sábado, 23 de outubro de 2010

Cuidado com os atalhos


Há Alguns anos atrás, quando fui pastor em Cuiabá, fui convidado para uma pescaria com alguns irmãos. Estávamos na expectativa de pegarmos muitos peixes, pois o irmão que nos conduzia ao local da pesca dizia que aquele local era jóia! Todos nós estávamos empolgados com idéia de pegarmos grandes peixes como pintado, cachára, pacu e tantos outros que existem no rio de Cuiabá.
Resolvemos então, pegar um atalho, pois o dito irmão dizia “conhecer bem” o caminho, e assim chegaríamos mais rápido na beira do rio. O que não aconteceu até hoje! Acabamos nos perdendo no meio de pastos, onde vimos alguns animais mortos, urubus sobrevoando sobre  carniças e etc... Graças a Deus, só não passamos fome porque nossas esposas haviam preparado uma deliciosa farofa de frango com arroz para o nosso almoço.
A busca por atalhos acontece também na área espiritual. É gente buscando salvação pelo batismo, pela religiosidade mística e supersticiosa, gente buscando intermediários e gurus espirituais. Para chegarmos a Deus, o caminho é Jesus, tão somente Ele (João 14:6).
Por incrível que pareça, muitos crentes querem uma vida mais perto de Deus, abençoada, poderosa, cheia de frutos, mas também por atalhos. É o atalho do poder sem a santificação, do carisma sem caráter, o do crescimento sem aperfeiçoamento, da emoção desprovida da razão, das conquistas sem dedicação, da vitória sem luta, só recitando frases de efeito.
Não há trono para cristão que fuja da cruz. A vida cristã é dedicação, é disciplina. Não há cirurgia de redução do pecado. Não há pílulas para o crescimento espiritual. Isto é um processo, que demanda aplicação, esforço, quebrantamento aos pés da cruz, leitura da Bíblia, vida de oração e envolvimento com o reino de Deus.
Um dia desses fiquei sabendo de um casal que pediu a um conhecido pastor para exorcizar-lhes o “demônio da incompreensão conjugal”. Zangaram-se quando lhes disse que viviam mal por causa deles, e não por demônio. Culpar demônio é mais fácil que trabalhar a vida, mudar atitudes e estabelecer novos hábitos. Jogar a responsabilidade nos antepassados é mais fácil do que assumir os erros e a responsabilidade.
Crescer espiritualmente dá trabalho. Mas deve ser o trabalho correto, prescrito pela Bíblia. Atalho não resolve. A grande verdade é que quem vive buscando atalhos não chega a nenhum lugar. Que sejamos uma igreja avivada, mas coerente e madura. Vamos percorrer pelo caminho bíblico e Wesleyano. Atalhos; Deixa para os pescadores casuais.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário