segunda-feira, 14 de setembro de 2020

VENHO SEM DEMORA

 


APOCALIPSE 3:7-13

7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:
8 Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
9 Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.
10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
 
Introdução: Quero compartilhar com vocês uma palavra que tem como objetivo motivá-los a ter um posicionamento diante da promessa feita pelo próprio Senhor Jesus a respeito de seu retorno para buscar o Seu povo.
 
O cenário desta promessa que está no versículo 11, é antiga cidade de Filadélfia, cujo nome significa “Amor Fraternal”, situada a 27 milhas a sudoeste de Sardes e a 200 metros acima do nível do Mediterrâneo, retrata perfeitamente o ambiente em que viveram aqueles que cumpriram o propósito de Deus.
 
Tanto a cidade como a igreja eram pequenas. O Senhor Jesus em suas mensagens as sete cartas às igrejas da Ásia, na maioria das vezes, faz algumas criticas e outros elogios na maioria das igrejas. No entanto encontramos duas igrejas que não contêm nenhuma crítica:
 
1- A carta à igreja em Esmirna, uma congregação pobre que enfrentava perseguição.
 
2- E a outra é esta carta à igreja em Filadélfia, uma congregação fraca e limitada, mas que dependia de Deus.
 
Jesus se dirige à Igreja em Filadélfia da maneira mais solene e mais sublime:
 
“Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a Minha palavra e não negaste o Meu nome”. Apc 3:8
 
Jesus não condena esta igreja por nenhum erro, mas diz que ela tinha pouca força.
 
- Não era uma igreja grande, não tinham pessoas ricas e nem influentes da sociedade. Era uma Igreja oposta à igreja de Laodicéia onde haviam pessoas que se achavam ricas e abastadas.
 
“pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Apocalipse 3:17
 
Quando reconhecemos as nossas próprias limitações e fraquezas, devemos confiar mais em Deus e depender de sua força (2 Coríntios 12:9-10).
 
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
 
Embora não há nenhuma acusação de Cristo a esta Igreja, existem três importantes alertas que eles deveriam levar a sério. Todos estes alertas estão no versículo 11
 
11 “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.
 
Estes alertas, nós também em nossa geração precisamos levar muito a sério.
 
 
1- VENHO SEM DEMORA.
O ensino sobre a segunda vinda de Cristo é uma das mais importantes doutrinas da Bíblia.
 
Jesus e os apóstolos falaram muito frequentemente sobre o assunto. Todos os principais credos, confissões e declarações de fé dos cristãos, produzidos no decorrer da história, fazem menção desta doutrina.
 
O Novo Testamento menciona a volta de Cristo trezentos e dezenove vezes, além das centenas de referências no Antigo Testamento.
 
Capítulos inteiros foram dedicados ao tema, como Mateus 24 e 25, Marcos 13 e Lucas 21; e livros inteiros foram escritos para tratar deste assunto, como I e II Tessalonicenses.
 
- No último capítulo do Apocalipse Jesus repete este mesmo alerta:
 
"Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Apocalipse 22:12).
 
Uma das características da volta de Senhor é que ela é iminente:
 
Um acontecimento iminente é aquele que está sempre "pairando acima de alguém, constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto à sua ocorrência" (The Oxford English Dictionary, 1901, V. 66).
 
Assim, a iminência traz consigo o sentido de que algo pode acontecer a qualquer momento. Não há mais nenhuma profecia que precisa ser cumprida para que o arrebatamento ocorra. 
 
Pessoalmente creio que Jesus ainda não veio buscar a Sua Igreja pela razão que o apóstolo Pedro apresentou em 2 Pedro 3.9
 
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para conosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.
 
 
2- CONSERVA O QUE TENS.
 
Todos nós temos a tendência de conservar coisas de que não precisamos e que não têm um real valor eterno.
 
Quando pensei sobre o que temos que conservar, logo me veio a lembrança da palavra de Paulo em 1 Cor. 13:12,13
 
“Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.
 
1 Coríntios 13:12,13
 
2.1- Conservar a fé- “..Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” Lucas 18:8
 
“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. 2 Timóteo 4:7
 
 
2.2- Conservar a Esperança- “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” 1 Coríntios 15:19
 
“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”. Hebreus 10:23
 
2.3- Conservar o amor- “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”. Mateus 24:12
 
“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.” Apocalipse 2:4
 
3- QUE NINGUÉM TOME A TUA COROA.
Além da nossa Salvação em Cristo, haverá também uma recompensa ou galardões para as nossas obras.
 
Jesus faz um alerta interessante aqui: “Que ninguém...” Ele se refere a pessoas que podem roubar a nossa coroa.
 
Em que sentido? São muitos que deixaram de colocar os seus dons e talentos à serviço do Reino por conta de críticas, de ofensas, mágoas ou decepções com pessoas.
 
Não podemos controlar o que as pessoas fazem contra nós, mas podemos reagir e escolher o caminho da retidão e da paz independente do que façam para nos prejudicar. Isso fará com que os nossos olhos estejam sempre em Jesus e não abandonemos o nosso chamado.
 
O Senhor promete aqui uma forma de recompensar àqueles que fazem Sua obra de acordo com seus critérios.
 
Por isso precisamos saber que haverá critérios estabelecidos por Deus para recebermos estes galardões.
 
Todas as nossas obras passarão pelo teste do fogo. Esta é uma metáfora que nos ensina que aquela obra que não for depurada, será totalmente desaprovada por Deus.
 
Paulo se refere aqui ao TRIBUNAL DE CRISTO, como está em 2 Coríntios 5.10
 
“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.
 
No tribunal de Cristo todos os salvos em Cristo comparecerão para serem julgadas as suas obras e receberem ou não o seu galardão (ou recompensas) Este não é um julgamento para condenação, mas para galardão, pois, “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Romanos 8.1
 
È no Julgamento Final do Grande Trono Branco que todo ser humano que rejeitou a Cristo, que não teve o seu nome escrito no Livro da Vida, será julgado para a condenação eterna conforme Apocalipse. 20:11-15.
 
Voltando então para os critérios que serão usados para julgar as obras dos filhos de Deus, abra a sua bíblia em 1 Coríntios 3:11-15:
 
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.
 
1º CRITÉRIO: As obras só terão valor quando são feitas sobre o fundamento que é Jesus Cristo.
 
11 “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”.
 
Neste critério é importante saber a diferença entre salvação e galardão:
 
A Salvação é pela Graça é uma dádiva de Deus, recebida pela fé em Cristo, sem obras.(Efésios 2:8-9)
 
O Galardão é recompensa; é retribuição segundo as nossas obras.
 
A Salvação pela Graça depende totalmente de Cristo. O Galardão depende totalmente de nós.
 
2º CRITÉRIO: As obras são representadas por seis diferentes tipos de materiais de construção empregados na edificação da igreja.  
 
E todos esses materiais passarão por um teste de fogo.
 
a- Os três primeiros materiais são resistentes ao fogo:
 
1- Ouro – O que fazemos para a Glória de Deus. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”  1 Coríntios 10.31
 
2- Prata - O que fazemos por intermédio de Cristo . “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.1 Pedro 2.5   
 
3- Pedras Preciosas: O que fazemos no Poder do Espírito Santo.A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus”.  1 Cor.2.4,5
 
b- Os três últimos materiais são destruídos pelo fogo: estas obras possuem três motivações erradas.
 
Madeira – Fazer a obra em busca da glória e reconhecimento humano.
 
O alerta de Jesus aqui deve ser observado: “Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa”. Mateus 6.2
 
Feno – simboliza o fazer a obra por motivo de contenta ou competição.
 
O apóstolo Paulo também escreve: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”. Filipenses 2.3
 
Palha – simboliza o fazer a obra levianamente ou relaxadamente.
 
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”. 1 Coríntios 15.58
 
CONCLUSÃO: Ao refletirmos na volta de Jesus devemos entender que Ele não apenas deseja que estejamos preparados para o seu retorno iminente, mas, também trabalhando em prol do Seu Reino, fazendo a diferença e sendo um canal para fazermos discípulos de todas as nações. Que não sejam aqueles que vão se apresentar diante Dele de mãos vazias!
 
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário