terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ESCOLHA O MELHOR!

“ E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele”. (Juízes 16:20)

Introdução: No domingo passado o Senhor nos deu uma Palavra sobre o profeta Jonas que não soube escolher o melhor de Deus para a sua vida e acabou fugindo da vontade de Deus; Jonas colheu as consequências amargas de suas decisões. Ele teve de aprender de uma forma mais dura que não se pode ser bem sucedido e feliz quando se está fora da vontade soberana de Deus.
Hoje nós vamos falar de um personagem que tinha tudo para ter êxito em sua vida; o seu nome era SANSÃO. Ele tinha um chamado de Deus de libertar o povo de Israel da opressão de seus inimigos; principalmente os Filisteus; mas no uso de sua liberdade, acabou fazendo escolhas erradas em sua vida, tornando-se o pior de todos os juízes antes da monarquia em Israel. Ao estudar sobre Sansão, achei algo interessante comparado ao profeta Jonas: Jonas fugiu da presença do Senhor e sofreu por isso; Sansão fez escolhas tão terríveis em sua vida que o Espírito de Deus é que fugi u dele (se retirou dele)

Uma das faculdades mais importantes que Deus nos deu, foi a capacidade de escolhermos. É exatamente pela capacidade de escolha que podemos fazer tanto o bem quanto o mal.

Deuteronômio 30:19,20 “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó”.

A vontade livre é um bem concedido por Deus aos homens, sem esta capacidade de escolher, não haveria mérito nem demérito nas atitudes humanas, nem responsáveis e nem irresponsáveis, virtude ou vício.

Deus não conspira contra a liberdade humana, Ele a respeita. Deus é contra tudo o que nos escraviza; tudo o que nos rouba a capacidade de dizer sim ou não, querer ou não querer.  [...]  Deus está na origem do exercício de nossa liberdade.

- Sansão era conhecido por sua grande força física: quando o Espirito de Deus vinha sobre ele, ele se tornava o homem mais forte da Terra: imbatível, indestrutível, intocável, pois a graça, a misericórdia e o poder de Deus estavam sobre Sansão.

- Contudo, sabemos que POR ESCOLHER VIVER NO PECADO o Espírito do Senhor se retirou dele sendo grande a sua ruina.

O que podemos aprender sobre nossas escolhas através deste personagem?

I- AS MELHORES ESCOLHAS NÃO DEVEM SER FEITAS PELA APARÊNCIA.
(Juízes 14:1-3)
14.1   Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus,
14.2   subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa.
14.3   Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado.

Sansão começou a descer a ladeira da desgraça quando decidiu fazer de forma equivocada uma das escolhas mais importantes de sua vida, a saber: a escolha da esposa.

Orientado apenas pelos olhos e emoções, sem consultar a razão e sem ouvir a voz de seus pais e principalmente a voz de Deus, ele viu uma das filhas dos filisteus, povo que tinha lindas mulheres, contudo, povo idólatra, que oferecia sacrifício humano aos seus deuses, e isto ofendia a justiça de Deus, que o havia separado para uma missão nobre, santa e libertadora.

Seus pais tentam dissuadi-lo desta escolha, porém ele insiste em sua escolha emocional.

Jeremias 17.9  “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”

1 Samuel 16.7  “...Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”.

Da mesma forma somos tentados pelas escolhas que agradam os nossos olhos:
- Escolhas que levam em conta a cultura da beleza,
- Escolhas que levam em conta o externo em detrimento do interno,
- Escolhas que levam em conta mais a estética do que a ética.

Cuidado jovem! Lembre-se de Sansão: Nem sempre um rostinho bonito, é dono de um coração integro. Algumas escolhas vão influenciar nossa vida para sempre.


II- AS MELHORES ESCOLHAS NÃO DEVEM SER TOMADAS COM PRESSA.
 (Juízes 16.16) “Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar”

Sansão era o tipo de pessoa que gostava de resolver as suas questões rapidamente! Saber esperar não era com ele. Por conta de sua impaciência ele caiu na armadilha de Dalila e o seu segredo foi descoberto.

( Juízes 16.17)  “Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem”.

O verdadeiro teste de paciência aparece quando nossos direitos são violados ou quando estamos sobre pressão.

Algumas pessoas acham que têm o direito de ficar chateadas quando enfrentam irritações e provações. Impaciência é vista neste caso como uma ira justa.

A Bíblia, no entanto, fala que o impaciente sempre acaba mal.

Salmos 37:7-9  “Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra”.

Prov 21.5   “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza”.

A Paciência revela nossa fé no fato de que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo e que Ele é onipotente e amoroso. A frase usada no Antigo Testamento para ensinar como lidar com complexidades e desafios da vida é “esperar no Senhor”.

O salmista falou com sua própria alma ao enfrentar os desafios da vida dizendo: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; porque dele vem a minha esperança” (Salmo 62:1,5)

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que  trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64:4)

III- AS MELHORES ESCOLHAS SÃO AQUELAS EM QUE CONSIDERAMOS OS GANHOS ESPIRITUAIS.
Existem escolhas que fazemos que nos levarão para longe de Deus.
Às vezes o sucesso profissional ou financeiro pode se tornar um grande fracasso espiritual.

O Jovem rico (Mateus 19) teve oportunidade de fazer uma escolha, mas o fez de forma errada: Ele escolheu pelo presente sem considerar o futuro.

Escolheu a riqueza de hoje sem considerar a riqueza espiritual do amanhã.

Muitos só se preocupam com o futuro quanto a coisas materiais, sem, contudo se preocuparem quanto a coisas espirituais.

O mundo conduz o homem a um protótipo regido por ele mesmo, ou seja, prosperidade, sucesso, prazer; mas tudo isso acaba.

“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8.36  

Sansão, desde sua infância possuía um voto com Deus ( de consagração) , chamado voto de nazireu (veja Nm 6.1-21),
- Através deste voto ele não podia beber vinho,
- Não podia tocar em um animal morto,
- Não podia se prostituir,
- E nem navalha poderia passar sobre sua cabeça.
Resumindo, Sansão era separado para o ministério: como juiz, deveria andar debaixo de um conjunto de normas e regras, tendo uma conduta exemplar diante de Israel e permanecendo obediente às leis de Deus.

No entanto, por conta de suas escolhas ele andou de forma contrária a todas as regras estabelecidas por Deus, quebrando todos os princípios.

Violando de tal maneira a Lei de Deus, Sansão pecou desenfreadamente e no livro de Juízes, do capítulo 13 ao 16 descreve claramente seus inúmeros delitos:

-Sansão dormiu com uma prostituta,
-Tocou no corpo de um animal morto,
-Casou-se com uma filisteia,
-Mentiu várias vezes e,
-Por último, em seu relacionamento com Dalila – mulher do vale de Soreque – revelou seu segredo tendo os cabelos cortados, quebrando totalmente seu voto de nazireu.

CONCLUSÃO:

Sobrevivendo Diante de Escolhas Erradas:

Podemos fazer algumas escolhas erradas e sobreviver: você pode escolher o trabalho errado, e sofrer por  essa decisão, mas não vai morrer por causa disso.
Você pode escolher a cidade errada onde morar, mas não vai morrer por causa disto.
Pode escolher o carro errado, mas não vai morrer por isto.
E até o cônjuge errado pode ser escolha (o que vai ser um desastre para o resto da sua vida), mas você não vai morrer por isso.
Existem escolhas erradas que fazemos e por isso pagamos por elas a vida toda. Se olharmos com atenção, veremos que uma escolha equivocada pode prejudicar todo um projeto de vida.

Diante da Bíblia, o ser humano precisa tomar a decisão mais importante de sua vida: Seguir ou não a Jesus Cristo. Essa decisão fará toda a diferença!

Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
I.M.Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário