segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

10 Conselhos aos novos convertidos (Parte 1)


II Pe. 3:18 "antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade".

Introdução:
Amados, hoje é uma noite muito especial. Pois hoje alguns irmãos receberão o santo batismo do Senhor. Depois que cremos em Jesus, e recebemos a certeza do perdão dos teus pecados, é necessário que vivamos  cada momento da tua vida em íntima comunhão com Deus, para que possamos crescer na graça e no conhecimento de Cristo.
Temos que entender que o batismo é apenas o início de uma nova jornada. Agora é tempo de crescer na graça e no conhecimento de Cristo. Quando nos convertemos a Cristo, precisamos entender algumas verdades para continuar crescendo na graça e no conhecimento do Senhor.
Quero destacar os 10 conselhos para os novos convertidos crescerem em Cristo Jesus.

1 – Estude bem a Bíblia.
Salmo 119.9   "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra".
Não há arma tão forte contra o tentador que a Palavra de Deus. Com ela o nosso Salvador pôs o Diabo em Fuga.A Palavra de Deus tem que ser o nosso alimento diário e a base para tomarmos todas as decisões daqui para frente.
2 – Ore sem cessar.
1Ts. 5.17 "Orai sem cessar."
O que o alimento é para o corpo, a Palavra e a oração são para o homem interior. Orar sem cessar é fazer da oração um estilo de vida. A oração é para o cristão como o ar que respiramos. A oração é a respiração do espírito.Lembre-se que a vida do cristão é uma vida sobrenatural. E você só vai experimentar isso se aprender a buscar a Deus.
3 – Não ajunte dívidas para com Deus.
1 João 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça."
Se a sua comunhão com Deus for quebrada por algum descuido, por pecado, ou por qualquer outra coisa, confesse tudo diante de teu Pai Celestial no mesmo momento, e peça que lhe dê outra vez a alegria da Sua salvação (Sl. 51). É somente quando confessamos os nossos pecados diante Dele que paramos de viver por nossas próprias forças limitadas e passamos a viver com a força que o Senhor nos concede pelo Seu doce Espírito em nossos corações. Assim, ele finalmente pode dizer com confiança: “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” (Samo 32:1,2). Quando deixamos de confessar os nossos pecados diante do Senhor, só atraímos mais culpa para nós mesmos. E além de tudo ganhamos mais um novo pecado para a lista: a mentira!
4 – Nunca entre em discussões.
2 Timóteo 2.24   "Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente."
Se alguém quiser contradizer a sua fé a sua conversão, é melhor ficar calado e tranquilo.  Procure orar a Deus pela pessoa do que defender-se e discutir; se ele for indiferente á verdade, diz-nos a Palavra de Deus saiba que não somos nós que convencemos. Esse papel cabe ao Espírito Santo. O importante é que você evite entrar em discussões, pois Deus não precisa de defensores, mas de pessoas que proclamem o seu evangelho.
5 – Se for possível vigie sua vida social com aqueles que não creem no Senhor, e vigie também sobre o seu viver com os cristãos hipócritas.
Se sua ocupação diária lhe obriga a estar em companhia de pessoas que não temem a Deus , viva tão perto de Jesus para influenciar sempre e jamais ser influenciado.
Sl. 1: 1 - 2 "Bem-aventurados o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite".
Mas lembre-se também que dentro da igreja instituição, existem pessoas que não se converteram realmente. Infelizmente existem "crentes" que não podemos ter uma convivência que edifique. Paulo chega até ser radical com aqueles que se dizem irmãos, mas que possuem um comportamento de ímpio. Procure irmãos na igreja que possuem caráter e frutos.
1 Coríntios 5.11   "Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais".

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Pregação: Igreja Metodista Catalão
Culto de Recepção de Novos Membros 02/12/2012

OBS: Na próxima postagem: mais cinco conselhos para os novos convertidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário