segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FAÇA SUA VIDA VALER A PENA


















"Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção".Atos 13.36

Introdução: Estamos encerrando mais um ano e breve transitaremos para mais um ano de desafios, projetos, sonhos, metas e expectativas.
Neste período, costumamos reavaliar tudo o que fizemos ou deixamos de fazer, semelhante ao homem que faz um balanço comercial ou industrial do seu negócio.

A vida é curta, então, precisamos fazer uma avaliação para realinhar as nossas prioridades, conforme um propósito maior, o propósito de Deus para cada um de nós.
O sucesso na vida do cristão depende exclusivamente dele estar em perfeita harmonia com o seu Senhor.

A vida é também cheia de contrastes: Nestes dias por exemplo encontramos pessoas extremamente felizes porque ganharam muitos presentes e realizaram os seus sonhos de consumo, por outro lado encontramos pessoas que choram porque não têm o que comer, ou onde morar ou porque perderam um ente-querido.

Talvez o seu sonho seja o de se tornar uma pessoa muita rica materialmente. Mas saiba que cada um de nós tem algo muito, muito, muito mais valioso do que riquezas. Temos um propósito.Temos um sentido pra viver!

Em Atos 13.22 Deus disse a respeito de Davi: "Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade".

O nosso propósito amados é fazer toda a vontade do Senhor! Eu só encontro sentido para a minha vida quando eu amo e sirvo ao Senhor de todo o meu coração.

Você pode servir a Deus de coração ou não. A bem da verdade, creio que uma boa parte dos cristãos o serve com um coração distante da absoluta vontade de Deus.

Davi foi alguém que o serviu de todo o coração, você também pode fazê-lo. Aproveite o novo ano, e renove seu propósito espiritual de servi-lo melhor, e melhorar também seu relacionamento com ele. Faça a sua vida valer a pena servindo ao Senhor de coração e fazendo a Sua vontade.

Algumas considerações são importantes para que eu e você façamos a nossa vida valer a pena!

I)- Para fazer que a sua vida valer a pena- Reconheça que Servir ao Senhor é um privilégio: 
"Davi serviu conforme a vontade de Deus..."

Estamos em todo o tempo servindo a alguém, se não ao Senhor, com certeza de alguma maneira, o fazemos ao diabo, ou à nós mesmos.
Não existe campo neutro nesta questão:Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas". Lucas 16.13  
Assim, quando servimos ao Senhor nos colocamos à sua disposição para que Ele nos encaminhe em direção ao propósito para o qual fomos criados.
- Jesus demonstrou ter clara consciência do propósito de sua vida. 
Lucas 4.18-19: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.”
João 4.34 "Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra".
- Paulo encontrou o seu propósito específico: Atos  20.24 "Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus".
- João Batista tinha como propósito ser o precursor de Cristo. De preparar o caminho do Senhor. E para isso ele era apenas uma voz. Uma voz que clama no deserto. João 1.23   "Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías".

Tenho certeza de que apenas de lutas que estes homens de Deus tiveram, sempre encararam que servir ao Senhor é um grande privilégio.

II)- Para Fazer a Sua Vida Valer a Pena- Aproveite a oportunidade de Servir ao Senhor hoje mesmo: 
"tendo Davi servido no seu tempo (em sua geração)..."

Hoje é o momento para fazer algo significativo para sua vida, para seu Deus e para os outros.

Josué 24.15   "Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR".

Hoje é o tempo que temos para nos gastar no propósito de tornar nossa vida útil e significativa.

1 Pedro 4.10   "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus".

O dia de amanhã não nos pertence, só o hoje é que conta. Davi serviu ao propósito de Deus, em sua geração!

Do dia em que Davi foi ungido como futuro rei de Israel por Samuel até o dia em que ele se tornou rei tanto de Israel como de Judá se passaram aproximadamente 20 anos, todos eles de muitas lutas, perseguições, preparação e dedicação até ele atingir o seu propósito principal: reinado.

Davi não se tornou rei da noite para o dia, mas ele se tornou um servo antes de ser rei.


III)- Para Fazer a sua vida valer a pena, considere o fato de que a sua vida passa rapidamente:
"...Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção

Você se lembra de tudo o que aconteceu com você ontem? O que você comeu? Com quem você falou? Cada palavra que você disse? Provavelmente não.
Nós somos limitados. Nossa vida na terra tem uma manhã, um meio-dia e uma noite. Nós tendemos a não pensar nisso até cerca do meio-dia da vida. Então temos uma crise de meia idade!

Há um site na internet onde você coloca sua data de nascimento, se você fuma, sua saúde corporal e assim por diante. Ele lhe fará um cálculo de sua expectativa de vida. Em seguida, vc dá um clique na tela, aí aparece o dia da semana, do mês e o ano da sua morte e quantos segundos faltam.

Agora cá entre nós! Você confia num site que diz quantos dias vamos viver?. 

Todos nós sabemos que o dia de hoje pode ser o último. o Salmo 90.10   "Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos".

O que fazer então diante da brevidade da vida?
O Salmo 90.12 nos dá a resposta: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio".

- Contar seus dias significa tomar cada dia como um dom. Cada dia é muito precioso. Então, como você faz cada dia valer a pena?-  Você aprende com Deus sobre o que vale e o que não a pena gastar seu tempo.
A maioria das pessoas joga fora seu tempo, porque eles não conhecem o seu propósito de vida. O sucesso abençoado é impossível sem o foco adequado.
Faça um novo compromisso hoje, de usar o tempo pela frente para organizar a sua vida. Comece a contar os seus dias, resgate algumas coisas que estão perdidas e esquecidas e fazendo assim você também está se preparando para a eternidade.

- Davi morreu... "viu a corrupção".

Depois de morto, que diferença fará se você comeu bem, dormiu nos melhores colchões, se hospedou nos melhores hotéis, andou em veículos de última geração ou se vestiu com as roupas mais caras e finas? - NENHUMA DIFERENÇA fará, na eternidade se você experimentou o melhor desta terra!
Mas, na eternidade fará toda a diferença se você nesta terra gastou sua vida no compromisso de perpetuar o reino de Deus, alcançando aqueles que estavam fora dele.
"Bem aventurados aqueles que morrem no Senhor, diz o Espírito, sim, felizes aqueles que morrem no Senhor, pois descansarão de suas fadigas na terra e suas obras as acompanharão" (Apoc. 14:13).
Faça sua vida valer a pena no próximo ano, renovando seu propósito espiritual de servir a Deus de todo o seu coração.

Que a graça e a paz de Cristo te abençoe ricamente neste novo ano!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Pregação em 30.12.2013 - I.M.Catalão-GO

Um comentário:

  1. Essa palavra veio direto do trono de Deus pois muito nos edifica Deus continue te inspirando a falar da vontade e proposito dele prar nossa vida pastor Gilberto e a paz do Senhor seja sempre contigo grande abraço amado

    ResponderExcluir