segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ATITUDES QUE NOS MANTERÃO DE PÉ


 
Hebreus 10:32-39
32 Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos;
33 ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos coparticipantes com aqueles que desse modo foram tratados.
34 Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.
35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
 
Introdução: O texto que acabamos de ler é um alerta para todos nós que um dia entregamos a nossa vida a Jesus, pois ele nos mostra a capacidade de resiliência dos cristãos hebreus em um período da história da igreja de grande luta e sofrimento.
 
Estes cristãos estavam enfrentando momentos difíceis, de grandes tribulações, mas, mesmo assim eles continuavam crendo. O texto diz que eles estavam sofrendo a vergonha pública e a humilhação por conta de quem os perseguia, mas mesmo assim eles se mantiveram de pé. Eles não desistiram da sua caminhada com Cristo.
 
O autor de Hebreus começa a discorrer sobre os motivos pelos quais eles não poderiam desistir. Eles eram crentes e não deveriam desistir nunca. É isso que Deus espera de nós.
 
Analisando esse texto, percebo que há três tempos da nossa vida que temos que considerar para permanecermos fiéis a Deus. São motivos que nos ajudam a sermos crentes perseverantes.
 
Em cada tempo da nossa vida cabe uma atitude. Essas atitudes farão com que nós permaneçamos de pé.
 
1º) UMA ATITUDE PARA COM O PASSADO:
Você deve Considerar o que Jesus fez por você.  (32-33)
 
32 “Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos;
33  ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados”. 
 
No original grego, quando o texto diz: ““Lembrai-vos, porém”, podemos traduzir por “Ficai-vos a lembrar.”
 
Era como se tivessem de fazer disso seu hábito, para que assim pudessem modificar o curso que os levaria ao desvio.
 
“dos dias anteriores... “ Isto é, o tempo após a sua conversão.
 
Quando ainda eram recém-convertidos, eles enfrentaram uma forte reação de perseguição por conta de sua fé em Jesus.
 
32 “Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos;”
 
Temos uma grande tendência de nos esquecer das coisas que Deus fez na nossa vida quando supervalorizamos as tribulações pelos quais todos passamos.
 
O texto nos mostra que aqueles que foram iluminados, que receberam entendimento de quem era Jesus e o que Ele fez por eles. Este momento jamais deveriam esquecer.
 
Por maior que fossem suas tribulações jamais deveriam abandonar o caminho.
 
Abandonar a Cristo agora seria uma grande vergonha para eles.
 
- Eles foram perseguidos por causa do cristianismo (33).
- Eles foram envergonhados publicamente.
- Quando alguns foram presos, a ala da igreja que não tinha sido presa acabava condoendo-se com aqueles que sofriam.
- Aqueles que ficavam fora da prisão choravam por aqueles que ficavam presos.
 
Essas crises geraram unidade e solidariedade entre os irmãos. E isso deve gerar em nós o mesmo sentimento. Eles se aproximaram mais uns dos outros.
 
Os perseguidos perderam os seus bens, foram envergonhados, tiveram os seus bens confiscados pelo governo, é o que dá a ideia à partir do verso 34.
 
“Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens,..”
 
“Espólio dos vossos bens”: Era um furto ilegal e violento de propriedades, que era praticado por certos lideres religiosos do judaísmo.
 
Embora eles tivessem um enorme prejuízo material, o texto diz que a perspectiva deles estava em um patrimônio superior e durável. É o que diz o texto no verso 34.
 
“tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável”.
 
Essas propriedades são consideradas superiores por serem eternas e existirem nos céus.
 
Imagine você chegando à sua casa e encontra uma ordem do governo dizendo que você tem que se mudar de lá. Que aquilo que você tem não é mais seu. É do governo desse momento em diante?
 
Imagine você tendo que abandonar a sua família, a sua história, os seus amigos e muitas outras coisas por causa do evangelho de Jesus Cristo?
 
Será que o Evangelho de Jesus é tão pequeno para que nós abramos mão dele?
 
- Muitos crentes para justificar o seu afastamento de Deus colocam a culpa nos irmãos, no pastor, na igreja como um todo.
 
- Ao invés de lembrar muito mais daquilo que Jesus fez por nós, nos lembramos mais das magoas e dos ressentimentos que são cultivados na nossa alma por nós mesmos.
 
Esses irmãos poderiam dar várias desculpas para se afastar do Senhor, mas foram advertidos para avaliar a importância da vida deles com Deus.
 
Foram advertidos a recordar, a considerar tudo o que Jesus tinha feito na vida deles. Nós hoje somos advertidos a permanecermos firmes, constantes, seja qual for a situação.
 
Por mais que você passe por situações desesperadoras, lembre-se da obra de Jesus por ti. Jesus pagou um alto preço pela nossa redenção. Temos que ser obedientes até a morte.
 
Temos que trazer a memória àquilo que nos dá esperança.
 
2º UMA ATITUDE PARA COM O PRESENTE:
Você deve ser Constante pelo que Jesus faz por você. (37-39)
 
37  “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”.
 
Aqueles primeiros cristãos criam que Cristo viria ainda dentro do seu próprio período de vida.
 
O autor de Hebreus usa o pensamento sobre a vinda iminente de Cristo a fim de encorajá-los a permanecer em Cristo!
 
Esse é o discernimento que permite a homens e mulheres de Deus suportarem a dor. O tempo do alivio logo virá.
 
37  “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
 
Nos momentos em que pensamos em desistir, e que sofremos à tentação de deixar o Evangelho e a comunhão com a igreja por causa das lutas, é nesse momento que entra o nosso aliado maior: A nossa fé, a fé que Cristo virá e, mesmo que eu morra sem que ele venha, eu vou me encontrar com Ele.
 
“Ele enxugará de nos toda a lágrima e tirará do nosso corpo toda a dor”.
 
O autor de Hebreus relembra a resposta que Deus deu a Habacuque quando estava em crise:
 
Habacuque 2:4- “o meu justo viverá pela fé.
 
A ideia é que aquele que é verdadeiramente justo, ou seja, que confia continuamente em Cristo, que é constante não se desviando dele e nem abandonando a sua fé, viverá eternamente. Afinal, ele é constante em Cristo.
 
Precisamos ter uma forte convicção de Jesus é mesmo o autor e consumador de nossa fé!
 
“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12.2).
 
Ele começa a sua vida pela fé e continua a sua vida cristã pela fé. A fé começa com Cristo completa o trajeto!! Aleluia!!!
 
O grego original traduz aqui o verbo viverá no futuro, mas isso não indica que recebera a vida eterna somente no futuro, pois é a vida eterna é agora!
 
Temos que viver hoje pela fé.
 
“Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. (1 Jo. 5:4).
 
Precisamos aprender a viver pela fé, sermos constantes. Aprenda a entregar as nossas angustias a Deus e descansar.
 
Está sofrendo? Está doendo? Não desista!
 
O que vai te ajudar nessa caminhada é a eficácia da sua fé nas promessas de Cristo.
 
3º UMA ATITUDE PARA COM O FUTURO:
Você deve Confiar naquilo que Jesus fará para você. (35-36)
 
35  Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
36  Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”.
 
O autor de Hebreus nos mostra que há um estímulo que aponta para um futuro glorioso, que será a recompensa final para aqueles que servem a Cristo, seja em que circunstância for.
 
O texto fala de receber o galardão e de alcançar a promessa.
 
A- O GALARDÃO NOS FALA DA RECOMPENSA DAS NOSSAS OBRAS.
 
"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Ap 22:12). 
 
HÁ UMA DISTINÇÃO ENTRE SALVAÇÃO E GALARDÃO.
 
1- A Salvação pela Graça é uma dádiva de Deus, recebida pela fé em Cristo, sem obras.(Efésios 2:8-9) O GALARDÃO É RECOMPENSA; É RETRIBUIÇÃO SEGUNDO AS NOSSAS OBRAS.
 
2- A Salvação pela Graça depende totalmente de Cristo. O GALARDÃO DEPENDE TOTALMENTE DE NÓS.
 
3- A Salvação pela Graça ignora as melhores obras dos homens. O GALARDÃO RECONHECE O MAIS SIMPLES SERVIÇO DO HOMEM.
 
B- A PROMESSA NOS FALA DO QUE ALCANÇAREMOS PLENAMENTE NA ETERNIDADE.
 
Nós precisamos saber que o que nos aguarda como filhos de Deus é muito melhor do que temos agora.
 
- O que nos aguarda é a redenção do nosso corpo, é a nossa perfeita harmonia com Deus, comunhão, intimidade conquistada por Jesus para nós.
 
- O que nos aguarda é a nossa entrada na presença eterna de Cristo, é a libertação total da inclinação pecaminosa do nosso coração.
 
Até que os crentes alcancem o ápice da promessa que é através da ressurreição, eles enfrentarão muitas dificuldades, sofrerão grandes perseguições, mas nós não devemos desistir jamais.
 
 E para que isso não aconteça, você deve ter certeza daquilo que te aguarda.
 
Tem gente que não tem essa certeza. Ou se tem, vive como se não a tivesse.
 
Quando entendemos que as coisas espirituais são eternas, temos a certeza que aquilo que nos aguarda é muito melhor do que nós temos vivido e conquistado nessa vida.
 
Não desista, tenha confiança daquilo que te aguarda. Há recompensa para você no futuro. 
 
Somos chamados a permanecer e nunca abandonar. O que te espera é muito melhor do que as frustrações que você tem vivido hoje. Persevere.
 
Conclusão:
 
Mateus 28:20   “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
 
Nós não devemos ser perseverantes para conquistar a nossa salvação. Ela já foi conquistada por Cristo para nós.
 
O que Ele espera de você é que, sendo Dele, não desista nunca na caminhada. E se você é do Senhor, não deve desistir por quê:
 
No Passado, Deve Considerar o que Jesus fez por você.
No Presente, Deve ser Constante pelo que Jesus fez por você.
No Futuro, Deve Confiar naquilo que Jesus dará pra você.   
 
 
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário