sexta-feira, 25 de abril de 2014

NÃO SOU MAIS EVANGÉLICO???

“Não sou mais evangélico, abri mão de uma religião, pra pertencer somente ao Cristo e ao seu Reino.” Um outro disse: “Religião oprime, julga, sentencia, Jesus nunca fez isso. Religião afasta o homem de Deus.” 


Estes dias atrás li esta mensagem acima. Sera que tudo isso é verdade? Vamos pensar biblicamente? 

Aprendi neste anos todos que eu não preciso pedir desculpas para ninguém por defender a verdade. Apesar das melhores intenções das pessoas que dizem tais coisas, eu quero mostrar que a Igreja de Jesus deve ser amada e devemos lutar pela purificação dela. 

Os críticos da igreja encontram todos os erros possíveis na igreja para critica-la, então eles concluem que a única saída é abandonar a igreja, se divorciar dela e viver so para Jesus. 

Se estes críticos creem na Bíblia, eles verão que o N.T. da uma importância muito grande para a “Igreja”. Jesus amou a sua igreja, morreu por ela, a comprou com o seu sangue etc. Sim, mas esta igreja que conhecemos é cheia de falhas, ninguém esta negando isso, mas a igreja nunca deixou de ser a noiva de Jesus. 

Sera que a solução é abandonar a noiva que Jesus amou, mesmo sendo feia e imperfeita? Ou a solução seria se comprometer e amar esta igreja e lutar por sua pureza na terra? Eu prefiro a segunda opção como sendo a única opção bíblica. 

Varios lideres evangélicos no Brasil, com toda a razão, denunciaram a podridão da igreja brasileira e anunciaram “que não queriam mais ser evangélicos”. Entre eles estão, Ariovaldo Ramos, Ricardo Gondim, Caio Fabio, Ed Rene e é claro que isso agradou a muita gente, principalmente aqueles que não sabem muito de teologia e historia da igreja. 

Mas onde esta o problema com esta fraseologia? Como esta nova igrejologia (Eclesiologia) afeta o cenário religioso? 

O problema deste tipo de frases, quando não explicadas adequadamente, da a impressão que estes lideres evangélicos estão abandonando a fe em Cristo e renunciando o Jesus bíblico e histórico. Sem uma explicação adequada, este “chavões” e “clichês” estão fazendo mais mal do que bem a Igreja de Jesus Cristo. 

Pelo menos o Ed Rene, fez um bom trabalho em DEFINIR exatamente o que ele queria dizer por “Movimento Evangelico Brasileiro”. Ele afirmou que não esta quebrando com a tradição histórica da reforma e dos pais da igreja (os apóstolos do primeiro século e os discípulos dos apóstolos). 

Ele deixou claro que isto que chamamos de “evangélico” no Brasil, não é evangélico nem aqui e nem no planeta Netuno. Ed Rene explicou que o termo Evangélico esta sendo entendido e redefinido no Brasil (pela mídia e pelos pilantras religiosos) como algo ruim, diferente do verdadeiro significa da Igreja bíblica, do Corpo de Cristo, do Caminho. 

Ser evangélico passou a ser sinônimo de seita, heresia, sistema corrupto, corporativismo e exploração financeira. Apesar dos exageros nesta percepção (como se a maioria fosse assim), existe uma boa parcela de verdade nisso. 

Se estes lideres evangélicos querem dizer que eles NÃO querem fazer parte deste movimento brasileiro, corrupto e herético chamado “evangélico”, então estamos falando a mesma língua. Eu tambem não quero. 

No entanto eu acredito que a frase confunde as pessoas e leva muitos a conclusões erradas. Aqui esta uma comparação entre a definição bíblica e a percepção brasileira do termo “evangélico”. 

Definição Bíblica de Igreja:
Esta firmada na cruz de Cristo e no testemunho dos apóstolos. 
É praticante e pregadora dos ensinos de Jesus e dos pais da Igreja
Vive o que Jesus ensinou, pois somente ele é “boas noticias”, a verdade, o caminho e a vida. 
Adora a Deus em Espirito e em Verdade é relaciona-se com Deus e seu filho Jesus.
Serve a Deus como fruto de gratidão, sem pedir nada em troca. 
Depende dos ensinos das escrituras para promover o crescimento do corpo de Cristo em amor. 
Depende da demonstração de caráter e poder. 
Depende da graça de Deus
Depende de uma liderança serviçal. 
Depende de função e não de cargos.
Ama a Deus e ao próximo 
Vive como um corpo e um rebanho,
Vive como guardião do irmão 
Olha a necessidade do próximo e ajuda
Cultua somente a Deus
É sal e Luz no mundo
Serve e ama o povo
Não adultera a mensagem de Deus
Da a “agua da vida” gratuitamente 
Denuncia a corrupção 
Confronta e chama a confissão e ao arrependimento 
Enfatiza o corpo de Cristo e o Reino de Deus.

Definição de movimento "Evangelico" Brasileiro:
Esta firmada na palavra do lider ou fundador. 
Movimento sem vinculo com a reforma protestante 
Movimento dividido, controverso e contraditório. 
Depender dos profissionais da fé, que afirmam conhecer “novas” verdades. 
Serviço a Deus como moeda de troca, manipulação e barganha. 
Ensinos criados na tentativa de manipular as massas para obter vantagens financeiras. Vendas de ilusões. 
Depende da demonstração de poder e autoridade pessoal. 
Depende da personalidade do líder. 
Depende da autoridade dos títulos exóticos 
Depende do titulo e não da função 
Usa a Deus e ao próximo 
Vive como em um sindicato, um clube, 
Vive como juiz do irmão 
Olha para sua própria necessidade e pede
Cultua a uma celebridade e a Deus
Se dilui e se confunde com o mundo
Usa e manipula o povo 
Muda a mensagem para agradar a multidão 
Cobra pela agua, pelo óleo, e pano ungido.
Confunde-se em meio da corrupção 
Acaricia o ego do pecador com o seu pecado 
Enfatiza os seus impérios religiosos.

Temos que tomar cuidado para não odiar algo que Jesus ama. Temos que cuidar para não enviar uma mensagem errada aos irmãozinhos mais humildes, de que estamos abandonando a “fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 1:3). Jesus disse que falsos profetas e mestres viriam. A própria historia não nos mostra que a igreja sempre foi marcada por erros terríveis? A solução não é abandonar a Igreja e sim lutar pela pureza da igreja. 

A Bíblia descreve a igreja nos seguintes termos: 

• lavoura de Deus e edifício de Deus 1 Coríntios 3:9
• O fundamento deste edifício é Jesus Cristo 1 Coríntios 3:11
• vós que sois o templo de Deus 1 Coríntios 3:16
• família de Deus; Efésios 2:19
• sois edificados para morada de Deus em Espírito Efésios 2:22
• Cristo é a cabeça da igreja, e salvador do corpo. Efésios 5:23
• Cristo amou a igreja, e se entregou por ela Efésios 5:25
• somos membros do seu corpo Efésios 5:30
• as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou Apocalipse 19:7
• Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro Apocalipse 19:9

Pela descrição da Bíblia, a IGREJA é tanto um organismo como uma comunidade ou uma ORGANIZAÇÃO. 

A igreja é uma criação de Jesus. Ela é tão preciosa que ele a comprou com o seu próprio sangue: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” Atos 20:28

Aqueles que dizem que AMAM a JESUS mas NÃO GOSTAM da IGREJA, são semelhantes aqueles que gostam do arquiteto e criador da casa (Jesus), mas não gostam da casa (Igreja) que ele criou. 

Existem aqueles que dizem ser “seu melhor amigo” (Jesus) mas não gostam da sua “esposa” (Igreja). A noiva de Cristo (a Igreja) é descrita como opressiva e irrelevante. Estes dizem que amam a Jesus mas não gostam da noiva dele. Voce gostaria que seu melhor amigo falasse mal da sua esposa? Não importa se ele fala mal na frente ou por trás das costas da esposa. Sera que Jesus se alegra quando falamos mal da sua esposa? 

Ela pode ser feia, gorda, enrugada, mentirosa, etc mas Jesus a AMA e ele é quem a esta purificando: “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a” Efésios 5:25-26

Esta se tornando comum ouvir pessoas dizerem que elas gostam da CABEÇA mas não gostam do CORPO. Como isso é possível amar somente a cabeça (Jesus) e não gostar do seu corpo (Igreja)? Voce ja viu alguém se apaixonar somente pela cabeça e desprezar o corpo de alguém? 

A MODA é ser espiritual sem ter uma “religião”. Entao alguém inventou que Deus não gosta de religião. Eles querem ter um relacionamento com Deus, sem ter “regras” e sem “rituais”; Estes se esquecem que a vida sem mandamentos é impossível de ser vivida: Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” Efésios 4:25. Estes se esquecem que o mesmo Jesus estabeleceu rituais como a ceia e o batismo. 

Eles querem ter Jesus, mas querem tambem abandonar o corpo de Jesus, a sua Igreja. E tem muita gente engolindo esta ideia absurda de que Jesus não precisa do seu corpo. 

Esta igreja imperfeita e cheia de falhas, esta em um processo de purificação. O próprio Jesus a esta purificando e um dia toda a beleza dela sera revelada. Naquele dia, a Biblia diz que sera o casamento de Jesus com a Igreja. A Bíblia chama a Igreja de “noiva de Jesus, família de Deus, casa de Deus, edifício de Deus, templo de Deus e Igreja de Deus”. Abandonar a Igreja é abandonar aquilo que Jesus ama e deu a vida por ela. 

Alguns dizem que Jesus odiava religião e ele veio para colocar um FIM na RELIGIÃO. Bom isso ira depender da definição de “religião”. Se religião é algo que o homem cria, regras, rituais, instituições etc, para estabelecer a sua própria justiça, então Jesus não certamente não apoiaria este tipo de religião, assim como ele não apoiaria o Budismo, Hinduismo e Islamismo. 

Mas esta não é a definição que a própria Bíblia oferece sobre religião. Tiago o meio-irmão de Jesus usou a palavra RELIGIÃO no contexto correto, estabelecendo então que existe uma religião PURA e VERDADEIRA diante de Deus, ou seja, amar as pessoas e se guardar da imoralidade do mundo, faz parte desta religião verdadeira. 

“A RELIGIÃO pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Tiago 1:27

O meu proposito aqui é mostrar que existe muito exagero e desequilíbrio teológico para se dizer que alguém pode viver uma vida cristã sem a Igreja, a noiva de Jesus.

Isso não tem fundamento bíblico. Aqueles que insistem nesta versão teológica estão sentindo coceirinha nos ouvidos: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências” 2 Timóteo 4:3

Autor: Julio Quirino. 
Pastor e Missionário.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CAMINHANDO NO PODER DA RESSURREIÇÃO

Texto: Filipenses 3:7-11

3.7   Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.
3.8   Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo
3.9   e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;
3.10   para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;
3.11   para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Introdução:
A ressurreição de Cristo é um dos fundamentos da fé cristã. Sabemos que a vitória de Jesus contra a morte é um fato histórico que sustenta a crença de milhões de cristãos, que reconhecem que o Salvador está vivo e operante no mundo.
No entanto, a ressurreição não é apenas uma doutrina para ser crida. Nós como cristãos precisamos experimenta-la. Precisamos caminhar no poder da ressurreição. Este era o anseio do apóstolo Paulo! Para que ele pudesse conhecer o poder da ressurreição ele abriu mão de muitas coisas que considerava importante. Ele perdeu para ganhar a Cristo! E esta atitude o levou a conhecer o poder da ressurreição.

(1) A Páscoa é um memorial do êxodo histórico de Israel, instituído por Moisés por ordem de Deus. Esse êxodo era uma figura da história da redenção.

(2) Por isso, enquanto os judeus comemoram a libertação da escravidão do Egito, os cristãos comemoram a libertação da escravidão do pecado e da morte espiritual e eterna.

O que significa caminhar no poder da ressurreição?

1.CAMINHAR NO PODER DA RESSURREIÇÃO SIGNIFICA CONFORMAR-SE COM JESUS NA SUA MORTE, PARA VIVER A NOVIDADE DA VIDA RESSURRETA.

(1) Na Páscoa cristã acontecem duas mortes: a do cordeiro, a saber, Jesus; e a morte daqueles por quem ele morreu.

(Rm 6:5-8).
6.5   Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,
6.6   sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;
6.7   porquanto quem morreu está justificado do pecado.
6.8   Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,

(2) Para que experimentemos o poder da ressurreição, precisamos passar pela morte Se quisermos estar “vivos” para Deus, precisamos estar “mortos” para o pecado. (Jo 12:24,25).
12.24   Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
12.25   Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.

(3) Morrer com Jesus, significa morrer para a velha natureza (Cl 3:1-5)

Quais mortes estão precisando acontecer em sua vida, para que você possa viver a novidade da vida ressurreta?

3.1   Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
3.2   Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3.3   porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
3.4   Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
3.5   Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;

“Não basta sair do Egito, é preciso tirar o Egito do coração e tomar posse da terra prometida.”


2.  CAMINHAR NO PODER DA RESSURREIÇÃO, SIGNIFICA EXERCER AUTORIDADE CONTRA O INIMIGO.

(1) Ao celebrar a Páscoa com os discípulos Jesus estabelece uma Nova Aliança, “Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”. Lucas 22:20

(2) Numa aliança, o mais forte protege o mais fraco, e o mais fraco toma a força do mais forte. Assim, também, na cruz Jesus venceu satanás.

(Coloss. 2:14-15)
2.14   tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
2.15   e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

E ao ressuscitar colocou-nos em posição de autoridade contra ele.
(Efésios 2:6).
“e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”

(3) A única forma de perdermos a nossa autoridade contra Satanás e seus demônios  é pelo pecado deliberado. O pecado nos faz vulneráveis a satanás. Mas, a vida de santidade preserva nossa autoridade contra ele.


3. CAMINHAR NO PODER DA RESSURREIÇÃO, SIGNIFICA SER MAIS CIDADÃO DO CÉU QUE DA TERRA.

(1) O cordeiro pascal deveria ser comido às pressas, e todos deveriam estar prontos para marchar deixando o Egito para trás (Ex 12:11).

(2) Assim, somos nós que morremos e ressuscitamos com Cristo. Livres da carne, do pecado e do diabo, como peregrinos na terra, caminhamos rumo à Canaã celestial. E, isso, tem implicações práticas nos nossos valores e prioridades.

(3) Porque nova aliança quer dizer novo compromisso, nova jornada, novo destino. E quem vive na perspectiva do novo, subordina valores terrenos aos valores celestiais, estabelecendo raízes para cima, priorizando as coisas de Deus, buscando as coisas do alto.

(Coloss.3.1)  
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus”.

(Fl 3:20-21)
3.20   Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
3.21   o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

“Se nossa pátria está nos céus, não podemos viver como se fôssemos ficar eternamente aqui.”


4.CAMINHAR NO PODER DA RESSURREIÇÃO, SIGNIFICA SERMOS DISCÍPULOS QUE FAZEM DISCÍPULOS PARA CRISTO.

A morte de Jesus confundiu os discípulos, que tomados de tristeza e medo se recolheram . Até que receberam a notícia do túmulo vazio  e a visita de Jesus ressurreto.

(Jo 20:19-22).
20.19   Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
20.20   E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
20.21   Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
20.22   E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

(Mateus 28:19,20)
28.18   Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
28.19   Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
28.20   ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.


Temos que ter a consciência de que a nossa caminhada no poder da sua ressurreição implica em sermos discípulos que encaram com paixão a nossa missão: fazer discípulos para Cristo em todas as nações.

CONCLUSÃO:

Você também está disposto a caminhar no poder da ressurreição para que as pessoas reconheçam em nós a Jesus?

Pr. Gilberto O. Rehder
Ministração no Domingo de Páscoa
I.M.Catalão


                            


quarta-feira, 16 de abril de 2014

QUERO UM CORAÇÃO QUEBRANTADO 3ª PARTE

Introdução: Este é o terceiro domingo em que estamos aprendendo não apenas a buscar um coração quebrantado, mas também saber as diferenças entre um coração orgulhoso par um coração quebrantado. 


Hoje vamos compreender a quinta diferença. Abra a sua bíblia em 1 Samuel 15:21,22
“Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

5ª DIFERENÇA
V- O CORAÇÃO ORGULHOSO É DESOBEDIENTE A DEUS E AS AUTORIDADES POR ELE CONSTITUÍDAS.
O CORAÇÃO QUEBRANTADO É OBEDIENTE A DEUS E ÀQUELES QUE ESTÃO EM POSIÇÃO DE AUTORIDADE.


A Palavra do Senhor nos diz que Deus tem prazer na obediência! Podemos afirmar com certeza que um coração quebrantado é aquele que aprendeu a obedecer e a se submeter às autoridades por Deus constituídas!

OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR!

Você pode orar bastante, jejuar e realizar muitas obras de caridade, mas se não for obediente você não estará vivendo o melhor de Deus.

Deus sempre chama as pessoas a deixarem a rebeldia e o coração duro para viver uma vida de acordo com a Sua vontade.

Saul tinha tudo para ser um rei bem sucedido aos olhos de Deus, mas ele resolveu fazer as coisas do seu jeito e por isso foi rejeitado pelo Senhor.

Saul abusou de sua autoridade e passou a perseguir a Davi. Davi teve até uma oportunidade de mata-lo; sendo pressionado pelos seus homens para aproveitar a oportunidade de matar Saul na caverna, ele respondeu: "O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele [Saul], pois é o ungido do Senhor" (1Sm 24:6).


A BÍBLIA É CLARA IRMÃOS EM AFIRMAR A NOSSA SUJEIÇÃO ÀS AUTORIDADES: ROMANOS 13:1-7

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” Romanos 13.1-7

A submissão está relacionada ao princípio de autoridade de Deus.

A palavra submissão significa colocar-se sob uma autoridade, obedecer com humildade. Ela é o antídoto para o orgulho, autoafirmação e a indiferença. Pois a submissão nos faz viver em dependência de Deus e conectados aos outros.

Ao falar sobre este assunto, reconheço que há muita resistência.

Estamos submersos numa cultura que valoriza a autonomia, a independência e rebeldia.

Termos como “submissão” e “obediência” produzem nas pessoas uma resistência interior.

Mesmo entre os cristãos vemos uma grande dificuldade de compreender a submissão. Filhos em relação aos pais, alunos com professores, ovelhas com pastores, e daí por diante...

A- UM CORAÇÃO ORGULHOSO TERÁ MUITAS DIFICULDADES COM A SUBMISSÃO!

No entanto amados, é por meio da obediência e submissão que somos abençoados:

B- UM CORAÇÃO QUEBRANTADO ENTENDE QUE A OBEDIENCIA E SUBMISSÃO É UM CAMINHO DE BÊNÇÃOS!

No Salmo 81 vemos o lamento de Deus pelo seu povo. Deus quer abençoar, quer livrar o seu povo, mas não pode porque o seu povo é desobediente, é teimoso.

SALMO 81:8-16
81.8   Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses!
81.9   Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho.
81.10   Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei.
81.11   Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu.
81.12   Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.
81.13   Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!
81.14   Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.
81.15   Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre.
81.16   Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.

Jesus quando olha para Jerusalém, chega a chorar e lamentar porque o seu povo simplesmente não quis ouvir a Deus através de seus profetas e de outros enviados.

 “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” Mateus 23.37

Qual é o tipo de obediência que procede de um coração quebrantado?


1- A OBEDIÊNCIA QUE PROCEDE DE UM CORAÇÃO QUEBRANTADO  É MOTIVADA PELO AMOR.

João 14.21   “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”.

Para o coração orgulhoso a obediência só funciona se for imposta. 

Exemplo: O pai manda o filho sentar senão apanha. Ele senta contrariado, para não apanhar, e diz: "Eu estou sentado, mas por dentro estou de pé."

Esse tipo de submissão não funciona com Deus. Ele considera o coração, e não o que se faz com o exterior.

1 João 4.18   “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”.

Quando você obedece a DEUS por amor você verá que a sua obediência não é algo tão difícil como muitos supõem.

Em 1 João 5.3 lemos assim: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos (pesados).”

Para o coração quebrantado a obediência é motivada pelo amor.

2- A OBEDIÊNCIA QUE PROCEDE DE UM CORAÇÃO QUEBRANTADO É MOVIDA POR FÉ.

Hebreus 11.8   “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”

Quando chamado por Deus, Abraão obedeceu imediatamente. Manifestou sua fé com a ação de obediência à Palavra do Altíssimo.

Deixar a própria terra significava cortar laços e tradições, algo muito raro naqueles dias. Somente pessoas fracassadas ou fugitivas deixavam tudo para trás e se aventuravam em outros lugares.

As pessoas que têm um coração quebrantado são capazes de levar a sua obediência a Deus a extremos porque são movidos por fé.

Muitas pessoas confundem a fé com os sentimentos. Necessitam "sentir a fé" para agir.

Se isso fosse verdadeiro, certamente no caso de Abraão, ele não serviria para ser o pai na fé. Porque sua ação em relação à obediência à Palavra de Deus foi contrária à emoção.

A nossa fé em Deus não pode ser movida a sentimentos, mas na certeza absoluta, na convicção!

Abraão passou pela maior prova de sua fé quando Deus pediu o seu filho Isaque em sacrifício.

Abraão em conflito certamente poderia questionar a Deus por essa ordem.

1- Não havia nenhuma razão vinda de Deus que justificasse tal pedido.

2- Como sacrificar o filho, diante da promessa de se formar uma grande Nação a partir desse filho?

Resposta: A resposta está em Hebreus 11:17-19

11.17 “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas”
11.18 “a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência”
11.19 “porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou”.

"Abraão esperando contra a esperança, creu." (Romanos 4.18)

“Só obedece quem tem fé e só fortalecido na fé quem obedece”.


3- A OBEDIÊNCIA QUE PROCEDE DE UM CORAÇÃO QUEBRANTADO É MOVIDA POR GRATIDÃO.

A pessoa que tem um coração quebrantado, não obedece a Deus para receber, mas, pelo muito que recebeu.

Existe um ladrão da gratidão. Este ladrão chama-se mérito.

Quando você recebe algum benefício, fica alegre. Mas se fez por merecê-lo só estará alegre consigo mesmo e não com aquele que o beneficiou.

Se Jesus pagou o preço para que toda a maldição da morte e do pecado fosse eliminada da minha vida. Eu preciso demonstrar a minha gratidão por tão grande amor obedecendo aos seus mandamentos.
1 Timóteo 1:12-14

1.12   Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,
1.13   a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.
1.14   Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

Paulo obedeceu a Deus atendendo o seu chamado. E ele o fez por gratidão e não por mérito.

Davi reconheceu o valor da sua salvação e pediu o privilégio de poder falar para outras pessoas: "Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos" (Salmo 51:13)

CONCLUSÃO:

O Senhor coloca diante de nós o desafio de sermos obedientes e submissos. Contudo, esta obediência não é cega; ela é inteligente e com as verdadeiras motivações: (1) o amor (2) a fé (3) e a gratidão. Um coração quebrantado tem prazer na obediência e na submissão porque entende que esta é a forma de se relacionar com Deus e com o seu projeto. No domingo que vem vamos encerrar esta série de mensagens falando sobre a última diferença.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração em 13 de abril de 2014







segunda-feira, 7 de abril de 2014

EU QUERO UM CORAÇÃO QUEBRANTADO ( 2ª Parte)



INTRODUÇÃO: No domingo passado começamos a aprender sobre a necessidade que temos de manter o nosso coração quebrantado diante do Senhor. Aprendemos através do Salmo 34:18 e Salmo 51:17, que se quisermos a manifestação da presença de Deus em nossas vidas e agradarmos a Deus teremos que ter um coração quebrantado.

Até aí tudo bem! Mas o nosso maior problema amados não é saber o que precisamos.

O nosso maior problema é que somos orgulhosos demais!

NESTE PROCESSO DE QUEBRANTAMENTO O ORGULHO SEM DÚVIDA ALGUMA SERÁ O MAIOR ADVERSÁRIO A SER VENCIDO.

