segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desencapetamento?


"Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens." Gálatas 1:11

Em um dia desses, navegando pela net, encontrei uma propaganda em uma determinada igreja evangélica anunciando uma nova campanha um tanto curiosa. A campanha do “Desencapetamento Total”. Se o dirigente desta igreja queria chamar a atenção das pessoas, certamente conseguiu. A promessa de libertação do olho gordo, da inveja, de doenças incuráveis, vícios, dívidas e outros males é o ponto alto desta campanha.
A libertação sempre foi um tema que despertou várias interpretações teológicas dentro do meio cristão.
Temos então, a Teologia da libertação como uma corrente teológica desenvolvida no Terceiro Mundo ou nas periferias pobres do Primeiro Mundo a partir dos anos 70 do século XX, baseadas na opção preferencial pelos pobres contra a pobreza e pela sua libertação.
Temos também a Teologia da prosperidade, também conhecida como confissão positiva, palavra da fé, movimento da fé e evangelho da saúde e da prosperidade, como um movimento religioso surgido nas primeiras décadas do Século XX nos Estados Unidos da América. Sua doutrina afirma, a partir da interpretação de alguns textos bíblicos, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, saúde, etc.
Em ambas as teologias, percebemos um exagero e desequilíbrio com o ensino total das Escrituras,principalmente dos evangelhos. Uma pregando a miserabilidade, embora a maioria de seus defensores, nunca colocaram os pés em uma favela. O outro pregando a prosperidade, embora a maioria de seus adeptos continuam pobres e sofrem os mesmos problemas que todo ser humano sofre. Seus líderes sim, estes enriquecem, estão na mídia e constroem grandes catedrais.
Diante de toda esta miscelânea teológica prefiro ficar com o Evangelho simples de Jesus Cristo que liberta o ser humano de seus pecados e também de todo poder de Satanás. Do evangelho que transforma o ser humano por dentro e conseqüentemente uma sociedade.
O evangelho é que transforma, mas existem pessoas tentando transformar o evangelho do Reino. Tentar “desencapetar” as pessoas sem o conhecimento da verdade (que é Jesus Cristo) é impossível. Conheço pessoas que há anos fazem cura interior, quebra de maldições, mas ainda permanecem no “velho homem” no “velho pecado”, nos “velhos hábitos” na “velha mentira”... Por essas razões Jesus Cristo não veio trazer libertação dos “sistemas”, mas sim do pecado que o escraviza. Em ambas as teologias, se esquece do principal: que Jesus Cristo veio buscar e salvar o perdido (não apenas o pobre,mas a todos). O que precisamos é de Jesus Cristo. Que sejamos libertos das teologias e modismos que nos afastam de Cristo.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário