quinta-feira, 10 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DE NOSSAS RAÍZES! 3ª Parte


 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição”. Salmo 1

Encerro esta série sobre a Importância de nossas raízes, na esperança de que muitos irmãos procurem se firmar em Cristo e não se iludam na busca das novidades  neste grande "mercado" da fé. Para encerrar esta última parte, quero propor uma reflexão no Salmo 1. Este Salmo nos mostra aqui as várias diferenças entre o Justo e ímpio. E uma destas diferenças está na estabilidade.
Vemos então, a importância de nossas raízes porque elas nos ensinam sobre a estabilidade.
O justo está plantado JUNTO ÀS ÁGUAS e dá frutos...O ímpio é como a palha que o vento dispersa. O ímpio não se firma na comunidade dos justos.
Existem pessoas que apresentam uma forma preocupante de instabilidade. São pessoas que não se firmam em nada. Não se firmam no emprego, na profissão, na igreja, no casamento, na escola. Dicionário: ( Instabilidade: vai e vem, inconstância..) E este estilo de vida é favorável aos propósitos do maligno.
A instabilidade pode ocorrer por dois motivos. Primeiro: A instabilidade por falta de paciência: Alguns querem que o fruto apareça instantaneamente. Um exemplo disso são aquelas pessoas que conseguem um bom emprego e já querem uma promoção imediata. Se isso não acontece se desanima e vão embora. O mesmo acontece com aqueles que se convertem ao Senhor e querem que Deus faça tudo em suas vidas em pouco tempo. FIQUE FIRME E ESPERE A ESTAÇÃO DOS FRUTOS!!
 “Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia”. TIAGO 5:7-11
Segundo: A instabilidade por causa da má compreensão a respeito das tribulações.
Infelizmente ainda existem aqueles que acreditam que uma vida com Cristo é isenta de sofrimentos; O Senhor Jesus nos dá um exemplo claro na parábola do semeador de que a angústia e até mesmo a perseguição fazem parte do pacote do discipulado. Ele fala da semente que foi semeada em solo rochoso: (Mateus 13:20-21) “O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria;;mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.”
Em último lugar, entendo a importância de nossas raízes por causa de seus vínculos.
É importante entendermos que raízes são vínculos (ligaduras, conexão, amarração). Vínculos é tudo o que nos prende a alguém e também a um lugar.
Existem vínculos negativos e positivos. Os vínculos negativos: são aqueles que nos foram transmitidos pelo ambiente em que fomos criados (religiosidade) (estupidez no tratamento) (ambiente de vícios) “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito”, 1 Pd 1:18,19
Os vínculos Positivos: São laços necessários e importantes em nossas vidas porque nos ajudam no crescimento e desenvolvimento de nossas raízes.
Todos nós precisamos de pessoas com as quais podemos contar e de  relacionamentos que devemos nutrir.
Muitas pessoas parecem ter aversão a vínculos por causa de experiências negativas do passado. Tornam-se fugitivas, evitam compromissos, responsabilidades e relacionamentos sérios.
Precisamos fincar e desenvolver nossas raízes para que se aprofundem e se fortaleçam. Precisamos ter vínculos fortes com a Palavra de Deus e com a Igreja (os irmãos)  “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”.Colossenses 3:16 “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo”. 1 Coríntios 12:27 

CONCLUSÃO: Em um tempo onde se valoriza o imediato e o superficial, somos chamados por Deus a valorizarmos e investirmos mais em nossas raízes. Espero no Senhor que esta Palavra venha despertar muitos irmãos para esta realidade espiritual. 

Pr. Gilberto O.Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário