terça-feira, 5 de outubro de 2010

Desperta-me, Senhor!


“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.”  Romanos 13:11

Antes de pensar que este texto tem como objetivo condenar aqueles que gostam de dormir, quero deixar bem claro que esta não é a finalidade desta palavra. Na verdade um bom sono é uma bênção de Deus. É através dele que refazemos as nossas forças. O salmista já dizia: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes repousar em segurança”. Salmos 4:8.  
Mas existe um tipo de sono que é prejudicial ao cristão. É o sono espiritual. Se fisicamente falando o sono e uma dádiva de Deus, espiritualmente falando o sono é algo tremendamente maléfico para nossa vida espiritual. O sono tem dominado a vida de muitos crentes nestes últimos dias, por isso muitos estão vivendo uma vida de derrota e fracasso espiritual. Dormir no sentido bíblico é ter mente amortizada, letárgica e fria em relação ao agir de Deus no meio do seu povo. Ao analisarmos o que a bíblia diz sobre este sono espiritual, podemos encontrar também quatro tipos de sono.
O primeiro é o sono no porão. O personagem dorminhoco detentor deste sono profundo é o profeta Jonas (Jonas 1:5). Sabemos deste maravilhoso drama que Jonas foi chamado por Deus para ir à Nínive, mas ele embarca em um navio em direção oposta. No meio do mar Deus mandou uma grande tempestade, que açoitava o navio. Mas Jonas havia descido para o porão e dormia profundamente enquanto os tripulantes em desespero estavam com medo do naufrágio. Deu o que fazer para despertar este profeta dorminhoco! O sono no porão representa o sono da negligência e da indiferença para com o chamado de Deus e o clamor dos perdidos e necessitados. O sono do porão é o sono do comodismo. Quanto mais se precisa dele; está dormindo. Uma palavra, um conselho, uma contribuição, mas o crente negligente esta no porão dormindo. O sono no porão são aqueles que abandonam o evangelismo, a oração, a igreja... Ei! Saia do porão hoje! Desperte do sono da negligencia!
O segundo é o sono no monte. Agora não temos apenas um personagem, mas três. Pedro, Tiago e João (Lc 9:28-34) No monte da transfiguração o rosto de Jesus resplandeceu em gloria e apareceu ali Moises e Elias. Mas os discípulos estavam carregados de sono, e não entenderam aquele momento. Pedro chegou a dizer: bom é estarmos aqui; façamos três tendas uma para ti, outra pra Moises e outra para Elias. Em outras palavras vamos ficar aqui por mesmo. O sono no monte é o sono de uma espiritualidade egocêntrica e limitada.  Para muitos ser cristão é estar limitado ao culto (detalhe: de domingo a noite), onde cantamos, ouvimos a pregação, até vemos a gloria de Deus. Temos que entender que não somos cristãos só dentro da igreja. Há pessoas precisando de nós lá fora. No culto, você carrega as baterias, se enche da gloria e do poder de Deus e depois desce para o vale, para o mundo, cheio da gloria de Deus para ganhar almas pra Jesus.
O terceiro é o sono na janela. O personagem deste sono é um jovem chamado Êutico. Em Atos 20:9 nos diz que ele estava assentado numa janela, quando caiu do terceiro andar e morreu , tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo. Sorte dele que Paulo estava ali e orou para ele ressuscitar. O Sono na janela fala de indecisão e de um coração dividido. Quem está na janela, não esta nem dentro nem de fora. Dentro de nossas igrejas há muitos como este jovem. O coração está dividido entre agradar a Deus e agradar ao mundo.
O quarto é o sono no jardim. Mais uma vez os personagens são: Pedro, Tiago e João (Mateus 26:37,43). Os discípulos mais próximos de Jesus foram convocados à oração no Getsêmani no momento de maior agonia de Jesus, mas dormiram, não conseguiram ficar uma hora sequer em oração. Naquele momento os discípulos estavam aprendendo com Jesus que a oração é vital para prosseguir no propósito de Deus, principalmente quando vivemos o “nosso Getsêmani”. O Sono no jardim é o sono da preguiça e da superficialidade espiritual.       A igreja de nossos dias é a geração gospel, dos shows, dos jargões evangélicos e frases de efeito. Somos a geração que desaprendeu a orar. Os crentes terceirizaram a vida de oração e o momento devocional. É mais fácil pedir para um “ungido” orar por mim, do que eu mesmo mergulhar na vida de oração. Precisamos nos despertar para uma vida de oração, despertar do sono da preguiça e do comodismo. Sem oração os milagres desaparecem. Sem oração nossa pregação perde o poder e vira um simples discurso. Sem oração o culto perde o seu fervor. Sem oração não há poder.
Conclusão: Quem sabe você esta com algum destes tipos de sono, dormindo espiritualmente. Vamos despertar então enquanto é tempo! “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.” Efésios 5:14
Pr. Gilberto Oliveira Rehder


Nenhum comentário:

Postar um comentário