sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EU CELEBRO O NATAL...E VOCÊ?

Nesta semana fiquei pensando “com os meus botões” o que dizer sobre o natal que pudesse realmente ser importante para a sua comemoração, visto que um novo modismo de falar que esta é uma festa pagã, entrou na igreja evangélica. Lembrei-me então, de uma música que gostava de ouvir a 30 anos atrás, do Grupo Vencedores por Cristo.  A música, “Nada Melhor”. Parte da letra desta música diz: 

“Muito embora um só Jesus exista
Nem todos sabem vê-lo como é
Filósofo, poeta ou comunista,
Ou mesmo um hippie já se disse até

Mas Jesus é bem mais importante
Quando se sabe de seu grande amor
E é preciso hoje que se cante
“Jesus filho de Deus o Salvador”

Tenho por mim que a letra desta canção continua atualíssima, pois em nossos dias as pessoas ainda confundem a pessoa e a missão de Jesus! Como diz a letra: “Nem todos sabem vê-lo como é”.  Creio que para comemorarmos o natal dentro de uma visão cristã e bíblica, temos que saber quem Ele é e o que veio fazer!
A maioria das crianças atualmente nada sabe a respeito de Jesus, mas são profundas conhecedoras de Papai Noel, representado por um velhinho de barbas brancas e vestuário vermelho para chamar mais a atenção. Por conta desta confusão e de outras distorções sobre o natal, alguns irmãos “mais espirituais” se negam a celebrá-lo. Sinceramente, acho esta atitude uma grande bobagem.
O natal tem sido combatido por alguns cristãos, que alegam que ele é a festa pagã do culto ao Sol. Escolheu-se esta data, entre outras, porque Cristo é o sol da justiça (Ml 4.6). Outros combatem a árvore de natal, dizendo-a vir culto pagão às árvores. Mas a Bíblia se abre e fecha com a presença de uma árvore (Gn 3.9 e Ap 22.14). A prática veio de Lutero, que enfeitou uma árvore em seu quintal, para comemorar o natal.
Natal não é festa pagã. Dizer isto é falta de conhecimento. Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. Se a data não foi 25 de dezembro, qual é o problema?  A páscoa, quando se comemora a morte de Cristo, cada ano cai num dia. Mas não invalida a morte vicária de Cristo.
O Natal traz uma profunda verdade espiritual. Lembrarmos que Deus se fez homem e habitou entre nós. Por isto, comemoramos o natal. Aproveitamos este momento para dizer aos nossos amigos, vizinhos e parentes que Jesus Cristo é nosso Salvador. O Natal tem um profundo significado espiritual quando sabemos quem Jesus é e o que ele veio fazer! Você sabe?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário