segunda-feira, 24 de junho de 2019

QUANDO O NOSSO TESTEMUNHO INCOMODA AS TREVAS.



Atos 7:54-60
54 Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele.
55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,
56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.
57 Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele.
58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
59 E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
60 Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.

Introdução: Eu quero compartilhar com vocês sobre algo que tem me incomodado cada vez mais quando se trata do testemunho que nós como cristãos devemos exercer no mundo.

A palavra testemunho é citada em diversas passagens e tem dois sentidos na Bíblia:

(1) Testemunho é contar algo que você viu, que ocorreu com você ou com outra pessoa.

Quando tentaram amordaçar a boca dos primeiros cristãos para não falarem no nome de Jesus em At. 4:20 nos mostra como os discípulos responderam a esta ameaça:

"pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos..”

(2) Testemunho é testificar através de nossas atitudes com uma reputação que aponta para Cristo.

Lucas em Atos 16:1 e 2 quando fala de Timóteo nos diz que dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio.

Quando falamos da nossa experiência com Cristo, estamos dando testemunho do que Ele fez em nossas vidas e quando andamos segundo a Palavra de Deus, damos um bom testemunho de como é ser um cristão. 

Pesquisando sobre este assunto percebi que a questão do nosso testemunho é bem mais séria do que imaginamos:

A expressão testemunho no grego é "martyria", que se refere a alguém que foi convocado para dar perante o povo e autoridades o relato do que viu em relação ao que está sendo julgado.

A testemunha deveria estar disposta a garantir a todo custo, inclusive com a própria vida, a verdade de seu testemunho.

Desta expressão procede em nossa língua portuguesa a expressão "mártir". Pois, no mundo greco-romano, no tribunal, a testemunha dava testemunho garantindo a verdade com a vida (diferentemente de hoje quando jura com a mão sobre a Bíblia!).

Muitas vezes uma testemunha podia perder a vida se com seu testemunho alguém fosse incomodado. Por isso o tema desta ministração é: Quando o nosso testemunho incomoda as trevas.

- Será que nós cristãos estamos prontos perder a nossa vida por amor a Jesus por conta de nosso testemunho?

E nesse sentido podemos dizer que o nosso testemunho como cristãos no mundo envolve sacrifício e martírio.

Foi exatamente isso que ocorreu com Estevão!

Estudando sobre o texto percebi que nem sempre o nosso bom testemunho irá atrair aplausos e reconhecimento. Pelo contrário, se realmente falarmos e vivermos em Cristo, podemos esperar todo um levante das trevas contra nós!

O texto que lemos inicialmente narra à morte daquele que foi o primeiro mártir da igreja primitiva; aquele que não se omitiu; aquele que foi fiel até a morte dando um testemunho que incomodou a muitos.

- Mas quem era Estevão?

Estêvão foi um dos sete diáconos escolhidos pelos discípulos para cuidar da distribuição da assistência às viúvas da igreja, a fim de que os próprios apóstolos pudessem ficar com o tempo mais livre para as suas tarefas espirituais.

No entanto, Estevão também era uma viva testemunha de Cristo! Através o evangelho era pregado e Deus operava milagres!

Por causa de seu testemunho de Cristo, logo se tornou alvo dos judeus, que o levaram perante o Sinédrio sob a acusação de blasfêmia (At. 6:9-15).

9 Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão;
10 e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.
11 Então, subornaram homens que dissessem: Temos ouvido este homem proferir blasfêmias contra Moisés e contra Deus.
12 Sublevaram o povo, os anciãos e os escribas e, investindo, o arrebataram, levando-o ao Sinédrio.
13 Apresentaram testemunhas falsas, que depuseram: Este homem não cessa de falar contra o lugar santo e contra a lei;
14 porque o temos ouvido dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deu.
15 Todos os que estavam assentados no Sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo.

A verdade é que o testemunho de Estevão incomodava as trevas! O seu posicionamento corajoso nos ensina que nós não precisamos temer o que pode nos fazer o homem!

Diante do texto lido, o que podemos aprender através do testemunho de Estevão? Quais as características em Estevão que fizeram dele uma testemunha fiel de Cristo?

1- ESTEVÃO ERA CHEIO DA PALAVRA DE DEUS!

Estevão era um servo cheio da Palavra de Deus! Ele era um profundo conhecedor não só das Escrituras, como também da história do povo de Israel.

Em Atos 6:10 o texto nos diz: “e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava”.

A sabedoria que Estevão tinha vinha da Palavra de Deus! O testemunho cristão se fundamenta na Palavra de Deus!

Se quisermos que o nosso testemunho cristão venha impactar vidas precisamos ser cheios da Palavra de Deus!

Em Isaías 55:10-11, Deus usa outra analogia para mostrar a eficácia de Sua Palavra:

“Porque assim como descem a chuva e a neve dos céus e pra lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”.

Mas quantas vezes desprezamos a Palavra de Deus?

- Seja pela preguiça em ler e estudar a Bíblia para conhecer a vontade de Deus e as promessas que Ele tem nos dado.

- Seja pela incredulidade. Pois se crêssemos de coração que o que Deus diz é verdade, não ficaríamos tão ansiosos ou abatidos.

- Seja pela desobediência. Pois se obedecermos a Palavra de Deus com certeza viveríamos o melhor de Deus.

Há uma verdade que não devemos nos esquecer sobre o mundo espiritual.

Satanás sempre vai lutar contra a Palavra. Ele sempre lutará para nos manter na ignorância!

Jesus disse que o alvo de Satanás é a Palavra e, assim que ela é semeada, ele vem imediatamente roubá-la de nós!

Marcos 4:15 “São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles”.

No capítulo 7:1-53, Estevão faz uma retrospectiva sobre o povo de Israel e confronta corajosamente o pecado de todo o sinédrio! ( 51-53)

51 Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.
52 Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos,
53 vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes.  

Quem tem compromisso com a Palavra de Deus pode esperar rejeição e perseguição!

A cada 5 minutos um cristão morre por conta de sua fé.

O jornalista Reinaldo Azevedo, em apenas uma frase, resumiu toda essa realidade tão atual:  ”No mundo, nenhuma escolha pessoal, é, hoje em dia, tão mortal como o cristianismo”.

Em alguns países como no Brasil, não temos a mesma perseguição aberta e violenta que encontramos em alguns países muçulmanos ou comunistas, mas somos perseguidos pela cultura secularismo e do relativismo.

- Somos chamados de ignorantes, bitolados e fanáticos..

Pessoalmente creio que o maior impedimento a um bom testemunho cristão é o secularismo e o relativismo filosófico.

Saber que o mundo em que vivemos é secularizado e tem relativizado os valores absolutos é até compreensível. Triste é ver a igreja embarcando nesta onda...

A secularização é um processo de acomodação ao modo de pensar e agir do mundo. É deixar de se opor ao mundo para pensar como ele.

O rev. Hernandez Dias Lopes em um de seus artigos fez o seguinte alerta: 

“Há uma onda de secularização atingindo perigosamente a Igreja. Em vez de a igreja transtornar o mundo é o mundo que tem entrado na Igreja para transtorná-la e domesticá-la. Em vez da igreja ser um agente de transformação no mundo, ela tem sido um lugar de conformação com o mundo”.

“A Igreja contemporânea tem perdido a autoridade para chamar o mundo ao arrependimento, pois ela mesma se recusa a arrepender-se”.

O testemunho cristão deve mexer com as pessoas ao nosso redor representando que não estamos acomodados com este mundo como diz em Romanos 12.2: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Devemos ser luz do mundo (Mateus 5.14). Quando acendemos a luz à noite, sentimos os olhos incomodarem. Assim é quem está nas trevas. A luz perturba porque revela o que está nas trevas e é mais forte que ela.

(João 3.19,20)
19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas (ou censuradas) as suas obras.

(il) Um vaga lume foi perseguido por uma serpente e resolveu perguntar: ‘por que você não gosta de mim?’, e a serpente respondeu: ‘por que eu odeio a sua luz, ela me incomoda’.

Do mesmo modo o mundo e as trevas querem engolir o servo de Deus que dá testemunho da verdade. Se você está acomodado com tudo que o mundo faz, é hora de despertar!

É hora de refletirmos sobre o nosso testemunho em um mundo envolto em trevas e nos voltarmos realmente para a Palavra de Deus!

2- ESTEVÃO ERA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO!

E isso fica bem claro no versículo 55, quando o texto nos diz que ele “cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus, e Jesus, que estava a sua direita”.

O Espírito Santo nos dá poder para anunciarmos um evangelho de poder:

“Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas...” Atos 1:8

“Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego.” Romanos 1:16

O teólogo John Stott diz que antes de JESUS enviar a Igreja ao mundo, Jesus enviou o Espírito Santo à Igreja.

Essa ordem jamais pode ser alterada. Não existe testemunho eficaz sem o poder do Espírito Santo.

