sexta-feira, 25 de abril de 2014

NÃO SOU MAIS EVANGÉLICO???

“Não sou mais evangélico, abri mão de uma religião, pra pertencer somente ao Cristo e ao seu Reino.” Um outro disse: “Religião oprime, julga, sentencia, Jesus nunca fez isso. Religião afasta o homem de Deus.” 


Estes dias atrás li esta mensagem acima. Sera que tudo isso é verdade? Vamos pensar biblicamente? 

Aprendi neste anos todos que eu não preciso pedir desculpas para ninguém por defender a verdade. Apesar das melhores intenções das pessoas que dizem tais coisas, eu quero mostrar que a Igreja de Jesus deve ser amada e devemos lutar pela purificação dela. 

Os críticos da igreja encontram todos os erros possíveis na igreja para critica-la, então eles concluem que a única saída é abandonar a igreja, se divorciar dela e viver so para Jesus. 

Se estes críticos creem na Bíblia, eles verão que o N.T. da uma importância muito grande para a “Igreja”. Jesus amou a sua igreja, morreu por ela, a comprou com o seu sangue etc. Sim, mas esta igreja que conhecemos é cheia de falhas, ninguém esta negando isso, mas a igreja nunca deixou de ser a noiva de Jesus. 

Sera que a solução é abandonar a noiva que Jesus amou, mesmo sendo feia e imperfeita? Ou a solução seria se comprometer e amar esta igreja e lutar por sua pureza na terra? Eu prefiro a segunda opção como sendo a única opção bíblica. 

Varios lideres evangélicos no Brasil, com toda a razão, denunciaram a podridão da igreja brasileira e anunciaram “que não queriam mais ser evangélicos”. Entre eles estão, Ariovaldo Ramos, Ricardo Gondim, Caio Fabio, Ed Rene e é claro que isso agradou a muita gente, principalmente aqueles que não sabem muito de teologia e historia da igreja. 

Mas onde esta o problema com esta fraseologia? Como esta nova igrejologia (Eclesiologia) afeta o cenário religioso? 

O problema deste tipo de frases, quando não explicadas adequadamente, da a impressão que estes lideres evangélicos estão abandonando a fe em Cristo e renunciando o Jesus bíblico e histórico. Sem uma explicação adequada, este “chavões” e “clichês” estão fazendo mais mal do que bem a Igreja de Jesus Cristo. 

Pelo menos o Ed Rene, fez um bom trabalho em DEFINIR exatamente o que ele queria dizer por “Movimento Evangelico Brasileiro”. Ele afirmou que não esta quebrando com a tradição histórica da reforma e dos pais da igreja (os apóstolos do primeiro século e os discípulos dos apóstolos). 

Ele deixou claro que isto que chamamos de “evangélico” no Brasil, não é evangélico nem aqui e nem no planeta Netuno. Ed Rene explicou que o termo Evangélico esta sendo entendido e redefinido no Brasil (pela mídia e pelos pilantras religiosos) como algo ruim, diferente do verdadeiro significa da Igreja bíblica, do Corpo de Cristo, do Caminho. 

Ser evangélico passou a ser sinônimo de seita, heresia, sistema corrupto, corporativismo e exploração financeira. Apesar dos exageros nesta percepção (como se a maioria fosse assim), existe uma boa parcela de verdade nisso. 

Se estes lideres evangélicos querem dizer que eles NÃO querem fazer parte deste movimento brasileiro, corrupto e herético chamado “evangélico”, então estamos falando a mesma língua. Eu tambem não quero. 

No entanto eu acredito que a frase confunde as pessoas e leva muitos a conclusões erradas. Aqui esta uma comparação entre a definição bíblica e a percepção brasileira do termo “evangélico”. 

Definição Bíblica de Igreja:
Esta firmada na cruz de Cristo e no testemunho dos apóstolos. 
É praticante e pregadora dos ensinos de Jesus e dos pais da Igreja
Vive o que Jesus ensinou, pois somente ele é “boas noticias”, a verdade, o caminho e a vida. 
Adora a Deus em Espirito e em Verdade é relaciona-se com Deus e seu filho Jesus.
Serve a Deus como fruto de gratidão, sem pedir nada em troca. 
Depende dos ensinos das escrituras para promover o crescimento do corpo de Cristo em amor. 
Depende da demonstração de caráter e poder. 
Depende da graça de Deus
Depende de uma liderança serviçal. 
Depende de função e não de cargos.
Ama a Deus e ao próximo 
Vive como um corpo e um rebanho,
Vive como guardião do irmão 
Olha a necessidade do próximo e ajuda
Cultua somente a Deus
É sal e Luz no mundo
Serve e ama o povo
Não adultera a mensagem de Deus
Da a “agua da vida” gratuitamente 
Denuncia a corrupção 
Confronta e chama a confissão e ao arrependimento 
Enfatiza o corpo de Cristo e o Reino de Deus.

Definição de movimento "Evangelico" Brasileiro:
Esta firmada na palavra do lider ou fundador. 
Movimento sem vinculo com a reforma protestante 
Movimento dividido, controverso e contraditório. 
Depender dos profissionais da fé, que afirmam conhecer “novas” verdades. 
Serviço a Deus como moeda de troca, manipulação e barganha. 
Ensinos criados na tentativa de manipular as massas para obter vantagens financeiras. Vendas de ilusões. 
Depende da demonstração de poder e autoridade pessoal. 
Depende da personalidade do líder. 
Depende da autoridade dos títulos exóticos 
Depende do titulo e não da função 
Usa a Deus e ao próximo 
Vive como em um sindicato, um clube, 
Vive como juiz do irmão 
Olha para sua própria necessidade e pede
Cultua a uma celebridade e a Deus
Se dilui e se confunde com o mundo
Usa e manipula o povo 
Muda a mensagem para agradar a multidão 
Cobra pela agua, pelo óleo, e pano ungido.
Confunde-se em meio da corrupção 
Acaricia o ego do pecador com o seu pecado 
Enfatiza os seus impérios religiosos.

Temos que tomar cuidado para não odiar algo que Jesus ama. Temos que cuidar para não enviar uma mensagem errada aos irmãozinhos mais humildes, de que estamos abandonando a “fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 1:3). Jesus disse que falsos profetas e mestres viriam. A própria historia não nos mostra que a igreja sempre foi marcada por erros terríveis? A solução não é abandonar a Igreja e sim lutar pela pureza da igreja. 

A Bíblia descreve a igreja nos seguintes termos: 

• lavoura de Deus e edifício de Deus 1 Coríntios 3:9
• O fundamento deste edifício é Jesus Cristo 1 Coríntios 3:11
• vós que sois o templo de Deus 1 Coríntios 3:16
• família de Deus; Efésios 2:19
• sois edificados para morada de Deus em Espírito Efésios 2:22
• Cristo é a cabeça da igreja, e salvador do corpo. Efésios 5:23
• Cristo amou a igreja, e se entregou por ela Efésios 5:25
• somos membros do seu corpo Efésios 5:30
• as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou Apocalipse 19:7
• Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro Apocalipse 19:9

Pela descrição da Bíblia, a IGREJA é tanto um organismo como uma comunidade ou uma ORGANIZAÇÃO. 

A igreja é uma criação de Jesus. Ela é tão preciosa que ele a comprou com o seu próprio sangue: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” Atos 20:28

Aqueles que dizem que AMAM a JESUS mas NÃO GOSTAM da IGREJA, são semelhantes aqueles que gostam do arquiteto e criador da casa (Jesus), mas não gostam da casa (Igreja) que ele criou. 

Existem aqueles que dizem ser “seu melhor amigo” (Jesus) mas não gostam da sua “esposa” (Igreja). A noiva de Cristo (a Igreja) é descrita como opressiva e irrelevante. Estes dizem que amam a Jesus mas não gostam da noiva dele. Voce gostaria que seu melhor amigo falasse mal da sua esposa? Não importa se ele fala mal na frente ou por trás das costas da esposa. Sera que Jesus se alegra quando falamos mal da sua esposa? 

Ela pode ser feia, gorda, enrugada, mentirosa, etc mas Jesus a AMA e ele é quem a esta purificando: “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a” Efésios 5:25-26

Esta se tornando comum ouvir pessoas dizerem que elas gostam da CABEÇA mas não gostam do CORPO. Como isso é possível amar somente a cabeça (Jesus) e não gostar do seu corpo (Igreja)? Voce ja viu alguém se apaixonar somente pela cabeça e desprezar o corpo de alguém? 

A MODA é ser espiritual sem ter uma “religião”. Entao alguém inventou que Deus não gosta de religião. Eles querem ter um relacionamento com Deus, sem ter “regras” e sem “rituais”; Estes se esquecem que a vida sem mandamentos é impossível de ser vivida: Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” Efésios 4:25. Estes se esquecem que o mesmo Jesus estabeleceu rituais como a ceia e o batismo. 

Eles querem ter Jesus, mas querem tambem abandonar o corpo de Jesus, a sua Igreja. E tem muita gente engolindo esta ideia absurda de que Jesus não precisa do seu corpo. 

Esta igreja imperfeita e cheia de falhas, esta em um processo de purificação. O próprio Jesus a esta purificando e um dia toda a beleza dela sera revelada. Naquele dia, a Biblia diz que sera o casamento de Jesus com a Igreja. A Bíblia chama a Igreja de “noiva de Jesus, família de Deus, casa de Deus, edifício de Deus, templo de Deus e Igreja de Deus”. Abandonar a Igreja é abandonar aquilo que Jesus ama e deu a vida por ela. 

Alguns dizem que Jesus odiava religião e ele veio para colocar um FIM na RELIGIÃO. Bom isso ira depender da definição de “religião”. Se religião é algo que o homem cria, regras, rituais, instituições etc, para estabelecer a sua própria justiça, então Jesus não certamente não apoiaria este tipo de religião, assim como ele não apoiaria o Budismo, Hinduismo e Islamismo. 

Mas esta não é a definição que a própria Bíblia oferece sobre religião. Tiago o meio-irmão de Jesus usou a palavra RELIGIÃO no contexto correto, estabelecendo então que existe uma religião PURA e VERDADEIRA diante de Deus, ou seja, amar as pessoas e se guardar da imoralidade do mundo, faz parte desta religião verdadeira. 

“A RELIGIÃO pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Tiago 1:27

O meu proposito aqui é mostrar que existe muito exagero e desequilíbrio teológico para se dizer que alguém pode viver uma vida cristã sem a Igreja, a noiva de Jesus.

Isso não tem fundamento bíblico. Aqueles que insistem nesta versão teológica estão sentindo coceirinha nos ouvidos: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências” 2 Timóteo 4:3

Autor: Julio Quirino. 
Pastor e Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário