em vasos simples de barro.

A ideia era a seguinte: uma vez que um ladrão entrasse na casa, ele olharia primeiro para os vasos de ouro, prata e pedras preciosas, pela beleza dos vasos, eles com certeza seriam os escolhidos para serem roubados, enquanto isso, todo o dinheiro e joias permaneciam seguros em vasos sem aparência.

“Ser vaso de honra é ter uma disposição de coração para se tornar útil ao seu possuidor, estendendo misericórdia. Deus espera de nós um comportamento misericordioso, de amor para com o próximo”.

“O vaso de honra é todo aquele preparado para toda boa obra, é aquele vaso que esta a disposição do oleiro para cumprir a sua vontade.” 



CONCLUSÃO:

1 – O oleiro dá forma ao vaso: Ele nos molda até sermos parecido com Ele.
2 - O oleiro dá beleza ao vaso: Deus esta trabalhando em nós e nos refinando até que a beleza de Cristo seja vista em nós.
3 – O oleiro dá utilidade ao vaso: Somos moldados para sermos usados para um propósito.
4- O oleiro faz de novo o vaso estragado: Deus não joga fora o vaso que foi danificado Ele nos dá uma segunda chance.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário