quarta-feira, 23 de abril de 2014

CAMINHANDO NO PODER DA RESSURREIÇÃO

Texto: Filipenses 3:7-11

3.7   Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.
3.8   Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo
3.9   e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;
3.10   para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;
3.11   para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Introdução:
A ressurreição de Cristo é um dos fundamentos da fé cristã. Sabemos que a vitória de Jesus contra a morte é um fato histórico que sustenta a crença de milhões de cristãos, que reconhecem que o Salvador está vivo e operante no mundo.
No entanto, a ressurreição não é apenas uma doutrina para ser crida. Nós como cristãos precisamos experimenta-la. Precisamos caminhar no poder da ressurreição. Este era o anseio do apóstolo Paulo! Para que ele pudesse conhecer o poder da ressurreição ele abriu mão de muitas coisas que considerava importante. Ele perdeu para ganhar a Cristo! E esta atitude o levou a conhecer o poder da ressurreição.

(1) A Páscoa é um memorial do êxodo histórico de Israel, instituído por Moisés por ordem de Deus. Esse êxodo era uma figura da história da redenção.

(2) Por isso, enquanto os judeus comemoram a libertação da escravidão do Egito, os cristãos comemoram a libertação da escravidão do pecado e da morte espiritual e eterna.

O que significa caminhar no poder da ressurreição?

1.CAMINHAR NO PODER DA RESSURREIÇÃO SIGNIFICA CONFORMAR-SE COM JESUS NA SUA MORTE, PARA VIVER A NOVIDADE DA VIDA RESSURRETA.

(1) Na Páscoa cristã acontecem duas mortes: a do cordeiro, a saber, Jesus; e a morte daqueles por quem ele morreu.

(Rm 6:5-8).
6.5   Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,
6.6   sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;
6.7   porquanto quem morreu está justificado do pecado.
6.8   Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,

(2) Para que experimentemos o poder da ressurreição, precisamos passar pela morte Se quisermos estar “vivos” para Deus, precisamos estar “mortos” para o pecado. (Jo 12:24,25).
12.24   Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
12.25   Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.

(3) Morrer com Jesus, significa morrer para a velha natureza (Cl 3:1-5)

Quais mortes estão precisando acontecer em sua vida, para que você possa viver a novidade da vida ressurreta?

3.1   Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
3.2   Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3.3   porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
3.4   Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
3.5   Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;

“Não basta sair do Egito, é preciso tirar o Egito do coração e tomar posse da terra prometida.”


2.  CAMINHAR NO PODER DA RESSURREIÇÃO, SIGNIFICA EXERCER AUTORIDADE CONTRA O INIMIGO.

(1) Ao celebrar a Páscoa com os discípulos Jesus estabelece uma Nova Aliança, “Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”. Lucas 22:20

(2) Numa aliança, o mais forte protege o mais fraco, e o mais fraco toma a força do mais forte. Assim, também, na cruz Jesus venceu satanás.

(Coloss. 2:14-15)
2.14   tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
2.15   e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

E ao ressuscitar colocou-nos em posição de autoridade contra ele.
(Efésios 2:6).
“e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”

(3) A única forma de perdermos a nossa autoridade contra Satanás e seus demônios  é pelo pecado deliberado. O pecado nos faz vulneráveis a satanás. Mas, a vida de santidade preserva nossa autoridade contra ele.


3. CAMINHAR NO PODER DA RESSURREIÇÃO, SIGNIFICA SER MAIS CIDADÃO DO CÉU QUE DA TERRA.

(1) O cordeiro pascal deveria ser comido às pressas, e todos deveriam estar prontos para marchar deixando o Egito para trás (Ex 12:11).

(2) Assim, somos nós que morremos e ressuscitamos com Cristo. Livres da carne, do pecado e do diabo, como peregrinos na terra, caminhamos rumo à Canaã celestial. E, isso, tem implicações práticas nos nossos valores e prioridades.

(3) Porque nova aliança quer dizer novo compromisso, nova jornada, novo destino. E quem vive na perspectiva do novo, subordina valores terrenos aos valores celestiais, estabelecendo raízes para cima, priorizando as coisas de Deus, buscando as coisas do alto.

(Coloss.3.1)  
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus”.

(Fl 3:20-21)
3.20   Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
3.21   o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

“Se nossa pátria está nos céus, não podemos viver como se fôssemos ficar eternamente aqui.”


4.CAMINHAR NO PODER DA RESSURREIÇÃO, SIGNIFICA SERMOS DISCÍPULOS QUE FAZEM DISCÍPULOS PARA CRISTO.

A morte de Jesus confundiu os discípulos, que tomados de tristeza e medo se recolheram . Até que receberam a notícia do túmulo vazio  e a visita de Jesus ressurreto.

(Jo 20:19-22).
20.19   Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
20.20   E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
20.21   Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
20.22   E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

(Mateus 28:19,20)
28.18   Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
28.19   Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
28.20   ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.


Temos que ter a consciência de que a nossa caminhada no poder da sua ressurreição implica em sermos discípulos que encaram com paixão a nossa missão: fazer discípulos para Cristo em todas as nações.

CONCLUSÃO:

Você também está disposto a caminhar no poder da ressurreição para que as pessoas reconheçam em nós a Jesus?

Pr. Gilberto O. Rehder
Ministração no Domingo de Páscoa
I.M.Catalão


                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário