quinta-feira, 3 de setembro de 2020

LEMBRANÇAS QUE NOS DÃO ESPERANÇA

 


Lamentações 3:18-26

18 Então, disse eu: já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no Senhor.

19 Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.

20 Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.

21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.

26 Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio.

 

Introdução: Durante algumas semanas temos refletido sobre o tema da esperança.Na primeira semana falamos sobre a ESPERANÇA ALÉM DO SOFRIMENTO trazendo um enfoque sobre o nosso futuro glorioso em Cristo.

 Esta esperança tem um sentido escatológico; ou seja, com a volta do Senhor Jesus o sofrimento terá um fim para todos os filhos de Deus.

Quando estivermos com o Senhor não sentiremos mais dor ou sofrimento, não haverá mais a morte, tristezas e nem a presença do pecado em nós. Além disso não seremos mais atacados ou tentados pelo maligno. Glória a Deus.

 Na segunda semana falamos sobre a ESPERANÇA PARA O NOSSO HOJE.

Não precisamos ir para o céu ou esperarmos a volta de Jesus para termos esperança. Hoje mesmo precisamos entender que se Jesus está no barco da nossa vida estamos seguros. Embora a fragilidade do nosso barco seja real, o poder de Jesus também é! Ele acalmará tanto a tempestade que está do lado de fora como de dentro de nós e nos levará a salvos até o porto.

 Hoje eu quero falar de um aspecto prático da esperança.

 Como podemos ativá-la em nossa vida? Como podemos de fato sair de um desespero congelante para uma esperança contagiante?

 

Antes de respondermos a estas perguntas é importante que você saiba que vários homens de Deus, profetas do Senhor enfrentaram em suas vidas momentos de desespero. O profeta Jeremias é um deles.

No período em que Israel esteve no cativeiro babilônico pelas transgressões que havia cometido, o profeta Jeremias escreveu o livro de Lamentações, a fim de tentar expressar a angústia e sofrimento que seu povo passava naquele tempo.

No capítulo três de lamentações, nos primeiros versículos, podemos ver que quanto mais o profeta se lembrava de toda a dor que havia passado e estava passando, ele esmorecia, e ficava mais entristecido.

A sua mente continuamente estava permeada de pensamentos de dor. O versículo 20 confirma isto: “Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim”.  

 Esta atitude quase o fez perder totalmente a sua esperança.

Mas então, no verso seguinte, o profeta percebe que deveria pensar naquilo que poderia dar-lhe esperança (v.21).

 21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

Aqui então respondemos àquela pergunta inicial. Como podemos ativar a esperança em nossa vida?

Só podemos ativar a esperança em nossa vida através dos pensamentos que escolhemos. É possível escolhermos no que pensar!

 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4:8

Podemos decidir pensar no que nos traz alento e esperança, ou encher a nossa mente de memórias que só nos causam amargura e tristeza. Muitas vezes focamos a nossa mente em experiências dolorosas tanto do passado como do presente.

 Se focarmos a nossa mente nas pessoas que nos feriram, nas perdas que tivemos ou nos sonhos que foram frustrados vamos ficando cada dia mais sem esperança.

E cada vez que pensamos nestas coisas iremos reviver a mesma dor, a mesma tristeza a mesma raiva e a mesma frustração! Percebendo isso, Jeremias desvia o seu pensamento de sua dor e de sua angustia e o canaliza para aquilo que pode lhe dar esperança.

Por isso eu quero trazer deste texto, pelo menos três lembranças que nos dão esperança.

 

1- AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR.

22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

23 renovam-se cada manhã...

Quando eu penso nas misericórdias do Senhor por mim meu coração fica cheio de esperança.

A misericórdia de Deus é um atributo moral, referindo-se à bondade, ao amor e ao perdão de Deus.

A misericórdia tem uma ideia de "ter o coração na miséria" de onde deriva a palavra "misericórdia", que tem a semelhança da palavra compaixão, significando sofrer com o outro, sentir a dor do próximo. Deus sentiu a miséria humana causada pelo pecado e enviou seu Filho para nos salvar.

Misericórdia seria uma declaração da bondade de Deus, refletindo o Seu amor para com os miseráveis.

a) Pela misericórdia de Deus reconhecemos que Deus é Bom.

É por isso que Jeremias declara no versículo vinte e cinco a bondade de Deus!

25 “Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.”

b) Pela misericórdia de Deus reconhecemos que somos amados por Ele.

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,” Efésios 2:4,5

 c) É por conta da misericórdia do Senhor que somos perdoados por Deus.

 

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28:13).

“Por isso, o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o Senhor é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam.” Isaías 30:18

O profeta Jeremias nos mostra neste texto três características da misericórdia de Deus.

1) São a causa de não sermos consumidos.

Somos como aquela sarça ardente, pegando fogo, mas que ao mesmo tempo, não somos consumidos.

2) Não têm fim.

Elas jamais se esgotam. Deus é uma fonte inesgotável de misericórdias. (plural) É por este motivo que ele é chamado de: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação” - 2 Coríntios 1:3.

 3) Renovam-se a cada manhã.

“Cada manhã”, nos mostra que o amor de Deus se manifesta na aurora de cada novo dia. Isso nos ensina que Deus trabalha visando a transformação do nosso caráter, do nosso coração e não desejando a nossa destruição. Que mensagem linda!

 Do mesmo modo que cada novo dia traz o sol de novo, podemos olhar para os céus e sentir a esperança de um novo dia no ar (pois a vida continua), assim também o grande amor de Deus renova a sua misericórdia a cada nascer do sol.

 Cada novo dia põe fim à noite anterior e começa a vida outra vez!

 2- A FIDELIDADE DE DEUS

Vs. 3b “...Grande é a tua fidelidade”.

 A fidelidade é também um dos atributos de Deus que tem enorme satisfação em revelar-se a seu povo como Deus fiel!

 “Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;” Deuteronômio 7:9

A fidelidade de Deus carrega em si a ideia do compromisso inabalável de Deus em manter, na relação com o Seu povo, tudo quanto se encontra escrito na Sua Palavra.

“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” Números 23:19

Entenda algo importante aqui, amados! A infidelidade é uma das características que se sobressai nestes dias maus.

Quem nunca sofreu nas mãos de pessoas infiéis? O próprio povo de Deus estava sofrendo no cativeiro por conta de sua infidelidade.

 Porém a Palavra de Deus diz em 2 Tm 2:13

“se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”. 2 Timóteo 2:13

“A fidelidade de Deus é uma verdade prática para o cristão. É travesseiro para a cabeça cansada, estímulo ao coração que desfalece e apoio para os joelhos fracos”.

Sua fidelidade nunca falhará. A fidelidade de Deus, juntamente com sua imensa misericórdia é nossa esperança eterna.

“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”. Hebreus 10:23

A fidelidade de Deus dá sustentação ao cumprimento de suas promessas em nossas vidas!!

“O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O Senhor é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.” Salmos 145:13

 3- A SALVAÇÃO.

26 “Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio”.

Precisamos lembrar sempre que a coisa mais preciosa que Deus nos tem dado é a nossa salvação.

O autor de Hebreus no cap 2 verso 3 nos diz: “Como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação?”

Não podemos negligenciar a nossa salvação! Não podemos nos esquecer jamais do que Cristo fez por nós na cruz do Calvário!

 Pela Palavra de Deus nós aprendemos que a Salvação de Deus alcança o nosso passado, presente e futuro!

 a) NO PASSADO: FOMOS SALVOS DA PENALIDADE DO PECADO.

Quando falamos de sermos salvos da penalidade do pecado estamos falando de JUSTIFICAÇÃO.

“Justificados pela fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” – Romanos 5:1.

“Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” – Romanos 3:24.

Gratuitamente, pela sua graça, descreve a salvação como presente, e não como algo merecido por alguém pelas suas boas obras.

Romanos 6:23 afirma que “o (DOM GRATUITO DE DEUS) presente de Deus é a vida eterna por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”.

A graça é de graça. “Pela graça dois salvos por meio da fé. Isto não vem de vós, é presente de Deus. Não vem das obras...” – Efésios 2:8-9.

As obras vêm depois da salvação, assim como os frutos vem depois da árvore. As obras acompanham a salvação, assim como a sombra acompanha o corpo.

b) NO PRESENTE: SOMOS SALVOS DO PODER DO PECADO.

A palavra que define a salvação do poder (ou domínio) do pecado é a palavra SANTIFICAÇÃO.

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, e que vos separeis de toda a imoralidade, porque Deus não vos chamou para a imundície, mas para a santificação” – I Tessalonicenses 4:3 e 7.

“Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” I Pedro 1:15.

Santificação, santidade ou santo, tem dois sentidos bíblicos: separado e dedicado, separado do mal e dedicado ao bem. Isso acontece na conversão, em que o ser humano se separa do pecado e dedica a sua vida ao Deus Santo.

- Santos não são aqueles que já morreram, são pessoas de carne e osso como eu e você, que se separaram do pecado e passaram a viver a nova vida, como descrita em II Coríntios 5.17 “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura...” 

c) NO FUTURO- SEREMOS SALVOS DA PRESENÇA DO PECADO.

Creio que quando Jeremias fala da aguardar a Salvação do Senhor e isso em silêncio ele se refere ao fim do sofrimento do Povo de Deus no cativeiro.

Mas esta palavra se aplica perfeitamente aqui. Pois também seremos salvos do cativeiro do pecado, da corrupção e da morte.

A palavra que define a salvação da presença do pecado é a palavra GLORIFICAÇÃO.

O Termo "glorificação" é quando Deus remove por completo o pecado da vida dos santos (isto é, todos os que são salvos) no estado eterno.

O dia da glorificação do crente, será um dia de grande vitória porque naquele dia o último inimigo, a morte, será destruída.

Quando nosso corpo for levantado dentre os mortos, então nossa redenção estará completa.

1 Cor. 15:50,55

50 Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.

54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.

55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

De acordo com Filipenses 3:20-21, a nossa pátria está nos céus, e quando o nosso Salvador retornar, Ele vai transformar os nossos corpos de humilhação para serem iguais "ao corpo da sua glória." ALELUIA!!!

20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

 

CONCLUSÃO:

Vocês se lembram da pergunta inicial? Como podemos ativar a esperança em nossa vida?

Vamos lembrar-nos das verdades da Palavra de Deus que irão nos encher de esperança!

É isso que devemos fazer hoje, amanhã e continuar fazendo todos os dias de nossa vida até Jesus Voltar.

 

 

Igreja Metodista Catalão-GO

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário