terça-feira, 11 de junho de 2019

OS TRANSFORMADOS REFLETINDO A GLÓRIA DE DEUS!



“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. 2 Corintios 3:18

Introdução: Eu quero compartilhar uma palavra que toda vez que eu a leio traz em meu coração salta de alegria; principalmente quando eu vejo uma pessoa sendo transformada pelo Espírito Santo!

É justamente sobre isto que Paulo trata neste texto. Acho bem engraçado aquele reality Show onde pessoas são apresentadas para serem transformadas.

A pessoa chega sem dente, com a pele toda manchada e o cabelo todo danificado e recebe aquela repaginada! Ela recebe tratamento dentário, limpeza de pele, corta o cabelo, recebe roupas novas e fica parecendo um príncipe ou uma princesa.

Essa transformação porém é só exterior; pois só o Espírito Santo pode transformar o ser humano por dentro.

A palavra TRANSFORMAÇÃO vem do grego, que significa mudar de forma, que tem o mesmo sentido empregado para o termo metamorfose em nossa língua portuguesa.

A TRANSFORMAÇÃO QUE DEUS QUER OPERAR EM NÓS É DIFERENTE DE MUDANÇA!

A mudança é apenas um remanejamento, uma melhorada superficial, enquanto que transformação é mudança de rota, é uma modificação de uma condição para outra.

O Espírito Santo, porém, transforma a trajetória e a vida das pessoas; Ele não é o Deus do “pouquinho melhor”, Ele é o Deus da transformação total.

Ele é o Senhor que transforma a nossa história e escreve um novo futuro para nossas vidas.  

Esta transformação se inicia com o novo nascimento que Jesus falou a Nicodemos em João capítulo 3. 

Nicodemos era um homem que tinha um alto padrão moral e uma vida religiosa intensa.

O Senhor o surpreendeu com uma afirmação: “Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3).

Esta pergunta é um tanto intrigante: Se Jesus tivesse dito isto a Maria Madalena (que foi uma endemoninhada) ou a Zaqueu (um publicano trapaceiro), ou à mulher que foi apanhada em adultério, poderíamos pensar que eram pessoas de vida tão irregular que necessitavam de uma mudança radical.

Entretanto Jesus disse isso a um homem admirável e religioso!

Sabem por quê?  Por que não existe neste mundo nenhum ser humano que não precise nascer de novo. Não existem pessoas neste mundo que não precisem ser transformadas.


E essa transformação que o Senhor faz em nós tem um objetivo: Ele que que nós sejamos reflexos da glória de Deus!

Através deste texto eu quero compartilhar contigo algumas verdades sobre esta transformação que o Espírito Santo quer realizar em nós:

1- PARA SERMOS TRANSFORMADOS PRECISAMOS
“DESVENDAR O NOSSO ROSTO”.

“E todos nós, com o rosto desvendado..”

Em outras palavras Deus está nos dizendo aqui nesta noite: Precisamos tirar todo tipo de máscara de nosso rosto.

Uma máscara é tudo aquilo que esconde ou encobre a nossa verdadeira identidade.

É importante ressaltar que existem máscaras tangíveis e intangíveis; algumas cobrem o rosto; outras que tentam disfarçar as atitudes da alma.

Quando Paulo faz uma alusão ao rosto desvendo ele está se referindo a atitude de Moisés. (vs.13)

Quando Moisés subiu o Monte Sinai para receber as Tábuas da Lei, ao regressar, seu rosto brilhava.

As pessoas não podiam olhar para ele, pois ele tinha o brilho da glória de Deus em seu rosto!

Então, ele colocou um véu em sua face para que as pessoas pudessem se aproximar e falar com ele.

Mas houve um momento em que Moisés percebeu que aquele brilho da glória estava acabando.

Ele não precisava mais do véu, porém, ele continuou com o véu, porque não queria que as pessoas soubessem que sua glória era desvanecente. (havia de acabado)  

Muitas vezes, somos parecidos com Moisés. Tentamos impressionar as pessoas com uma espiritualidade que não temos. Aparentamos ser mais crentes, mais piedosos do que na verdade somos.

A vida cristã é uma contínua remoção das máscaras. Pela obra de Cristo e pela ação do Espírito, podemos viver sem máscaras, sendo transformados de glória em glória.

2- PARA SERMOS TRANSFORMADOS PRECISAMOS SER ESPELHOS.
“...contemplando, como por espelho, a glória do Senhor..”

Paulo usa a analogia do espelho porque ele é um aparato que usamos no dia a dia, cuja característica mais especial é a capacidade de reflexo.

O propósito de Deus para todos os que são discípulos de Cristo é que eles reflitam a luz da glória de Deus!

Por isso precisamos nos perguntar: Que tipo de espelho somos nós?

Para refletir plenamente uma imagem, o espelho precisa estar limpo e sem deformações.

Muitas vezes, a imagem refletida no espelho não é nítida, não tem brilho porque há pequenas manchas, ou até mesmo poeira que dificultam a nossa visão.

Experimente ver seu rosto no espelho do banheiro após tomar aquele banho quente...É impossível!

Se desejamos refletir a sua glória com todo o brilho e perfeição, busquemos diariamente purificar as nossas vidas, confessando "os nossos pecados, na certeza de que Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda e qualquer injustiça" (João 1:9).

Mas busquemos também permanecer no processo de transformação!

3- PARA SERMOS TRANSFORMADOS PRECISAMOS DA GLÓRIA DE DEUS.
“...somos transformados, de glória em glória...”

Quando falamos de glória nos referimos a presença de Deus, a manifestação de Deus, a habitação de Deus! E onde Ele habita há louvor, adoração, celebração, transformação!

“a glória de Deus é a revelação e a manifestação de tudo o que Ele (Deus) tem e é...” W.E.Vine.

Todas as vezes que buscamos ao Senhor com um coração puro e sincero estamos em contato com a glória de Deus!

E esses encontros são transformadores. Ninguém é o mesmo após um verdadeiro contato com a presença divina!

Por isso, o cristão está sendo diariamente transformado pela glória do Senhor.

Essa transformação é de glória em glória. A cada novo encontro com o Eterno, algo vai sendo transformado dentro de nós.

CONCLUSÃO: Esse processo contínuo de transformação  é o que nos torna a cada dia mais semelhantes a Jesus.

É por isso que o texto diz: “somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

Somos transformados que continuam no processo de transformação! Lembre-se que Deus ainda não terminou Sua obra em nós!

Por isso eu te convido a orar agora pelas áreas específicas de nossas vidas em que precisamos de transformação! 

Deixe o Espírito Santo lhe mostrar e te convencer de seus pecados! Ponha a sua boca no pó e clame por Sua misericórdia!

O objetivo desta transformação é sermos a cada dia mais parecidos com Jesus!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário