sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Podemos comemorar o Natal?

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2: 10)

Nesta época do ano, cristãos e não cristãos aproveitam o natal e fim de ano para comprar, viajar e festejar. Há uma frenética correria para se conseguir as melhores promoções porque é tempo de presentear os amigos e as pessoas a quem amamos. O Natal tem sido encarado pela maioria das pessoas apenas como uma data bonita, mágica e sem nenhuma referência a Jesus Cristo. Na verdade, o Natal que a humanidade comemora tem pouco a ver com o nascimento de Jesus. Biblicamente, Ele nasceu um dia em Belém da Judeia, seu nascimento foi singular, simples e humilde. O cristão deve ter em mente que Natal para ele tem um sentido profundamente espiritual, pois o verbo se fez carne e veio habitar entre os homens trazendo a salvação. Não podemos olhar para a manjedoura sem vislumbrar a cruz. A vinda de Cristo ao mundo teve como principal finalidade a sua obra de redenção, contudo sem a sua vinda, não haveria morte e ressurreição.
De alguns anos para cá alguns grupos evangélicos deixaram de comemorar o natal por conta de várias distorções que envolvem desde a data equivocada de 25 de dezembro até alguns símbolos que são associados ao paganismo. Por conta disso, raramente vemos as igrejas preparando aquelas maravilhosas cantatas ou uma peça natalina bem ensaiada anunciando o verdadeiro sentido do natal. Perdemos a oportunidade de anunciar a este mundo consumista o verdadeiro sentido da vinda de Jesus ao mundo.
Como disse o Rev. Hernandes dias Lopes: “Tão grave quando a distorção do Natal é a proibição da celebração do Natal. Na igreja primitiva a festa do ágape, realizada como prelúdio da santa ceia foi distorcida. A igreja não deixou de celebrar a ceia por causa dessa distorção. Ao contrário, aboliu a distorção e continuou com a ceia. Não podemos jogar a criança fora com a água da bacia. Não podemos considerar o Natal, o nascimento do Salvador, celebrado com entusiasmo tanto pelos anjos como pelos homens, uma festa pagã. Pagão são os acréscimos feitos pelos homens, não o Natal de Jesus. Não celebramos os acréscimos, celebramos Jesus! Não celebramos o Papai-Noel, celebramos o Filho de Deus”.
Que neste natal você possa se reunir com a sua família para agradecer a Deus pelo grande presente de Deus para nós: O seu próprio Filho! Saibamos comemorar o Natal de uma forma diferente da maioria das pessoas resgatando aquela alegria e adoração que homens e anjos manifestaram diante de Jesus. Um Feliz Natal!
Em Cristo e Por Cristo!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário