sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

GANHOU UMA AGENDA DE JESUS?


Imagine que ao começar 2012, você recebesse de Jesus uma agenda de presente; e Ele escrevesse a seguinte dedicatória: "Filho, filha, você está recebendo mais um ano com 366 dias (ano bi sexto), você é livre para escrever o que desejar em cada uma dessas 366 páginas em branco. O que você deixar registrado fará parte da história da sua vida, sua autobiografia. Porém, Eu gostaria muito de estar presente em cada página como Seu melhor amigo, Salvador e Senhor, porque te amo tanto que morri e ressuscitei por você. Gostaria muito que você começasse 2012 escrevendo uma história de amizade e cumplicidade comigo. Neste novo ano que inicia não se esqueça de Mim; Seu melhor amigo, o Salvador e Senhor. Assinado: Jesus Cristo!".
Como você escreverá a sua história neste ano? Creio com certeza que para escrevermos uma linda história em 2012 devemos levar em consideração algumas prioridades.
Em primeiro lugar devo priorizar o meu relacionamento com Deus. Não há nada que possa ocupar o primeiro lugar de nossas vidas, a não ser Deus. O mandamento dado a Moisés foi lembrado e enfatizado pelo próprio Senhor Jesus: "Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?  Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses." - Marcos 12:28-31.  O meu relacionamento com Deus deve ser vital, constante e profundo. E isso só é possível por meio de compromisso com uma vida devocional diária (oração, meditação, estudo da Palavra, adoração).
Em segundo lugar devo priorizar o meu relacionamento com a minha família. Em 1 Timóteo 5.8 a bíblia diz: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” Preciso fazer do meu lar um pedaço do céu, influenciando e contagiando meus familiares. A Palavra de Deus não deixa a menor sombra de dúvida quanto ao lugar que nossa família deve ter na nossa escala de valores (I Timóteo 3:2,4 e 5.). Mas muitos cristãos têm negligenciado a sua família. Muitos pais que não dão tempo e atenção aos seus filhos. Há esposas perdendo seus maridos e vice-versa, porque não os colocaram no lugar certo na escala de valores. É hora de ordenarmos nossos passos e darmos a atenção, honra e dedicação devida à família.
Em terceiro lugar devo priorizar o meu trabalho. O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio do homem sustentar sua casa e viver dignamente. Além disto, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado: “...antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado". - Efésios 4:28.  
Alguns estudantes crentes não sabem onde devem colocar seus estudos nestas escalas. Considerando que o estudo é um meio de profissionalização e preparo para melhores trabalhos, deve ser colocado no mesmo lugar que o trabalho.
Em quarto lugar devo priorizar a Igreja. Com certeza algumas pessoas acharão estranho que a família e o trabalho venham antes da igreja. Todos eles devem ter lugar em nossas vidas. O fato de a família vir antes que a igreja, não me dá o direito de não ir à igreja. Isto significa apenas que eu não devo negligenciar minha casa por causa da igreja, mas não me dá o direito de abandonar a igreja. Não podemos deixar de nos envolver com a igreja: "Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". - Hebreus 10:25
É necessário que o crente em Jesus seja fiel em freqüentar sua igreja. Não apenas porque ali ele é edificado e fortalecido, mas principalmente porque esta é forma de andarmos debaixo de cobertura espiritual. Precisamos uns dos outros; precisamos do relacionamento com os irmãos! A Bíblia diz que o que vive isolado insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv.18:1).
Você está disposto a preencher a sua agenda de acordo com estas prioridades? 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário