sexta-feira, 19 de abril de 2013

ORGULHO, QUE INIMIGO É ESSE?


"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso". 2 Crônicas26.16  





Meditando em 2 Crônicas 26 me deparei com a história do rei Uzias. A sua história poderia ser de sucesso, mas não foi. Com dezesseis anos ele começou a reinar em Judá, a princípio fez o que era reto perante o Senhor, propôs no seu coração buscar a Deus, nos dias do profeta Zacarias, e assim foi grandemente abençoado por Deus. Deus o fez prosperar, o ajudou contra os filisteus, seu nome tornou-se respeitado até a entrada do Egito, porque se tornou extremamente forte. Uzias formou um exército com trezentos e sete mil e quinhentos soldados, sua fama chegou muito longe porque foi maravilhosamente ajudado até que se tornou forte. Depois que se tornou forte, a Bíblia diz que o seu coração se exaltou para a sua própria ruína.
Como o coração é enganoso! Como somos levados por sentimentos! Uzias achou que podia tudo, suas constantes vitórias produziram nele a convicção de que tudo lhe seria permitido. Quando começou a transgredir a lei do Senhor, firmou-se no seu orgulho que o levou à derrota. O sucesso que ele experimentou foi curto, porque não reconhecia a autoridade espiritual. Uzias passou por cima dos sacerdotes, quis queimar incenso, o que não lhe era permitido; indignou-se quando foi repreendido pelo sacerdote Azarias, entrou com o incensário nas mãos e foi ferido mortalmente de lepra pelo próprio Deus.
Seu reinado poderia ter ido muito mais longe, poderia ter um final muito melhor. Porém, Uzias perdeu para ele mesmo,perdeu para o seu orgulho, para a sua prepotência. Portanto, amados, cultivemos um coração humilde diante do Senhor; lembrando sempre, que tudo o que temos e somos, devemos ao Senhor que nos amou e nos fez mais que vencedores. O orgulho é um inimigo mais poderoso do que imaginados, pois tem a sua origem em Lúcifer e muitos crentes tem tombado por alimentar tal soberba no coração. Em Provérbios 11:2 fica para cada um de nós uma advertência: "Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria" Por isso, a melhor coisa a fazermos é nos mantermos em humildade e submissão. Quem vive assim vencerá este inimigo implacável.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário