segunda-feira, 8 de abril de 2013

MINHA CAMINHADA MINISTERIAL: Igrejas: Araçatuba-SP, Cuiabá-MT e Dourados-MS


“Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério”
1 Timóteo 1.12 

Neste histórico procurei relatar todas as coisas positivas das igrejas por onde passei e também do ministério que exerci. Certamente nem tudo foi perfeito. Houve alguns desacertos também, mas creio que as coisas positivas superaram todas negativas.

JD BRASÍLIA. ARAÇATUBA- SP
Congregação no Jd. Brasília. Tempo do Rev. Abiel da Silva
Louvo ao Senhor pela sua misericórdia e graça ao me escolher para o ministério pastoral. Já se completaram vinte e cinco anos desde a minha primeira nomeação em Araçatuba-SP como um pastor ajudante na Congregação Metodista no Jardim Brasília em 1987. Na realidade desde 1984 eu já ajudava na Congregação fazendo um estágio missionário com outros jovens do IBE- Instituto Bíblico de Evangelização; o Levi Guimarães e a Lúcia sob a supervisão do Rev. Abiel da Silva e irmã Olinda Lemos. Ali, destaco o ministério que tivemos, junto às crianças do bairro com o apoio da Margarete no ministério infantil; chegávamos a reunir até 60 crianças no pátio da Igreja cantando e contando histórias, além das gincanas e brincadeiras que fazíamos.

CUIABÁ-MT
Início da Missão no Jd. Eldorado.
Ivonete a primeira da esquerda para a direita
Em 1989 assumimos o trabalho missionário de nossa igreja em Cuiabá. Recebemos este chamado através de nosso saudoso Bispo Scilla Franco. Na época o desafio missionário em Cuiabá era enorme, pois quando ali chegamos os membros da igreja que eram poucos, estavam dispersos e os cultos eram realizados na casa pastoral. Contudo, na época além de irmos atrás dos irmãos afastados, investimos também no evangelismo com o objetivo de ganharmos outras vidas para Cristo. A Igreja voltou a crescer, e com a ajuda de todos foi construído o Templo. Um tempo depois se iniciou o Ponto Missionário no carente Jd. Eldorado junto às crianças. É importante que se diga que o início deste Ponto Missionário se deu através da jovem Ivonete que dedicava os domingos pela manhã para contar histórias para as crianças ali. Com o tempo a igreja assumiu esta missão e aos domingos pela manhã levávamos leite com chocolate e pão com margarina, realizando também a Escola Dominical. Logo entramos no centro social do bairro com aproximadamente duzentas crianças. Com a doação de nossa irmã Everli o terreno onde existe um salão hoje foi comprado.
Nos quatro anos que ficamos em Cuiabá tivemos muitas lutas, mas ao mesmo tempo grandes vitórias.

Simpática Igreja no Laranja Lima
na zona rural de Dourados-MS
DOURADOS-MS
Em 1993 chegamos a Dourados-MS para assumir a Igreja Metodista Central. De início tivemos um pouco de dificuldades de adaptação, pois saímos de um campo missionário regional, para uma Igreja organizada e tradicional. A ênfase em nosso ministério neste período foi sobre a restauração de relacionamentos. Com amor e dedicação aprendemos a amar aqueles irmãos e aceitar àqueles que pensavam diferente de nós.  Neste tempo também tivemos a honra de organizar o 25º EMOMEMAGO – Encontro da Mocidade Metodista do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Outro ponto forte a ser destacado em nosso tempo ali eram os Cultos nos Lares. Muitas pessoas foram alcançadas nestas reuniões. Além de nossa sede, atendíamos também a nossa alegre e amorosa Congregação no Laranja Lima e também o Ponto Missionário na Vila Seac. Em nosso tempo ali a Igreja Central investiu bem na Vila Seac, no trabalho social e evangelístico construindo o salão que ali existe até hoje. Durante os cinco anos que ali passamos, aprendemos muito e tivemos bons frutos e fizemos amigos.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário