sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Notícias do Acampamento/2010

Nos dias 9 a 11 de outubro a Mocidade Metodista se reuniu no Recanto Flor do Ipê à 10 Km de Catalão para mais um Acampamento. O Tema foi “Desperta-me Senhor” e as ministrações foram trazidas pelo Pastor Yvan Vieira do DF. Em todas elas, entendemos que o  despertamento que Deus quer que busquemos deve nos levar à um compromisso com a santificação, com o nosso testemunho e intimidade com Deus.Fomos conduzidos a orar e interceder intensamente pela nossa cidade; pois nestes dias acontecia a famosa festa do Rosário, e a Festa a Fantasia, onde além da idolatria revoltante em nossa cidade, aumenta consideravelmente a criminalidade, a prostituição, o consumo de bebidas e drogas, principalmente entre os adolescentes e jovens em ambas as festas. Aqueles dias foram realmente um tempo de despertamento espiritual, de oração, comunhão, louvor e muita alegria. 

 

Na primeira noite, após a ministração tivemos a “Noite dos Estilos Musicais”, onde pudemos cantar e louvar a Deus de uma forma descontraída nos diversos ritmos como: sertanejo, samba , forró ,rap, funk, rock. Pudemos perceber que os nossos jovens e juvenis são muito criativos. Tivemos também algumas dinâmicas bem elaboradas conduzidas pelo juvenil Igor promovendo mais interação entre os acampantes. 








No domingo de manhã após a ministração da Palavra tivemos também mais um batismo e Recepção de Novos Membros. Neste batismo o pastor Gilberto explicou bem o significado do batismo e o que implica esta decisão. Estamos vendo a graça de Deus acrescentando à igreja dia a dia novos discípulos de Jesus Cristo.



No domingo à noite tivemos um impactante teatro sobre “A Igreja Adormecida” apresentado pela nossa mocidade. Neste teatro vimos que todo tipo de pessoas procuram a igreja: a viciada, a prostituta, o bêbado, o morador de rua..., mas, nem sempre estamos acordados para ajudá-las. Por isso mesmo precisamos ouvir a voz do Senhor: “Desperta Igreja”.

 
Entre outras atividades e brincadeiras tivemos também a gincana bíblica por equipes com perguntas e respostas. Quem errava, levava uma torta na cara. Deu pra ver que os que mais erraram as respostas não eram assíduos ou não freqüentavam a Escola Dominical. 
É importante que se diga que o despertamento espiritual  deve nos levar a conhecer mais a Bíblia. E os jovens e juvenis foram desafiados a levar mais a sério a Escola Dominical.

 
Nos cultos houve vários momentos em que o Espírito santo se moveu entre nós e aconteceram várias manifestações espirituais. Houve quebrantamento, salvação, libertação, adoração, curas e muita alegria no Espírito Santo. 
Na palavra final o Pr. Gilberto orientou a todos que estas manifestações espirituais, devem nos conduzir a uma mudança de vida e compromisso com Deus. 


 
Nossa ênfase é que ao recebermos a unção do Espírito devemos nos conscientizar da necessidade de sermos um canal de benção e encararmos a nossa missão de fazer discípulos de Jesus Cristo.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Desperta-me, Senhor!


“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.”  Romanos 13:11

Antes de pensar que este texto tem como objetivo condenar aqueles que gostam de dormir, quero deixar bem claro que esta não é a finalidade desta palavra. Na verdade um bom sono é uma bênção de Deus. É através dele que refazemos as nossas forças. O salmista já dizia: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes repousar em segurança”. Salmos 4:8.  
Mas existe um tipo de sono que é prejudicial ao cristão. É o sono espiritual. Se fisicamente falando o sono e uma dádiva de Deus, espiritualmente falando o sono é algo tremendamente maléfico para nossa vida espiritual. O sono tem dominado a vida de muitos crentes nestes últimos dias, por isso muitos estão vivendo uma vida de derrota e fracasso espiritual. Dormir no sentido bíblico é ter mente amortizada, letárgica e fria em relação ao agir de Deus no meio do seu povo. Ao analisarmos o que a bíblia diz sobre este sono espiritual, podemos encontrar também quatro tipos de sono.
O primeiro é o sono no porão. O personagem dorminhoco detentor deste sono profundo é o profeta Jonas (Jonas 1:5). Sabemos deste maravilhoso drama que Jonas foi chamado por Deus para ir à Nínive, mas ele embarca em um navio em direção oposta. No meio do mar Deus mandou uma grande tempestade, que açoitava o navio. Mas Jonas havia descido para o porão e dormia profundamente enquanto os tripulantes em desespero estavam com medo do naufrágio. Deu o que fazer para despertar este profeta dorminhoco! O sono no porão representa o sono da negligência e da indiferença para com o chamado de Deus e o clamor dos perdidos e necessitados. O sono do porão é o sono do comodismo. Quanto mais se precisa dele; está dormindo. Uma palavra, um conselho, uma contribuição, mas o crente negligente esta no porão dormindo. O sono no porão são aqueles que abandonam o evangelismo, a oração, a igreja... Ei! Saia do porão hoje! Desperte do sono da negligencia!
O segundo é o sono no monte. Agora não temos apenas um personagem, mas três. Pedro, Tiago e João (Lc 9:28-34) No monte da transfiguração o rosto de Jesus resplandeceu em gloria e apareceu ali Moises e Elias. Mas os discípulos estavam carregados de sono, e não entenderam aquele momento. Pedro chegou a dizer: bom é estarmos aqui; façamos três tendas uma para ti, outra pra Moises e outra para Elias. Em outras palavras vamos ficar aqui por mesmo. O sono no monte é o sono de uma espiritualidade egocêntrica e limitada.  Para muitos ser cristão é estar limitado ao culto (detalhe: de domingo a noite), onde cantamos, ouvimos a pregação, até vemos a gloria de Deus. Temos que entender que não somos cristãos só dentro da igreja. Há pessoas precisando de nós lá fora. No culto, você carrega as baterias, se enche da gloria e do poder de Deus e depois desce para o vale, para o mundo, cheio da gloria de Deus para ganhar almas pra Jesus.
O terceiro é o sono na janela. O personagem deste sono é um jovem chamado Êutico. Em Atos 20:9 nos diz que ele estava assentado numa janela, quando caiu do terceiro andar e morreu , tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo. Sorte dele que Paulo estava ali e orou para ele ressuscitar. O Sono na janela fala de indecisão e de um coração dividido. Quem está na janela, não esta nem dentro nem de fora. Dentro de nossas igrejas há muitos como este jovem. O coração está dividido entre agradar a Deus e agradar ao mundo.
O quarto é o sono no jardim. Mais uma vez os personagens são: Pedro, Tiago e João (Mateus 26:37,43). Os discípulos mais próximos de Jesus foram convocados à oração no Getsêmani no momento de maior agonia de Jesus, mas dormiram, não conseguiram ficar uma hora sequer em oração. Naquele momento os discípulos estavam aprendendo com Jesus que a oração é vital para prosseguir no propósito de Deus, principalmente quando vivemos o “nosso Getsêmani”. O Sono no jardim é o sono da preguiça e da superficialidade espiritual.       A igreja de nossos dias é a geração gospel, dos shows, dos jargões evangélicos e frases de efeito. Somos a geração que desaprendeu a orar. Os crentes terceirizaram a vida de oração e o momento devocional. É mais fácil pedir para um “ungido” orar por mim, do que eu mesmo mergulhar na vida de oração. Precisamos nos despertar para uma vida de oração, despertar do sono da preguiça e do comodismo. Sem oração os milagres desaparecem. Sem oração nossa pregação perde o poder e vira um simples discurso. Sem oração o culto perde o seu fervor. Sem oração não há poder.
Conclusão: Quem sabe você esta com algum destes tipos de sono, dormindo espiritualmente. Vamos despertar então enquanto é tempo! “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.” Efésios 5:14
Pr. Gilberto Oliveira Rehder


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Fluir do Avivamento


“...por onde quer que passe este rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem estas águas, tornarão saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe este rio.”Ezequiel 47:9b

Durante o culto do domingo passado foi ministrado à igreja o texto de Ezequiel 47, que fala sobre a visão que o profeta recebeu sobre o Templo de onde fluíam as águas. Nesta visão, ele vê um rio que brota dos alicerces do templo, e por onde passa este rio, produz cura, vida e restauração. Esta passagem é uma metáfora a respeito do avivamento que Deus quer que experimentemos. E ele começa dentro de nós, e na medida que damos lugar a este mover do Espírito, outras pessoas são atingidas e contagiadas pela vida de Deus. Para que isto de fato ocorra, temos que conhecer algumas verdades sobre este fluir de avivamento.
A primeira verdade é de que o avivamento começa dentro de nós, porque somos o templo do Espírito Santo (1 Cor.3:16). No Antigo Testamento Deus tinha um templo para o seu povo. No Novo Testamento, ele tem um povo para o seu templo. O Espírito Santo foi dado a nós, não só para que tivéssemos vida, mas também para sermos um canal por onde a vida de Deus flui para outras pessoas.
A segunda verdade é de que avivamento é uma experiência gradativa, crescente e profunda. Na medida que Ezequiel avançava e media as águas, elas se tornavam cada vez mais profundas. Isso nos dá a entender que existem níveis de intimidade espiritual em Deus. Neste texto eu percebo quatro níveis de intimidade com Deus.
1- As águas nos tornozelos (vs3) nos falam de uma experiência inicial com Deus. É quando começamos a andar com Jesus. Neste nível temos pouco conhecimento da Palavra de Deus e poucas experiências com Deus. As águas pelos tornozelos representa a idade infantil do crente, a fé daquele que se entrega a Cristo e entra no rio da vida divina.
2- As águas que lhe davam pelos joelhos (V.4). Na vida espiritual, isso significa que, tendo vencido as primeiras lutas, já temos uma vida saudável de comunhão com Deus porque o Rio de Vida molha/santifica nossos “joelhos” e somos convertidos à oração. Neste nível eu entendo que o poder da oração não é privilégio dos “mais ungidos”. Mas é um privilégio disponível a todos que querem se aprofundar neste rio.
3- As águas que lhe davam pelos lombos (V.4).O lombo é a parte inferior do abdômen, junto a cintura. Representa o mistério da força e é uma imagem do serviço. Depois da oração vem o trabalho. O crente que chega nesse níveo no Rio de Deus começa a trabalhar para o Reino de Deus, começa a dar fruto para o Senhor. Ele entende que a sua experiência de avivamento não é simplesmente subjetiva e mística. Ser avivado é também servir com a força que o Espírito nos dá.
4- As águas pelo qual não se podia passar (V.5).
Nesse ponto, o Rio é que nos tem. Chegou-se a um ponto, onde não dava mais para andar, porque as águas eram profundas, agora teria que nadar. Já não dominamos o Rio, mas o Rio nos controla. Quando estamos totalmente entregues na presença de Deus, podemos dizer como Paulo: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;” Gl 2.20 Este nível do rio representa a plenitude do Espírito Santo em nós e revela o auge da vida de fé. Não é o quanto eu tenho do Espírito, mas o quanto Ele tem de mim!
CONCLUSÃO: O rio que Ezequiel viu, produzia vida em todo o lugar que passava. Tudo era transformado através do toque deste rio. Deus deseja que este rio em nós transborde onde há morte e á partir daí, tudo seja transformado. Não devemos impedir o transbordar desta vida de Deus em nós e através de nós. Se você quer avivamento esteja pronto para ser um canal de bênção. Sejamos cheios do Espírito Santo para uma vida transbordante!
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Você tem fome e sede por Deus?


“Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão.” Amós 8:11,12

Introdução: O texto do profeta Amós é uma Palavra Profética a respeito do fim dos tempos. Em nossos dias muito se fala sobre o problema da fome e da miséria em que muitos povos enfrentam. Fala-se também da escassez de água potável. Mas o Senhor diz que haverá um tempo onde haverá uma grande fome e sede no coração das pessoas de ouvir as palavras do Senhor. E o pior desta profecia é que as pessoas correrão por toda parte procurando a Palavra do Senhor e não a acharão. 
Em nossa igreja temos entendido pela Palavra do Senhor que a busca por um despertamento espiritual deve ser a nossa prioridade. E essa busca é representada pela fome e sede de Deus e por sua Palavra. Mas amados, o grande problema que eu encontro atualmente, é que esta fome e sede por Deus e por sua palavra não é de todos, pelo contrário: é de uma pequena parcela de nossos membros. A grande maioria dos cristãos se caracterizam pela ausência de fome e sede pela presença de Deus.
E é por isso que encontramos muitas pessoas fracas em sua fé.
É por isso que muitos são enganados e iludidos facilmente por todo vento de doutrinas.
E é por isso que não frutificamos para o Senhor. Não ganhamos almas para Cristo
É por isso que a nossa dedicação e compromisso com o Senhor são limitados a um domingo à noite

Quando a Bíblia fala sobre ter fome e sede por Deus é uma maneira de dizer que o nosso desejo por Deus e por Sua Palavra é tão vital para nós como o alimento e a água. “Nós somos movidos a desejos e paixões. Nada é tão determinante para o nosso progresso ou para o fracasso espiritual quanto à intensidade dos nossos desejos.” Na verdade, cada um de nós é o resultado da paixão que carrega. Que tipo de desejo move a sua vida? Que tipo de paixão você carrega no peito?
Como podemos aumentar a nossa fome e sede por Deus? Pedindo e buscando (Sl.27:4)
A necessidade de estar na intimidade com o Senhor é gerada por uma vida de busca por Ele, mas podemos nos perguntar; se não há fome e sede, como poderemos buscá-lo? Como isso é possível? Davi nos entrega uma maravilhosa receita de como iniciar este processo em nossas vidas…
(Sl.27:04) “Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.” Veja que Davi inicia dizendo,  (uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei) a primeira coisa que devemos fazer é pedir ao Senhor, buscar nele aquilo que desejamos. (este buscar é dedicação, interesse..

(Sl.42:1,2) “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”
Precisamos seguir o exemplo da Corça. Davi sentia que Deus estava distante. Ele expressou seu anseio profundo por Deus comparando-o à sede intensa de uma corça á procura de água durante um período de seca. Todos aqueles que pertencem a Deus passam por momentos em que o Senhor parece ausente principalmente quando passamos pelo deserto.  A sede de Davi era comparada ao anseio de uma corça pela água.
Porque Davi usa esta metáfora da Corça para falar de nossa busca espiritual? Pelo mês por três motivos:

I- A CORÇA É UM ANIMAL QUE CORRE VELOZMENTE EM DIREÇÃO DAS NASCENTES (FONTES) DE ÁGUA.
Devemos correr desesperadamente ao encontro da única substância que pode matar nossa sede. Em apocalipse esta escrito: Cap. 22-17: “AQUELE QUE TEM SEDE VENHA, E QUEM QUIZER RECEBER DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA.
A súplica é urgente! O Senhor não esta cobrando um preço, a água é de graça, é só vir correndo rapidamente para a água da vida que flui direto do trono de Deus.
Precisamos pedir ao Senhor que faça os nossos pés como os da Corça.
O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas”. Habacuque 3:19
Ter os pés como os da Corça nos fala de um senso urgência e intensidade. “A nossa vida pode ser uma correria, mas tudo será em vão se não corrermos em direção às águas da presença de Deus.”
Marta e Maria Lucas 10:38-42
“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

II- A CORÇA É UM ANIMAL QUE NA SUA BUSCA POR ÁGUA SAI DO CONFINAMENTO. A corça é um animal que não suporta o confinamento. Devemos sair dos nossos confinamentos.
Estar confinado é sinônimo de restringir ou limitar. Queremos ficar em nossa zona de conforto. Não queremos fazer nada diferente, não queremos espaço, não queremos expandir...
Estar confinado é sinônimo de acomodação. é o mesmo que ficar isolado em casa,FICAR CONFINADO EM CASA!
Existem coisas que nos prendem e nos impedem de sairmos em busca de água fresca. Pode ser uma pessoa, um patrão, filho, a timidez, o medo..

III- A CORÇA É UM ANIMAL QUE NA SUA BUSCA POR ÁGUA NÃO ACEITA BEBER ÁGUA QUE NÃO SEJA BOA.
A Corça tem uma capacidade tremenda de farejar a água pura. Precisamos de olfato aguçado para ir à fonte certa, que é Jesus Cristo.
“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”.João 7:38,39
A FONTE DE ÁGUA VIVA É O SENHOR E ÁGUA É O CONSOLADOR!!!
“aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. João 4:14
Existem fontes sem água.
Jeremias 2:13 “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.”  Existem pessoas bebendo em fontes de falsos mestres, que fazem promessas vazias, gerando expectativas frustradas,mas Jesus não, ele é fiel, Ele é á água geradora de vida.
Existem fontes poluídas.
Êxodo 15:22-26 “Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou, e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara”.
O que significa essa árvore que transformou a água amarga em água doce? A ação realizada por Moisés tem por base um significado profético muito profundo. Já naquele tempo muito remoto da história de Deus com a humanidade, a árvore foi uma forte referência àquele madeiro do Calvário, onde nosso Salvador nos tirou da miséria do pecado e da perdição. Para Israel, a árvore que Moisés lançou nas águas foi a salvação! Qualquer um que, em sua angústia e aflição, vier até a cruz, experimentará ajuda abundante.
CONCLUSÃO: Se você não tem sentido esta fome e sede por Deus e sua Palavra, peça a Ele que faça brotar este desejo em teu coração.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração: 12/09/2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Metodistas em Catalão se preparam para o Acampamento/2010

Estamos numa grande expectativa! Por isso, convocamos os irmãos para a oração, pois cremos que o desejo do nosso Pai é ver o povo do coração aquecido mais avivado ainda! A nossa busca não é pelas bênçãos, nem pela prosperidade. Estamos sim buscando um verdadeiro Despertamento Espiritual. Ao nos reunir com a Mocidade nestes dias, discutíamos o tema do acampamento. E já havia um consenso de que seria algo em torno de despertamento. Pensamos em "Desperta Igreja", mas nos veio uma idéia mais coerente. E o tema que foi escolhido é "Desperta-me Senhor". O despertamento começa em cada um de nós. Olhamos para o outro e achamos que ele precisa despertar, mas na realidade eu é que preciso despertar e clamar ao Senhor: "Desperta-me Senhor!" 
Preciso despertar sim! porque a Seara é grande e são poucos os trabalhadores!
Preciso despertar sim! porque sem a Santificação ninguém verá a Deus!
Preciso despertar sim! porque meus vizinhos, amigos, conhecidos e desconhecidos, precisam ouvir as boas novas!

Espero de coração que você participe conosco deste mover de Deus. Espero por você!
Pr. Gilberto Oliveira Rehder