COMO SABER SE O MEU CORAÇÃO É QUEBRANTADO OU ORGULHOSO?

DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE UM CORAÇÃO ORGULHOSO E UM CORAÇÃO QUEBRANTADO?

1ª DIFERENÇA
I – O CORAÇÃO ORGULHOSO PROCURA FALHAS NOS OUTROS PARA JUSTIFICAR SEU PECADO. O CORAÇÃO QUEBRANTADO TEM UMA PROFUNDA CONVICÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS PECADOS. ( Salmo 19:12-14)


2ª DIFERENÇA
II- O CORAÇÃO ORGULHOSO LOUVA A SI MESMO DESPREZANDO AS PESSOAS QUE NÃO ALCANÇAM O SEU PADRÃO ESPIRITUAL (OU MINISTERIAL). O CORAÇÃO QUEBRANTADO RECONHECE QUE É INDIGNO DIANTE DE DEUS. (Lucas 18:9-14)


3ª DIFERENÇA
III- O CORAÇÃO ORGULHOSO ATRIBUI O SEU SUCESSO PESSOAL SOMENTE AO SEU ESFORÇO PRÓPRIO. O CORAÇÃO QUEBRANTADO ATRIBUI TODAS AS SUAS CONQUISTAS COMO DÁDIVAS DE DEUS. ( Deuteronômio 8:17,18); (Jeremias 9.23,24).

HOJE VAMOS CONHECER MAIS UMA DIFERENÇA:

ABRA A SUA BÍBLIA EM 1 Samuel 25:2-38


4ª DIFERENÇA
IV- O CORAÇÃO ORGULHOSO TEM GRANDES BARREIRAS A RELACIONAMENTOS POR SER INTRATÁVEL, IRRECONCILIÁVEL E IMPLACÁVEL. O CORAÇÃO QUEBRANTADO É MISERICORDIOSO, PERDOADOR E PACIFICADOR.

Em 1 Samuel cap. 25 temos a história de Nabal e sua esposa Abgail.

A BÍBLIA NOS MOSTRA QUE ESTE NABAL ERA ESTE HOMEM INTRATÁVEL - IRRECONCILIÁVEL E IMPLACÁVEL.

Vejamos os versículos 2 e 3:

25.2   Havia um homem, em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
25.3   Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.

Quem era Nabal? Ele era um pecuarista extremamente próspero materialmente, porém a Bíblia o descreve como um homem duro e maligno em todo o seu trato.

a) INTRATÁVEL: Pessoas difíceis de agradar. Para tratar com pessoas assim, é como se estivesse pisando sempre em ovos...
- A Pessoa que tem um coração quebrantado é bem mais fácil de tratar, de agradar, de ter comunhão...

b) IRRECONCILIÁVEL: Que tem dificuldade em perdoar e em admitir os seus próprios erros. O orgulhoso sempre espera que o outro venha lhe pedir perdão quando há desentendimentos. Ele nunca toma a iniciativa.
- A Pessoa que tem um coração quebrantado sempre busca a reconciliação não se preocupando com a atitude da outra pessoa.

c) IMPLACÁVEL: Pessoa cruel, dura, que age com brutalidade estupidez e grosseria. Pessoas assim maltratam desde animais como também as pessoas da própria família sejam com agressão verbal e até mesmo física.
- A Pessoa que tem um coração quebrantado sabe tratar a todos com dignidade e honra.
1 Pedro 2.17   “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei”.


Davi estava fugindo do Rei Saul e foi se esconder no Monte Carmelo. Ali no monte os pastores de Nabal conduziam o seu rebanho e Davi e seus homens os ajudaram durante vários dias. Mas chegou um momento em que Davi precisando de alimento mandou pedir ajuda a Nabal. E que ele respondeu? ( Veja os versos 10 e 11)

25.10  “Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor”.
25.11  “Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?”

A Bíblia diz que Davi se revoltou com o gesto de ingratidão de Nabal e tomado de ira resolveu matar a todos os homens da casa de Nabal. No entanto Abgail (esposa de Nabal) sabendo desta ameaça, por ser uma mulher sábia foi até Davi e o convenceu a não ir adiante com a vingança. Ela agiu como uma pacificadora.

Nos versos 32 e 33 veja o que Davi disse a respeito de Abgail:

25.32 “Então, Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro”.
25.33  “Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse”.

O Missionário Metodista Stanley Jones, fez uma definição bastante interessante sobre os níveis de retribuições existentes na vida.

(1) Existe o nível normal, que é o padrão das pessoas comuns, onde se paga o mal com o mal e o bem com o bem.

(2) Existe o nível cristão, onde se paga o bem com o bem e o mal com o bem.

(3) Existe, o nível demoníaco, onde se paga o mal com o mal e o bem com o mal.

- Nabal agia no nível de retribuição maligno: Por isso, acertadamente a palavra o chama de homem maligno.

- Davi agia no nível de retribuição normal: Davi parte para se vingar de Nabal, ele estava no mínimo baixando ao nível 'normal', das pessoas sem Deus.

- Abgail entretanto age no nível espiritual – porque ela sai em defesa de sua casa. Ela sabia que como mulher não morreria, mas ela arrisca a sua vida por Nabal e por todos os servos de sua casa.  Ela sabia que Davi seria o próximo Rei e por isso evitou que Davi se vingasse por conta própria.

Ela podia agir diferente e aproveitar a oportunidade de se livrar deste marido maligno. Eu fico imaginando: Se Nabal tratava assim a Davi imagina como ele tratava a sua esposa em casa?.

No verso 36 a 38 diz a bíblia que Abgail voltou para casa depois de convencer a Davi de não fazer a justiça com as próprias mãos e Nabal fazia um banquete, como banquete de rei; o seu coração estava alegre e ele totalmente embriagado, pelo que ela não lhe referiu palavra alguma até o amanhecer.

Só pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra. (Literalmente um derrame) Passados uns dez dias, feriu o SENHOR a Nabal, e este morreu”.

- NABAL É A REPRESENTAÇÃO FIEL DE UM CORAÇÃO ORGULHOSO: INTRATÁVEL, IRRECONCILIÁVEL E IMPLACÁVEL.

- ABIGAIL POR SUA VEZ REPRESENTA AS PESSOAS QUE TÊ UM CORAÇÃO QUEBRANTADO: PESSOAS MISERICORDIOSAS, PERDOADORAS, PACIFICADORAS...


"PORQUE O JUÍZO É SEM MISERICÓRDIA PARA COM AQUELE QUE NÃO USOU DE MISERICÓRDIA. A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO" (Tia.2:13)


Aquele que não usou de misericórdia não pode esperar um julgamento misericordioso.


P: O que é misericórdia? Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter a capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.

Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão.

Misericórdia Divina é Deus perdoar os pecados, apesar das faltas cometidas pelos pecadores. É a libertação do julgamento.

Mateus 5.7   “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.

CONCLUSÃO: Hoje é a Ceia do Senhor. Quando a celebramos trazemos à nossa memória a maior manifestação da misericórdia do Senhor por nós. Se neste momento o seu coração está pesado por alguma mágoa ou se você tem agido como um Nabal em seus relacionamentos, peça perdão ao Senhor e a pessoa que você tem magoado! Peça ao Senhor que quebrante o seu coração. Se o teu coração tem sido quebrantado como o de Abgail, mantenha-o assim e espere pela justiça de Deus em sua vida.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração: Culto de Celebração da Ceia do Senhor
06 de abril 2014.









terça-feira, 1 de abril de 2014

EU QUERO UM CORAÇÃO QUEBRANTADO!

“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”. Salmo 34.18 

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito,  não o desprezarás, ó Deus”. Salmo 51.17.  

Introdução:
Os dois textos que acabamos de ler foram escritos por Davi em um momento de arrependimento e confissão de pecados. Davi com certeza foi o Rei mais importante da nação de Israel, mas não foi pela sua posição de rei que se destacou. Na realidade o que fez diferença na vida de Davi foi a declaração de Deus sobre ele em Atos 13:22 “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”. Davi então se tornou conhecido como o HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.

P: Porque Davi recebeu de Deus este título?

R: Por perfeição sabemos que não é, pois Davi teve muitos pecados.

Resposta: Para mim a resposta a esta pergunta está no fato de que Davi manteve o seu coração quebrantado diante de Deus. Ele não permitia que o seu coração se endurecesse e ficasse por muito tempo longe do Senhor. Ele se relacionava com Deus de todo o seu coração.

“A primeira coisa que deve ser entendida é que o nosso relacionamento com Deus começa no coração e se mantém pelo coração”. 

O coração sempre ocupou um lugar central na relação entre Deus e o homem.

P: No sentido bíblico qual o significado do coração?

Resposta: O coração é o centro nervoso da vida espiritual.

a) Por ser o coração centro nervoso da vida espiritual ele precisa ser guardado (protegido, cuidado..)

Provérbios 4.23  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

b) Por ser o coração centro nervoso da vida espiritual é com ele que devemos buscar a Deus se quisermos encontra-lo.

Jeremias 29.13 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.

c) Por ser o nosso coração centro nervoso da vida espiritual ele precisa ser totalmente entregue ao Senhor.

Provérbios 23.26  “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos”.

Em Marcos 7:21-23 Jesus fala que todos os males vêm de dentro do coração do homem e o contaminam.

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura . Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”

Este coração contaminado e endurecido pelo pecado precisa ser quebrantado. Entenda isso meu amado: a única forma de você ter Deus por perto de sua vida e de agradar a Deus é por meio de um coração quebrantado!

QUEBRANTADO =  significa enfraquecido, abatido, sem forças. É o particípio passado do verbo “quebrantar” cuja origem etimológica é do latim “crepare” que significa “quebrar”, “estalar”, “rachar”.

Quando você entrega o seu coração a Cristo, você dá o primeiro passo para quebrantar o seu coração.

Ao entregar o seu coração ao Senhor Jesus você reconhece que não tem forças para vencer o pecado e agradar a Deus. Então você se rende ao Senhor porque chegou à conclusão que não consegue se salvar.

(1) MAS ESSA ENTREGA É APENAS O PRIMERO PASSO PARA O QUEBRANTAMENTO.

(2) AGORA EU PRECISO ENTENDER QUE O SENHOR COMEÇA EM MEU CORAÇÃO UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. EU PRECISO ME RENDER A ESTE PROCESSO.

2 Coríntios 3.18   “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

O objetivo principal de se ter um coração quebrantado é nos transformar (ou nos moldar) à semelhança de Jesus Cristo.

Sendo assim, o meu comportamento sofrerá mudanças. Certas atitudes que tínhamos antes de conhecer a Jesus que são incompatíveis com a Palavra de Deus deverão ser abandonadas.

(3) NESTE PROCESSO DE QUEBRANTAMENTO O ORGULHO SEM DÚVIDA ALGUMA SERÁ O MAIOR ADVERSÁRIO A SER VENCIDO.

COMO SABER SE O MEU CORAÇÃO É QUEBRANTADO OU ORGULHOSO?

CINCO DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE UM
CORAÇÃO ORGULHOSO E UM CORAÇÃO QUEBRANTADO

Hoje iremos ver apenas as três primeiras diferenças!


I – O CORAÇÃO ORGULHOSO PROCURA FALHAS NOS OUTROS PARA JUSTIFICAR O SEU PECADO.O CORAÇÃO QUEBRANTADO TEM UMA PROFUNDA CONVICÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS PECADOS.

( Salmo 19:12-14)
19.12   Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.
19.13   Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.
19.14   As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!

Atitudes diante do pecado:

(1) Relativizar – Hoje os tempos mudaram...O que é pecado para você não é pecado para mim...
(2) Racionalizar – É encontrar uma razão para continuar pecando.
(3) Ocultar – Tem irmãos que estão se escondendo de Deus. Qual é o seu medo? O medo de Deus rejeitar você? O medo de Deus não o aceitar mais? Portanto quando você pecar não corra de Deus. Corra para Deus. 
(4) Transferir - COLOCAR A CULPA NOS OUTROS : A pessoa que chega diante de Deus culpando os outros, não tem restauração. Quem é restaurado? Aquele que chega diante de Deus com humildade e diz: “ Senhor eu pequei, e preciso da sua misericórdia!”
(5) Arrepender-se – é o reconhecimento do pecado e consequentemente o abandono daquilo que fere o coração de Deus.

Davi quando pecou teve uma profunda consciência de seu pecado e realmente se arrependeu (Salmo 51).

Vamos ler apenas os 4 primeiros versículos:
51.1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
51.2   Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
51.3   Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
51.4   Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.


II- O CORAÇÃO ORGULHOSO LOUVA A SI MESMO DESPREZANDO AS PESSOAS QUE NÃO ALCANÇAM O SEU PADRÃO ESPIRITUAL (OU MINISTERIAL). O CORAÇÃO QUEBRANTADO RECONHECE QUE É INDIGNO DIANTE DE DEUS.

(Lucas 18:9-14)
18.9   Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:
18.10   Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
18.11   O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;
18.12   jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
18.13   O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
18.14   Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.

João Batista: Um exemplo de um líder cujo o poder não subiu em sua cabeça:
João 3:30 “Convém que Ele cresça e que eu diminua.”
Lucas 3.16   “disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

Jesus reconheceu a João Batista como um grande profeta (Talvez o maior). João Batista não realizou nada extraordinário, não fez nenhum milagre e nem manifestou um dom especial; mas ele era fiel ao seu chamado!

Mateus 11:7-11
11.7   Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
11.8   Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais.
11.9   Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.
11.10   Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.
11.11   Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.

2 Coríntios 10.18 “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva”.


III- O CORAÇÃO ORGULHOSO ATRIBUI O SEU SUCESSO PESSOAL SOMENTE AO SEU ESFORÇO PRÓPRIO. O CORAÇÃO QUEBRANTADO ATRIBUI TODAS AS SUAS CONQUISTAS COMO DÁDIVAS DE DEUS.

( Deuteronômio 8:17,18)
8.17   Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
8.18   Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.


Jeremias 9.23,24 “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”.

2 Coríntios 5:18 e 19 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.”


João 3.27   “Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada”.

Temos que ter a consciência que a sabedoria, a força, o sucesso e nossas conquistas são dádivas de Deus. 

Quem nos deu a inteligência? Quem nos dá a saúde e a vida?..

No próximo domingo, vamos conhecer as outras duas diferenças entre um coração orgulhoso e um coração quebrantado...

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração Culto dia 30/03/2014