quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FUI BATIZADO... E AGORA?


"Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado". Atos 9.18
Não sei exatamente a data em que fui batizado, mas sei que em 1980 fui recebido como membro da Igreja Metodista em Santo Amaro-SP através do batismo realizado pelo rev. Omir de Andrade. Aquele dia foi inesquecível, pois em meu coração havia uma forte convicção de que Jesus não era apenas meu Salvador, mas sobretudo, Senhor absoluto de minha vida. Vários anos se passaram e hoje como pastor, tenho batizado muitas pessoas por onde passo e visto a real transformação que o Senhor tem operado em muitos corações. No entanto, tenho percebido também algumas confusões em torno deste assunto.
A primeira se refere ao batismo como um meio de salvação. Alguns chegam até ao extremo de dizer que a pessoa só pode ser salva se for batizada na "minha igreja". Com base na Palavra de Deus, posso afirmar sem medo algum que o batismo não salva a ninguém; pois é apenas um sinal visível de uma graça invisível. Somente quando nos arrependemos e recebemos a Jesus Cristo pela fé é que somos salvos (Ef.2:8-10).
O Ladrão na cruz creu, mas não batizou; e Jesus lhe disse: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”(Lucas 23:40 a 43).
Eu poderia falar aqui sobre tantas outras confusões sobre o batismo, que tenho visto no decorrer dos anos, mas o que mais me preocupa é quando as pessoas veem o batismo como o auge e o centro da vida cristã.
O batismo não é o auge e nem o centro da vida cristã. Na realidade o batismo é o início de uma longa jornada na vida cristã. Há muito o que aprender e desaprender. Existem alguns comportamentos que precisamos abandonar e outros que precisaremos agregar. A vida nova em Cristo será agora pautada e dirigida pela Palavra de Deus. O que eu acho, sinto ou penso não terá maior valor; e sim o que Deus diz.
Fui batizado, e agora?
Agora, será necessário crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. (2 Pd 3:18)
Agora, será preciso santificar a Cristo como o Senhor em meu coração, estando sempre preparado para responder a todo aquele que me pedir razão da esperança que há em mim. (1 Pd 3:15)
Agora, será preciso seguir a verdade em amor e crescer em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. (Efésios4.15)
Louvo ao Senhor porque Deus tem salvado vidas em nosso meio . A minha oração sincera é que estes novos irmãos que receberemos como membros da Igreja Metodista em Catalão não interrompam o seu crescimento rumo à maturidade em Cristo Jesus.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário