quarta-feira, 2 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DE NOSSAS RAÍZES!


“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça”. Salmo 92:12-15

A Bíblia utiliza muitas figuras de linguagem, para expressar princípios espirituais. Um exemplo é a comparação entre o justo e a árvore. Contudo o grande destaque que a Palavra de Deus nos dá está nas raízes. Por quê? Porque uma raiz forte e profunda é a garantia de sobrevivência, crescimento, firmeza e produtividade de uma árvore.
Se nós queremos sobreviver às tempestades da vida, se desejamos crescer em Cristo, ter firmeza espiritual e frutos que permanecem, temos que olhar com mais cuidado para as nossas raízes.
Um exemplo real do valor das raízes está no Cedro do Líbano: O cedro é uma das árvores mais imponentes. É símbolo de força e eternidade. Nos 3 primeiros anos de vida, alcança apenas 5 centímetros de altura, mas já possui 1 metro e meio de raízes. Quem poderá arrancar tal “plantinha”? Mesmo jovem, já se mostra firme. Seu crescimento interior é bem maior que o exterior. Depois, cresce 20 centímetros por ano, chegando a 40 metros de altura. Seu desenvolvimento é lento, sem pressa, sem precipitação, mas não se pode detê-lo. Só a partir dos 40 anos é que o cedro produz sementes, mas pode viver centenas de anos [www.libano.org.br/pagina29.htm]. O cedro não depende da chuva, pois suas raízes profundas buscam água diretamente dos lençóis freáticos.
O salmista disse que o justo é como o cedro do Líbano. Com isso, podemos ter uma idéia do que Deus espera de nós. Pela graça do Senhor podemos ser fortes, firmes, inabaláveis, apresentando a beleza da vida de Cristo em nós. Podemos ser resistentes diante das dificuldades. Nossa relação com Deus não dependerá de fatores exteriores ou circunstanciais, pois a profundidade será característica da nossa espiritualidade. Em tempos onde a rotatividade nas igrejas é muito grande e a busca desenfreada por “novidades” é a marca de espiritualidade, proponho uma reflexão bíblica e profunda sobre este assunto. No próximo texto vamos aprender o algumas lições sobre a importância de nossas raízes.  
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário