sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

COMBATENDO O ANALFABETISMO BÍBLICO


 ”... Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos.” Deut. 4:10

Toda pessoa que procura se informar sobre os importantes temas que envolvem os problemas sociais no Brasil sabe que o analfabetismo ainda é um grave problema no Brasil. Segundo os dados do IBGE, o Brasil tem mais de 13 milhões de analfabetos. Essa realidade afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Tirar as pessoas da ignorância parece não ser prioridade para grande parte dos políticos brasileiros. Um povo sem estudo e cultura com certeza é muito mais fácil de manipular.
Mas o que dizer do analfabetismo bíblico? Creio que o analfabetismo bíblico está mais relacionado com a falta do conhecimento e pratica da Palavra de Deus do que a sua leitura em si.
A maioria dos cristãos brasileiros reverenciam a bíblia, mas conhecem bem pouco as verdades fundamentais ensinadas por ela. A falta de compreensão e profundidade tem colaborado para uma geração sem compromisso e facilmente levada por todo vento de doutrina (Efésios 4:14). Para muitos, o simples fato de ir aos cultos no domingo a noite já é suficiente. O descaso para com a Escola Dominical, a vida devocional diária e o culto doméstico é prova evidente do que estou falando. São cada vez mais raros, os pais que vão juntos com seus filhos à Escola Dominical ou que leem a bíblia para eles, explorando as suas lindas histórias e aplicando ao seu dia a dia.
O que falta hoje é sede e aprofundamento espiritual, anseio pelo conhecimento de Deus. É difícil encontrar amantes das Escrituras.
Em uma pesquisa nos EUA, um país de berço cristão, nos dá um exemplo desse analfabetismo bíblico. Veja os resultados de uma recente pesquisa:
▪ Metade de todos os adultos não conseguem dar o nome dos 4 evangelhos.
▪ Muitos que se dizem crentes não conseguem identificar mais de 2 ou 3 dos 12 discípulos de Cristo.
▪ 60% dos americanos não conseguem citar nem 5 dos 10 mandamentos.
▪ 82% dos americanos creem que a frase “Deus ajuda quem cedo madruga” é um versículo da Bíblia.
▪ 12% dos americanos creem que Joana d'Arc era esposa de Noé.
▪ Uma pesquisa entre formandos do segundo grau revelou que 50% deles pensam que Sodoma e Gomorra eram marido e mulher.
▪ Um número considerável de entrevistados nesta pesquisa indicaram que o Sermão da Montanha foi pregado por Billy Graham.
Hoje é o dia da Bíblia, contudo diante deste quadro não há muito que comemorar. Precisamos urgente, reencontrar a Palavra de Deus e dar- lhe o devido lugar em nossas vidas, em nossos lares e em nossas igrejas.

Em Cristo e Por Cristo,

Pr. Gilberto Oliveira Rehder




Nenhum comentário:

Postar um comentário