sábado, 14 de dezembro de 2013

O CAMINHO DO RETORNO

“Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz”. Jonas 2:1,2.

Todos nós sabemos que quando uma pessoa se afasta de Deus e passa a satisfazer a sua própria vontade egoísta é muito difícil retornar, porém não é impossível. É difícil, porque retornar implica em arrependimento sincero; o que é muito humilhante para o arrogante e soberbo.  
No entanto, a possibilidade do retorno sempre será oferecida por Deus a todos os que se desviam de Seus planos. Na realidade este é o grande anseio de Deus, por isso ele diz a todos os que longe Dele estão: “Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.” Oséias 14:1; “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Isaías 55.7. 
Jonas fugiu da presença de Deus, mas retornou. O que podemos aprender com o retorno de Jonas?
Em primeiro lugar, aprendemos com Jonas, que todo retorno para Deus começa com um clamor (Jonas cap. 2). Creio que o clamor de Jonas foi de arrependimento. É impossível voltar para os caminhos de Deus sem saber de onde erramos ou quando erramos. Foi Jesus mesmo quem disse isso: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras..” Apoc. 2:5. É necessário o arrependimento para que os tempos de refrigério do Senhor cheguem a nós (Atos 3.19).
Em segundo lugar, aprendemos com Jonas, que todo retorno para Deus implica na retomada dos votos que um dia fizemos ao Senhor, mas que foram quebrados. “...o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!” Jonas 2.9.      
O profeta não apenas orou arrependido, mas se propôs a “pagar”; a honrar os votos que um dia fez ao Senhor. Jonas se encontrava numa grande angustia e não sabia o que fazer a não ser cumprir a Palavra de Deus, ou seja, fazer o que o senhor havia lhe outorgado; naquele momento não havia outra coisa se quer a não ser cumprir o voto que tinha feito a Deus para que Ele o livrasse da boca do grande peixe e, seguir a vereda que o Senhor lhe tinha mandado fazer, levar a palavra Dele pra Nínive.  Pague seu voto em quanto a tempo, não deixe Deus cobrar o voto que, você fez e não cumpriu. “Quando votares não tardes em cumprir melhor é que não votes do que votar e não cumprir”. Eclesiastes 5:5
Em terceiro lugar, aprendemos com Jonas, que todo retorno para Deus implica em aprender as lições que Deus continua a nos ensinar. Quando erramos e não procuramos aprender com os nossos erros, estamos propensos a cometê-los novamente. Se quisermos aprender a fazer a vontade de Deus, devemos orar sempre: “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano”. Salmo 143.10. 
Foram três as lições que Jonas teve de aprender através de seu sofrimento:
1ª lição: Ninguém pode ser plenamente feliz fora da vontade de Deus. Jonas teve de aprender às duras penas que não há vantagens em prosseguir em um caminho de desobediência. “... Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar..” 1 Sam. 15:22
2ª lição: Deus permite uma situação de crise para nos levar a refletir e voltar ao centro de Sua vontade. “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Salmos 119.71
3ª lição: Deus ensina que a misericórdia triunfa sobre o juízo e que o Seu amor é sempre maior que nossos pecados. (veja Tiago 2:13). Todas as contrariedades de Jonas tinham origem em seu próprio senso de justiça. Ele não queria que os Ninivitas se arrependessem, pois sabia que Deus os perdoaria (Jonas 4:10,11)
CONCLUSÃO: O Senhor conhece a nossa real situação; se estamos em seus caminhos ou não. Se você já conhece ao Senhor e por algum motivo estás longe Dele, aproveite a oportunidade que Deus lhe dá HOJE para retornar. Lembre-se do que a Sua Palavra diz: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia”. Miquéias 7:18

Pr. Gilberto Oliveira Rehder


Nenhum comentário:

Postar um comentário