sexta-feira, 4 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DE NOSSAS RAÍZES! 2ª Parte


No texto anterior aprendemos que uma raiz forte e profunda, é a garantia de sobrevivência, crescimento, firmeza e produtividade de uma árvore. Vimos também o cedro do Líbano um exemplo real do valor das raízes. Fiquei realmente impressionado com o cedro por ser o seu crescimento interior (raízes) bem maior que o exterior (galhos, folhas...). No entanto, podemos tirar outras lições preciosas sobre a importância de nossas raízes. 


 
As nossas raízes são importantes porque nos ensinam o valor da profundidade.
Quando a semente germina, ocorre dois tipos de crescimento: um crescimento para cima (tronco, galhos, folhas, flores e frutos) e outro para baixo (raiz). Nossa vida não pode ser apenas algo exterior, mas interior. A raiz garante firmeza, nutrição e sobrevivência para a planta.
Muitas vezes, enfatizamos o que a árvore produz, o fruto, mas nos esquecemos das raízes. Nos mais variados aspectos da nossa vida, valorizamos mais o que é aparente e menosprezamos o que está oculto, na profundidade. O fruto é muito importante, mas a sua falta pode indicar um problema na raiz. Estamos muito preocupados com as aparências, com aquilo que pode ser visto e admirado pelos homens. Contudo, nossas raízes são valores e práticas vistas apenas por Deus. Estão abaixo da superfície e precisam ser cultivadas com atenção e cuidado. Se não for assim, corremos o risco de cair, pois o peso exterior não terá sustentação interior. Muitos querem apenas bênçãos visíveis, materiais, mas não buscam virtudes espirituais que lhes tragam firmeza. Precisamos buscar com mais profundidade conhecer a Deus e a sua vontade.
As nossas raízes são importantes porque nos ensinam o valor da permanência.
Não é comum e nem saudável para a raiz de uma árvore a mudança de local onde ela está plantada. O transplante contínuo impede o desenvolvimento da raiz. É justamente isto que encontramos em nossos dias. Um vai e vem, um entra e sai de igreja. Chamo a isto de “rotatividade igrejeira”. Pessoas com as mais variadas motivações não se firmam em lugar nenhum. Estão sempre correndo atrás das “novas unções”, das “revelações extra-bíblicas” e não fincam suas raízes.
Se quisermos ter raízes fortes e profundas devemos estar plantados em um bom terreno e permanecer nele. É por isso que a bíblia diz que o justo  “ é como árvore plantada junto a corrente de águas ..” (Salmo 1:3) e “Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus..” Salmo 92. Dentro desta permanência quero destacar as palavras do Senhor Jesus “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim”. João 15:4
Louvo a Deus por aqueles irmãos e irmãs que permanecem firmes na igreja em que foram plantados por Deus durante anos. Aqueles que com os seus cabelos já branquinhos, servem ao Senhor com alegria e perseverança! Estes sim são exemplos vivos para nós, mais jovens. A permanência em Cristo e Sua Palavra é um grande desafio não apenas para hoje, mas para a futura geração de crentes.
No próximo texto vou apresentar mais duas lições sobre a importância de nossas raízes.
Em Cristo!
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Um comentário:

  1. Oi Pastor

    Boa noite

    Não sei se lestes meu comentário (não sei de qual dia que eu fiz, e só fui perceber depois). Meu nome é Guilherme Rehder e acredito que possuímos um grau de parentesco.
    Bom deixo meu email aqui (rehder.guilherme@gmil.com) pois não encontrei o do senhor para podermos (se quiser) conversar.
    Grande abraço.
    Guilherme Rehder

    ResponderExcluir