quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cristãos com prazo de validade?


"Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado." 
                                                      Hebreus 3:13 

Todo cuidado é pouco na hora de se comprar um medicamento. Olhar com atenção o prazo de validade é um fator imprescindível. Dados do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica (DVSE) da Gerência Executiva da Saúde mostram que as farmácias pouco têm se preocupado em retirar das prateleiras os remédios com prazo de validade vencido. Quanto aos remédios vencidos, os médicos alertam para o perigo. Eles revelam que além de não fazerem efeito, esses produtos representam grande risco á saúde.
Vez por outra fazemos uma faxina nos produtos e medicamentos em casa, verificando o prazo de validade. Levamos isso á sério. Se o prazo venceu, jogamos fora. Não importa o preço do produto. Principalmente remédios. Enlatados ou alimentos com prazo vencido também são descartados. Infelizmente, não existem apenas remédios ou alimentos com validade vencida.
Há também cristãos com prazo de espiritualidade vencido. Há muito tempo que não lêem a Bíblia, assim a leitura do mês passado perdeu o valor. A Bíblia deve ser lida todos os dias. Leitura de quatro, cinco dias atrás, perdeu muito do efeito. 
Há cristãos com vida de oração vencida. Já não ora há muito tempo. Até mesmo nas reuniões de oração, é mais fácil depender da oração do outro (a), geralmente um “especialista ungido” do que ele mesmo buscar a presença e a comunhão com Deus. Oração e leitura da Bíblia vencidas produzem uma enfermidade chamada anemia espiritual.
Há cristãos com prazo de dedicação a Deus vencido. Há quem diga: “Fiz isso, fiz aquilo, trabalhei muito...” E hoje? Que serviço mostra? Aliás; a Bíblia nos fala que até na velhice podemos dar frutos.
Há dizimistas com prazo de contribuição vencido. Contribuíram uma vez, não sei quando, ou de vez em quando e se esqueceram que o cuidado divino se renova a cada manhã e que Deus não deixa o prazo de validade vencer para conosco. Suas bênçãos não cessam. Só o compromisso de muitos de nós é que tem prazo de validade.
Há irmãos com o prazo de validade na freqüência a Escola Dominical vencida. A alegria de aprender a Bíblia foi substituída pelo clube, pela pescaria, pelo futebol e até mesmo pela cama. Afinal tem muita gente cansada para buscar a Deus. Quem deixa a freqüência aos cultos fica desinformado e espiritualmente frio. “Não abandonemos, com alguns estão fazendo, o costume de assistir ás nossas reuniões”. (Hb 10.25).
Você está dentro do prazo de válido, funcionando? Não seja descuidado. Com prazo de validade espiritual vencido, tua saúde espiritual fica comprometida e o seu amor por Deus e pelo próximo, frio.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário