segunda-feira, 7 de abril de 2014

EU QUERO UM CORAÇÃO QUEBRANTADO ( 2ª Parte)



INTRODUÇÃO: No domingo passado começamos a aprender sobre a necessidade que temos de manter o nosso coração quebrantado diante do Senhor. Aprendemos através do Salmo 34:18 e Salmo 51:17, que se quisermos a manifestação da presença de Deus em nossas vidas e agradarmos a Deus teremos que ter um coração quebrantado.

Até aí tudo bem! Mas o nosso maior problema amados não é saber o que precisamos.

O nosso maior problema é que somos orgulhosos demais!

NESTE PROCESSO DE QUEBRANTAMENTO O ORGULHO SEM DÚVIDA ALGUMA SERÁ O MAIOR ADVERSÁRIO A SER VENCIDO.

COMO SABER SE O MEU CORAÇÃO É QUEBRANTADO OU ORGULHOSO?

DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE UM CORAÇÃO ORGULHOSO E UM CORAÇÃO QUEBRANTADO?

1ª DIFERENÇA
I – O CORAÇÃO ORGULHOSO PROCURA FALHAS NOS OUTROS PARA JUSTIFICAR SEU PECADO. O CORAÇÃO QUEBRANTADO TEM UMA PROFUNDA CONVICÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS PECADOS. ( Salmo 19:12-14)


2ª DIFERENÇA
II- O CORAÇÃO ORGULHOSO LOUVA A SI MESMO DESPREZANDO AS PESSOAS QUE NÃO ALCANÇAM O SEU PADRÃO ESPIRITUAL (OU MINISTERIAL). O CORAÇÃO QUEBRANTADO RECONHECE QUE É INDIGNO DIANTE DE DEUS. (Lucas 18:9-14)


3ª DIFERENÇA
III- O CORAÇÃO ORGULHOSO ATRIBUI O SEU SUCESSO PESSOAL SOMENTE AO SEU ESFORÇO PRÓPRIO. O CORAÇÃO QUEBRANTADO ATRIBUI TODAS AS SUAS CONQUISTAS COMO DÁDIVAS DE DEUS. ( Deuteronômio 8:17,18); (Jeremias 9.23,24).

HOJE VAMOS CONHECER MAIS UMA DIFERENÇA:

ABRA A SUA BÍBLIA EM 1 Samuel 25:2-38


4ª DIFERENÇA
IV- O CORAÇÃO ORGULHOSO TEM GRANDES BARREIRAS A RELACIONAMENTOS POR SER INTRATÁVEL, IRRECONCILIÁVEL E IMPLACÁVEL. O CORAÇÃO QUEBRANTADO É MISERICORDIOSO, PERDOADOR E PACIFICADOR.

Em 1 Samuel cap. 25 temos a história de Nabal e sua esposa Abgail.

A BÍBLIA NOS MOSTRA QUE ESTE NABAL ERA ESTE HOMEM INTRATÁVEL - IRRECONCILIÁVEL E IMPLACÁVEL.

Vejamos os versículos 2 e 3:

25.2   Havia um homem, em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
25.3   Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.

Quem era Nabal? Ele era um pecuarista extremamente próspero materialmente, porém a Bíblia o descreve como um homem duro e maligno em todo o seu trato.

a) INTRATÁVEL: Pessoas difíceis de agradar. Para tratar com pessoas assim, é como se estivesse pisando sempre em ovos...
- A Pessoa que tem um coração quebrantado é bem mais fácil de tratar, de agradar, de ter comunhão...

b) IRRECONCILIÁVEL: Que tem dificuldade em perdoar e em admitir os seus próprios erros. O orgulhoso sempre espera que o outro venha lhe pedir perdão quando há desentendimentos. Ele nunca toma a iniciativa.
- A Pessoa que tem um coração quebrantado sempre busca a reconciliação não se preocupando com a atitude da outra pessoa.

c) IMPLACÁVEL: Pessoa cruel, dura, que age com brutalidade estupidez e grosseria. Pessoas assim maltratam desde animais como também as pessoas da própria família sejam com agressão verbal e até mesmo física.
- A Pessoa que tem um coração quebrantado sabe tratar a todos com dignidade e honra.
1 Pedro 2.17   “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei”.


Davi estava fugindo do Rei Saul e foi se esconder no Monte Carmelo. Ali no monte os pastores de Nabal conduziam o seu rebanho e Davi e seus homens os ajudaram durante vários dias. Mas chegou um momento em que Davi precisando de alimento mandou pedir ajuda a Nabal. E que ele respondeu? ( Veja os versos 10 e 11)

25.10  “Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor”.
25.11  “Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?”

A Bíblia diz que Davi se revoltou com o gesto de ingratidão de Nabal e tomado de ira resolveu matar a todos os homens da casa de Nabal. No entanto Abgail (esposa de Nabal) sabendo desta ameaça, por ser uma mulher sábia foi até Davi e o convenceu a não ir adiante com a vingança. Ela agiu como uma pacificadora.

Nos versos 32 e 33 veja o que Davi disse a respeito de Abgail:

25.32 “Então, Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro”.
25.33  “Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse”.

O Missionário Metodista Stanley Jones, fez uma definição bastante interessante sobre os níveis de retribuições existentes na vida.

(1) Existe o nível normal, que é o padrão das pessoas comuns, onde se paga o mal com o mal e o bem com o bem.

(2) Existe o nível cristão, onde se paga o bem com o bem e o mal com o bem.

(3) Existe, o nível demoníaco, onde se paga o mal com o mal e o bem com o mal.

- Nabal agia no nível de retribuição maligno: Por isso, acertadamente a palavra o chama de homem maligno.

- Davi agia no nível de retribuição normal: Davi parte para se vingar de Nabal, ele estava no mínimo baixando ao nível 'normal', das pessoas sem Deus.

- Abgail entretanto age no nível espiritual – porque ela sai em defesa de sua casa. Ela sabia que como mulher não morreria, mas ela arrisca a sua vida por Nabal e por todos os servos de sua casa.  Ela sabia que Davi seria o próximo Rei e por isso evitou que Davi se vingasse por conta própria.

Ela podia agir diferente e aproveitar a oportunidade de se livrar deste marido maligno. Eu fico imaginando: Se Nabal tratava assim a Davi imagina como ele tratava a sua esposa em casa?.

No verso 36 a 38 diz a bíblia que Abgail voltou para casa depois de convencer a Davi de não fazer a justiça com as próprias mãos e Nabal fazia um banquete, como banquete de rei; o seu coração estava alegre e ele totalmente embriagado, pelo que ela não lhe referiu palavra alguma até o amanhecer.

Só pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra. (Literalmente um derrame) Passados uns dez dias, feriu o SENHOR a Nabal, e este morreu”.

- NABAL É A REPRESENTAÇÃO FIEL DE UM CORAÇÃO ORGULHOSO: INTRATÁVEL, IRRECONCILIÁVEL E IMPLACÁVEL.

- ABIGAIL POR SUA VEZ REPRESENTA AS PESSOAS QUE TÊ UM CORAÇÃO QUEBRANTADO: PESSOAS MISERICORDIOSAS, PERDOADORAS, PACIFICADORAS...


"PORQUE O JUÍZO É SEM MISERICÓRDIA PARA COM AQUELE QUE NÃO USOU DE MISERICÓRDIA. A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO" (Tia.2:13)


Aquele que não usou de misericórdia não pode esperar um julgamento misericordioso.


P: O que é misericórdia? Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter a capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.

Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão.

Misericórdia Divina é Deus perdoar os pecados, apesar das faltas cometidas pelos pecadores. É a libertação do julgamento.

Mateus 5.7   “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.

CONCLUSÃO: Hoje é a Ceia do Senhor. Quando a celebramos trazemos à nossa memória a maior manifestação da misericórdia do Senhor por nós. Se neste momento o seu coração está pesado por alguma mágoa ou se você tem agido como um Nabal em seus relacionamentos, peça perdão ao Senhor e a pessoa que você tem magoado! Peça ao Senhor que quebrante o seu coração. Se o teu coração tem sido quebrantado como o de Abgail, mantenha-o assim e espere pela justiça de Deus em sua vida.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração: Culto de Celebração da Ceia do Senhor
06 de abril 2014.









Nenhum comentário:

Postar um comentário