Fica muito claro para todos nós nessa noite, que diante das perseguições, é o Espírito Santo que sustenta o crente fiel.

Estevão naquele momento não se preocupava com a sua segurança pessoal, pois estava cheio do Espírito Santo!

A bíblia diz que ele olhou fixamente para o céu e viu a glória de Deus e Jesus que estava à direita de Deus.

Mas no versículo 56 o texto nos revela algo que me impressiona!

Estevão vê Jesus em pé a destra de Deus: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus”.

Neste momento, o Senhor glorificado fica em pé, indicando a acolhida de Estêvão no céu!

É nesse momento que o Espírito Santo, o nosso consolador, nos auxilia; é nesse momento que o Espírito Santo nos enche com sua paz; É nesse momento que o Espírito Santo ministra sobre a nossa vida.

Quando mantemos intimidade com Deus, temos a oportunidade de sentir o transbordar do Espírito sobre as nossas vidas, nos capacitando para enfrentar as situações mais adversas da nossa vida.

É nesse momento também que a glória de Deus se manifesta sobre a nossa vida, trazendo firmeza no testemunhar.

Eu gostaria de convidar você a seguir o exemplo de Estevão e ser alguém cheio do poder do Espírito Santo, e realmente fazer diferença na vida das pessoas!

3- ESTEVÃO ERA CHEIO DO AMOR DE CRISTO!
58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
59 E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
60 Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.

Estão é apedrejado e a suas últimas palavras demonstram que ele era “cheio de amor”

“Senhor, não lhes imputes este pecado!”  Com estas palavras, adormeceu.

Quando eu penso nas últimas palavras de Estevão me lembro daquilo que foi ministrado nesta semana sobre a nossa identidade como cristãos.

O que é ser cristão?

A palavra cristão quer dizer pequeno cristo, ou seja, cópia/discípulo do Verdadeiro. A designação não está relacionada à religião de alguém, mas sim, à identidade que essa pessoa tem com a pessoa de Jesus Cristo.

Para ser de verdade um cristão, para ter um testemunho de um cristão verdadeiro, devemos viver como Jesus Cristo viveu, andar como Jesus Cristo andou e principalmente amar como Jesus Cristo amou!

CONCLUSÃO:

Eu gostaria de concluir com uma frase de um grande defensor da fé cristã, do 2º século, de nome Tertuliano. Ele disse que “o sangue dos mártires é a semente da igreja”.

Com certeza o sangue de Estevão foi uma poderosa semente no coração do jovem Saulo que mais tarde se tornaria o maior apóstolo de todos os tempos.

Talvez não conheçamos a verdadeira história do cristianismo. Talvez essa história ainda não foi contada sob a ótica dos mártires. Precisamos ter consciência de que somos herdeiros de uma história de homens e mulheres que deram suas vidas para que o evangelho pudesse chegar até nós. Precisamos aprender a honrar essa história.

História essa que teve: Estevão apedrejado, Pedro que morreu crucificado de cabeça para baixo, por dizer não merecer morrer como seu mestre; Tiago que foi decapitado por Herodes Agripa, cerca de dez anos após a morte de Jesus;

André foi crucificado numa cruz transversalmente, daí o termo “Cruz de Santo André”, porque sua cruz era em forma de um X.

Filipe sofreu martírio em Hierápolis. Foi açoitado, trancado em uma prisão e posteriormente crucificado em 54dC. Bartolomeu serviu como missionário na Armênia e em vários países. Traduziu o Evangelho de Mateus para a língua Índia e o propagou naquele país. Na Armênia foi golpeado até a morte.

Tiago pregou na Palestina e no Egito e aos 94 anos foi surrado e apedrejado pelos judeus; e finalmente teve seu cérebro despedaçado.

Paulo pregou diligentemente o evangelho a muitas nações, chegou a ponto de evangelizar um continente inteiro. Foi muito perseguido até ser pego por Nero e decapitado em Roma.

Já, João o discípulo amado, foi colocado dentro de uma caldeira de óleo quente e não morreu! Ele escapou por milagre. Depois de obter liberdade morreu por causas naturais. João foi o único discípulo a escapar de uma morte violenta.

Talvez você diga que os tempos eram outros e que isso não acontece mais.

Engano o seu! Mensalmente eu recebo via Internet notícias sobre a igreja perseguida ao redor do mundo e pasmem, muitas pessoas estão morrendo atualmente por demonstrar amor e compromisso com o mestre.

Estamos nós prontos para testemunhar de Jesus a ponto de pagarmos o preço que nos cabe?


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário