terça-feira, 1 de abril de 2014

EU QUERO UM CORAÇÃO QUEBRANTADO!

“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”. Salmo 34.18 

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito,  não o desprezarás, ó Deus”. Salmo 51.17.  

Introdução:
Os dois textos que acabamos de ler foram escritos por Davi em um momento de arrependimento e confissão de pecados. Davi com certeza foi o Rei mais importante da nação de Israel, mas não foi pela sua posição de rei que se destacou. Na realidade o que fez diferença na vida de Davi foi a declaração de Deus sobre ele em Atos 13:22 “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”. Davi então se tornou conhecido como o HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.

P: Porque Davi recebeu de Deus este título?

R: Por perfeição sabemos que não é, pois Davi teve muitos pecados.

Resposta: Para mim a resposta a esta pergunta está no fato de que Davi manteve o seu coração quebrantado diante de Deus. Ele não permitia que o seu coração se endurecesse e ficasse por muito tempo longe do Senhor. Ele se relacionava com Deus de todo o seu coração.

“A primeira coisa que deve ser entendida é que o nosso relacionamento com Deus começa no coração e se mantém pelo coração”. 

O coração sempre ocupou um lugar central na relação entre Deus e o homem.

P: No sentido bíblico qual o significado do coração?

Resposta: O coração é o centro nervoso da vida espiritual.

a) Por ser o coração centro nervoso da vida espiritual ele precisa ser guardado (protegido, cuidado..)

Provérbios 4.23  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

b) Por ser o coração centro nervoso da vida espiritual é com ele que devemos buscar a Deus se quisermos encontra-lo.

Jeremias 29.13 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.

c) Por ser o nosso coração centro nervoso da vida espiritual ele precisa ser totalmente entregue ao Senhor.

Provérbios 23.26  “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos”.

Em Marcos 7:21-23 Jesus fala que todos os males vêm de dentro do coração do homem e o contaminam.

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura . Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”

Este coração contaminado e endurecido pelo pecado precisa ser quebrantado. Entenda isso meu amado: a única forma de você ter Deus por perto de sua vida e de agradar a Deus é por meio de um coração quebrantado!

QUEBRANTADO =  significa enfraquecido, abatido, sem forças. É o particípio passado do verbo “quebrantar” cuja origem etimológica é do latim “crepare” que significa “quebrar”, “estalar”, “rachar”.

Quando você entrega o seu coração a Cristo, você dá o primeiro passo para quebrantar o seu coração.

Ao entregar o seu coração ao Senhor Jesus você reconhece que não tem forças para vencer o pecado e agradar a Deus. Então você se rende ao Senhor porque chegou à conclusão que não consegue se salvar.

(1) MAS ESSA ENTREGA É APENAS O PRIMERO PASSO PARA O QUEBRANTAMENTO.

(2) AGORA EU PRECISO ENTENDER QUE O SENHOR COMEÇA EM MEU CORAÇÃO UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. EU PRECISO ME RENDER A ESTE PROCESSO.

2 Coríntios 3.18   “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

O objetivo principal de se ter um coração quebrantado é nos transformar (ou nos moldar) à semelhança de Jesus Cristo.

Sendo assim, o meu comportamento sofrerá mudanças. Certas atitudes que tínhamos antes de conhecer a Jesus que são incompatíveis com a Palavra de Deus deverão ser abandonadas.

(3) NESTE PROCESSO DE QUEBRANTAMENTO O ORGULHO SEM DÚVIDA ALGUMA SERÁ O MAIOR ADVERSÁRIO A SER VENCIDO.

COMO SABER SE O MEU CORAÇÃO É QUEBRANTADO OU ORGULHOSO?

CINCO DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE UM
CORAÇÃO ORGULHOSO E UM CORAÇÃO QUEBRANTADO

Hoje iremos ver apenas as três primeiras diferenças!


I – O CORAÇÃO ORGULHOSO PROCURA FALHAS NOS OUTROS PARA JUSTIFICAR O SEU PECADO.O CORAÇÃO QUEBRANTADO TEM UMA PROFUNDA CONVICÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS PECADOS.

( Salmo 19:12-14)
19.12   Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.
19.13   Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.
19.14   As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!

Atitudes diante do pecado:

(1) Relativizar – Hoje os tempos mudaram...O que é pecado para você não é pecado para mim...
(2) Racionalizar – É encontrar uma razão para continuar pecando.
(3) Ocultar – Tem irmãos que estão se escondendo de Deus. Qual é o seu medo? O medo de Deus rejeitar você? O medo de Deus não o aceitar mais? Portanto quando você pecar não corra de Deus. Corra para Deus. 
(4) Transferir - COLOCAR A CULPA NOS OUTROS : A pessoa que chega diante de Deus culpando os outros, não tem restauração. Quem é restaurado? Aquele que chega diante de Deus com humildade e diz: “ Senhor eu pequei, e preciso da sua misericórdia!”
(5) Arrepender-se – é o reconhecimento do pecado e consequentemente o abandono daquilo que fere o coração de Deus.

Davi quando pecou teve uma profunda consciência de seu pecado e realmente se arrependeu (Salmo 51).

Vamos ler apenas os 4 primeiros versículos:
51.1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
51.2   Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
51.3   Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
51.4   Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.


II- O CORAÇÃO ORGULHOSO LOUVA A SI MESMO DESPREZANDO AS PESSOAS QUE NÃO ALCANÇAM O SEU PADRÃO ESPIRITUAL (OU MINISTERIAL). O CORAÇÃO QUEBRANTADO RECONHECE QUE É INDIGNO DIANTE DE DEUS.

(Lucas 18:9-14)
18.9   Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:
18.10   Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
18.11   O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;
18.12   jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
18.13   O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
18.14   Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.

João Batista: Um exemplo de um líder cujo o poder não subiu em sua cabeça:
João 3:30 “Convém que Ele cresça e que eu diminua.”
Lucas 3.16   “disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

Jesus reconheceu a João Batista como um grande profeta (Talvez o maior). João Batista não realizou nada extraordinário, não fez nenhum milagre e nem manifestou um dom especial; mas ele era fiel ao seu chamado!

Mateus 11:7-11
11.7   Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
11.8   Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais.
11.9   Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.
11.10   Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.
11.11   Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.

2 Coríntios 10.18 “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva”.


III- O CORAÇÃO ORGULHOSO ATRIBUI O SEU SUCESSO PESSOAL SOMENTE AO SEU ESFORÇO PRÓPRIO. O CORAÇÃO QUEBRANTADO ATRIBUI TODAS AS SUAS CONQUISTAS COMO DÁDIVAS DE DEUS.

( Deuteronômio 8:17,18)
8.17   Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
8.18   Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.


Jeremias 9.23,24 “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”.

2 Coríntios 5:18 e 19 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.”


João 3.27   “Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada”.

Temos que ter a consciência que a sabedoria, a força, o sucesso e nossas conquistas são dádivas de Deus. 

Quem nos deu a inteligência? Quem nos dá a saúde e a vida?..

No próximo domingo, vamos conhecer as outras duas diferenças entre um coração orgulhoso e um coração quebrantado...

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração Culto dia 30/03/2014

Um comentário: