quarta-feira, 2 de setembro de 2020

APRENDENDO A ORAR COM O PROFETA JONAS.


Texto: Jonas 2:1-10

1 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus,
2 e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.
3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.
4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo?
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!
7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.
9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!
10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.
 
Introdução: Graça e Paz irmãs e irmãos! Encerraremos hoje a ministração de nossa série: Aprendendo a Orar com quem Orava. E o nosso personagem de hoje é o Profeta Jonas.
 
Quando olhamos para a vida deste profeta ficamos um tanto surpresos com a sua postura de desobediência a Deus.
 
No capítulo 1 Deus mandou Jonas pregar contra os pecados da cidade de Nínive, chamando-os ao arrependimento, no entanto, ele tentou fugir e embarcou em um navio que seguia para Társis, direção oposta à cidade a qual o Senhor havia mandado ir.
 
A atitude de desobediência que tomou, foi motivada por não concordar com Deus que mediante a possibilidade do arrependimento dos Ninivitas, lhes concederia o perdão. E de fato o que o Profeta não queria aconteceu!
 
A prova disso está em 3:10 e 4:1-3
 
“Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez”. Jonas 3:10
 
1 Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.
2 E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
3 Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
Jonas 4:1-3  
 
Perceba que antes de sua desobediência Jonas também orou: “Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis...”
 
Com certeza aquela oração de Jonas não estava correta e nem mudou o coração de Deus que é misericordioso e bom!
 
Por causa dessa desobediência, Deus mandou uma enorme tempestade e a situação dentro da embarcação ficou tão desesperadora que o próprio Jonas pediu para que fosse atirado ao mar, pois sabia que aquela tormenta havia começado por causa dele.    
 
O mesmo Jonas que tentou fugir da presença de Deus, agora, está encurralado pela soberania de Deus e se entrega a ela.
 
Engolido por um grande peixe, Jonas agora se aproxima de Deus em oração. Daí surge uma bela oração que serve de modelo para nós.
 
Ao lermos o texto de Jonas 2:1-10, desta podemos aprender alguns princípios da oração que transforma crises em bênçãos.
 
1- A ORAÇÃO DEVE SER SEMPRE DIRECIONADA AO VERDADEIRO DEUS
1 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus,
 
Parece estranho dizer isto, mas há muitos orando para tudo, menos para o verdadeiro Deus. Jonas orou ao Senhor, seu Deus!
 
Jonas orou ao Senhor. Senhor é a tradução do nome pessoal de Deus, cuja pronuncia se perdeu na história, pois os homens tinham medo de toma-lo em vão e quebrar o mandamento.
 
No navio, os marinheiros oravam a muitos deuses. Jonas ora agora ao Deus verdadeiro.
 
Se você quer Deus ouça tuas orações, peça em Nome de Jesus!
 
“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. João 14:13-14
 
Porque Jesus? Ele é a revelação do próprio Deus!
 
“Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” 1 João 5:20 
 
 
2- A ORAÇÃO DEVE SER INTENSA COMO UM CLAMOR.
2 e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.
 
Para que a oração mude a nossa vida, ela precisa ter intensidade. Não pode ser uma oração superficial, como aquelas que muitos de nós fazemos antes de comer ou dormir, só por desencargo de consciência.
 
Perceba que Jonas clamou ao Senhor. "Clamor" significa implorar com insistência em tom elevado de voz.
 
É orar com muita intensidade e certeza de que Deus está ouvindo.
 
“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” Jeremias 33:3
 
Eu imagino que o peixe não deve ter gostado de ter um homem gritando dentro do seu estômago, mas Jonas não estava nem aí. Ele queria ser salvo e liberto daquela prisão de qualquer maneira!
 
A oração que tem poder é uma oração que vem do fundo do coração.
 
Jonas não estava dentro de um templo, ele estava num local inapropriado  por causa de desobediência, mas ainda assim, sua oração subiu aos céus! (v.7).
 
3- A ORAÇÃO NÃO DEPENDE DO LUGAR EM QUE ESTAMOS.
3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.
 
Deus ouve nossas orações onde quer que estejamos. Nosso texto diz que Jonas estava lá dentro do peixe.
 
Os originais falam “nas entranhas”, ou nos “intestinos”. Isto prova que não há lugar especial para orar.
 
Todo lugar pode e deve ser lugar de oração. Oramos com a mente, e às vezes falando. Somente precisamos orar, falar com Deus.
 
É por isso que a bíblia nos estimula a orar em todo tempo!
 
Paulo escrevendo sobre a armadura de Deus inclui a oração incessante como uma grande arma espiritual.
 
 “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.” Efésios 6:18  
 
4- A ORAÇÃO EXIGE DE NÓS RECONHECIMENTO.
4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo?
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!
7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.
 
a- Jonas reconheceu que precisava voltar seu coração para Deus: " Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo? (v.4)
 
b- Jonas reconheceu que estava preso e que não conseguia sair daquela situação sozinho: " As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça." (v.5)
 
c- Jonas reconheceu que antes ele estava morto e que agora somente Deus poderia lhe dar a vida:Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!
 
d- Jonas reconheceu que ele necessitava da misericórdia de Deus como todos os pagãos que se entregavam a uma idolatria inútil. (vs. 7 e 8)
 
7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.
 
O que Deus precisa fazer para você reconhecer que é preciso buscá-Lo e obedecê-Lo? Volte seu coração hoje para Deus através de uma oração sincera!
 
 
5- A ORAÇÃO REQUER DE NÓS UMA NOVA POSTURA.
9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!
10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.
 
Nós vimos que Jonas se angustiou, se viu preso, distante, porém, chegou um momento em que ele parou de se lamentar: Ele disse:
 
9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!
 
Jonas colocou a sua fé em ação! Ele teve agora uma nova postura!
 
Ele começou a agradecer a Deus por tudo e decidiu obedecê-Lo. Isso nos ensina que a oração que tem poder é aquela que transforma as nossas atitudes!
 
CONCLUSÃO:
 
A mudança na vida de Jonas foi tão grande que ele não quis apenas sair da barriga do peixe, ou seja, sair do problema. Ele quis mudar de vida e se aproximar de Deus! Ele quis agora fazer a vontade de Deus! Sabemos no entanto que não foi fácil pra ele, pois teria ainda muito que ser tratado por Deus em seu próprio orgulho até render-se totalmente. 
 
 
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário