quarta-feira, 16 de abril de 2014

QUERO UM CORAÇÃO QUEBRANTADO 3ª PARTE

Introdução: Este é o terceiro domingo em que estamos aprendendo não apenas a buscar um coração quebrantado, mas também saber as diferenças entre um coração orgulhoso par um coração quebrantado. 


Hoje vamos compreender a quinta diferença. Abra a sua bíblia em 1 Samuel 15:21,22
“Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

5ª DIFERENÇA
V- O CORAÇÃO ORGULHOSO É DESOBEDIENTE A DEUS E AS AUTORIDADES POR ELE CONSTITUÍDAS.
O CORAÇÃO QUEBRANTADO É OBEDIENTE A DEUS E ÀQUELES QUE ESTÃO EM POSIÇÃO DE AUTORIDADE.


A Palavra do Senhor nos diz que Deus tem prazer na obediência! Podemos afirmar com certeza que um coração quebrantado é aquele que aprendeu a obedecer e a se submeter às autoridades por Deus constituídas!

OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR!

Você pode orar bastante, jejuar e realizar muitas obras de caridade, mas se não for obediente você não estará vivendo o melhor de Deus.

Deus sempre chama as pessoas a deixarem a rebeldia e o coração duro para viver uma vida de acordo com a Sua vontade.

Saul tinha tudo para ser um rei bem sucedido aos olhos de Deus, mas ele resolveu fazer as coisas do seu jeito e por isso foi rejeitado pelo Senhor.

Saul abusou de sua autoridade e passou a perseguir a Davi. Davi teve até uma oportunidade de mata-lo; sendo pressionado pelos seus homens para aproveitar a oportunidade de matar Saul na caverna, ele respondeu: "O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele [Saul], pois é o ungido do Senhor" (1Sm 24:6).


A BÍBLIA É CLARA IRMÃOS EM AFIRMAR A NOSSA SUJEIÇÃO ÀS AUTORIDADES: ROMANOS 13:1-7

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” Romanos 13.1-7

A submissão está relacionada ao princípio de autoridade de Deus.

A palavra submissão significa colocar-se sob uma autoridade, obedecer com humildade. Ela é o antídoto para o orgulho, autoafirmação e a indiferença. Pois a submissão nos faz viver em dependência de Deus e conectados aos outros.

Ao falar sobre este assunto, reconheço que há muita resistência.

Estamos submersos numa cultura que valoriza a autonomia, a independência e rebeldia.

Termos como “submissão” e “obediência” produzem nas pessoas uma resistência interior.

Mesmo entre os cristãos vemos uma grande dificuldade de compreender a submissão. Filhos em relação aos pais, alunos com professores, ovelhas com pastores, e daí por diante...

A- UM CORAÇÃO ORGULHOSO TERÁ MUITAS DIFICULDADES COM A SUBMISSÃO!

No entanto amados, é por meio da obediência e submissão que somos abençoados:

B- UM CORAÇÃO QUEBRANTADO ENTENDE QUE A OBEDIENCIA E SUBMISSÃO É UM CAMINHO DE BÊNÇÃOS!

No Salmo 81 vemos o lamento de Deus pelo seu povo. Deus quer abençoar, quer livrar o seu povo, mas não pode porque o seu povo é desobediente, é teimoso.

SALMO 81:8-16
81.8   Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses!
81.9   Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho.
81.10   Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei.
81.11   Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu.
81.12   Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.
81.13   Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!
81.14   Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.
81.15   Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre.
81.16   Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.

Jesus quando olha para Jerusalém, chega a chorar e lamentar porque o seu povo simplesmente não quis ouvir a Deus através de seus profetas e de outros enviados.

 “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” Mateus 23.37

Qual é o tipo de obediência que procede de um coração quebrantado?


1- A OBEDIÊNCIA QUE PROCEDE DE UM CORAÇÃO QUEBRANTADO  É MOTIVADA PELO AMOR.

João 14.21   “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”.

Para o coração orgulhoso a obediência só funciona se for imposta. 

Exemplo: O pai manda o filho sentar senão apanha. Ele senta contrariado, para não apanhar, e diz: "Eu estou sentado, mas por dentro estou de pé."

Esse tipo de submissão não funciona com Deus. Ele considera o coração, e não o que se faz com o exterior.

1 João 4.18   “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”.

Quando você obedece a DEUS por amor você verá que a sua obediência não é algo tão difícil como muitos supõem.

Em 1 João 5.3 lemos assim: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos (pesados).”

Para o coração quebrantado a obediência é motivada pelo amor.

2- A OBEDIÊNCIA QUE PROCEDE DE UM CORAÇÃO QUEBRANTADO É MOVIDA POR FÉ.

Hebreus 11.8   “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”

Quando chamado por Deus, Abraão obedeceu imediatamente. Manifestou sua fé com a ação de obediência à Palavra do Altíssimo.

Deixar a própria terra significava cortar laços e tradições, algo muito raro naqueles dias. Somente pessoas fracassadas ou fugitivas deixavam tudo para trás e se aventuravam em outros lugares.

As pessoas que têm um coração quebrantado são capazes de levar a sua obediência a Deus a extremos porque são movidos por fé.

Muitas pessoas confundem a fé com os sentimentos. Necessitam "sentir a fé" para agir.

Se isso fosse verdadeiro, certamente no caso de Abraão, ele não serviria para ser o pai na fé. Porque sua ação em relação à obediência à Palavra de Deus foi contrária à emoção.

A nossa fé em Deus não pode ser movida a sentimentos, mas na certeza absoluta, na convicção!

Abraão passou pela maior prova de sua fé quando Deus pediu o seu filho Isaque em sacrifício.

Abraão em conflito certamente poderia questionar a Deus por essa ordem.

1- Não havia nenhuma razão vinda de Deus que justificasse tal pedido.

2- Como sacrificar o filho, diante da promessa de se formar uma grande Nação a partir desse filho?

Resposta: A resposta está em Hebreus 11:17-19

11.17 “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas”
11.18 “a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência”
11.19 “porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou”.

"Abraão esperando contra a esperança, creu." (Romanos 4.18)

“Só obedece quem tem fé e só fortalecido na fé quem obedece”.


3- A OBEDIÊNCIA QUE PROCEDE DE UM CORAÇÃO QUEBRANTADO É MOVIDA POR GRATIDÃO.

A pessoa que tem um coração quebrantado, não obedece a Deus para receber, mas, pelo muito que recebeu.

Existe um ladrão da gratidão. Este ladrão chama-se mérito.

Quando você recebe algum benefício, fica alegre. Mas se fez por merecê-lo só estará alegre consigo mesmo e não com aquele que o beneficiou.

Se Jesus pagou o preço para que toda a maldição da morte e do pecado fosse eliminada da minha vida. Eu preciso demonstrar a minha gratidão por tão grande amor obedecendo aos seus mandamentos.
1 Timóteo 1:12-14

1.12   Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,
1.13   a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.
1.14   Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

Paulo obedeceu a Deus atendendo o seu chamado. E ele o fez por gratidão e não por mérito.

Davi reconheceu o valor da sua salvação e pediu o privilégio de poder falar para outras pessoas: "Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos" (Salmo 51:13)

CONCLUSÃO:

O Senhor coloca diante de nós o desafio de sermos obedientes e submissos. Contudo, esta obediência não é cega; ela é inteligente e com as verdadeiras motivações: (1) o amor (2) a fé (3) e a gratidão. Um coração quebrantado tem prazer na obediência e na submissão porque entende que esta é a forma de se relacionar com Deus e com o seu projeto. No domingo que vem vamos encerrar esta série de mensagens falando sobre a última diferença.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração em 13 de abril de 2014







Nenhum comentário:

Postar um comentário