segunda-feira, 11 de julho de 2016

ÂNCORAS SEGURAS NA TEMPESTADE


TEXTO: Atos 27:29.
“E, receosos de que fôssemos atirados contra lugares rochosos, lançaram da popa quatro âncoras e oravam para que rompesse o dia”.

Introdução:
Segundo o contexto do texto em que acabamos de ler, o apóstolo Paulo foi preso por pregar o evangelho em Jerusalém e estava agora partindo para Roma, sob a guarda Romana onde seria julgado pelas autoridades.
Na viagem de Creta a Malta, a bíblia diz  que uma tempestade na forma de vento nordeste, chamado Euro-Aquilão( verso 14  ), soprou das montanhas de Creta apanhando o navio e atirando-o à deriva por vários dias.

Sabe o que eu aprendi aqui amados; é que tempestade tem nome (Euro-Aquilão) = vento nordeste (João Wesley) “Esses ventos furiosos são agora chamados levantino: ventos do levante, e sopram em todas as direções do nordeste ao sudoeste”

Qual é o nome de seu Euro-Aquilão? – São as perseguições?  Injustiças?  Traição? as enfermidades? O desemprego? As dívidas? As rejeições?, Perdas?, Humilhação?

O que você tem feito quando a tempestade aparece pra você? Você se apoia em Deus ou entra em pânico?  

A Bíblia diz que entre os que estavam no Navio, só o Apóstolo Paulo não havia se desesperado. E no verso 29 nos diz: “E receosos de que fôssemos atirados contra lugares rochosos, lançaram da popa quatro âncoras, e oravam para que rompesse o dia.”

Paulo possuía mais que âncoras físicas. Em oração, ele lançou as verdadeiras âncoras em meio às tempestades.

Todos nós sabemos que uma âncora é um pesado artefato de ferro de segurança preso a uma corrente, que quando acionado cai com uma grande força em direção ao fundo do mar.
         
As âncoras têm a finalidade de firmar os navios com segurança, seja no porto seja no mar. ( elas dão estabilidade a embarcação)

O TEXTO NOS DIZ QUE ELES LANÇARAM PARA O MAR QUATRO ÂNCORAS.

Nesta noite eu quero compartilhar sobre as quatro âncoras espirituais que dão estabilidade à nossa vida em meio às tempestades:

1-    A ÂNCORA DA CONFIANÇA.
(Atos 27:25) – “Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; pois em confio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito”.

Existem dois tipos de confiança: 1- No homem  2- em Deus
Jeremias 17:5-8
  “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”
6    “Porque será como o arbusto solitário no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável”.
7    “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR”.
8     “Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se perturba, nem deixa de dar fruto”.

O que acontece quando confiamos no Senhor?

a)    Deus Intervém em nossa tempestade:  E a Bíblia diz isto: “Fiel é Deus que não deixará que sejais tentados acima do que podeis suportar. Antes com a tentação dará também a saída (um escape) para a possais suportar”.. Se você está no meio de uma tempestade não desanime. Deus está chegando nesta hora para te socorrer!!

b)   Deus Faz cessar o medo. Lemos no versículo 24 o Senhor diz a Paulo: “Paulo não temas”. Há 487 mandamentos de Jesus no Novo testamento, tanto em forma direta como em forma indireta, e deste o mais repetido é não temas. Aquele que confia não teme porque sabe que Deus age. Paulo não temas. Ele chega e põe ordem no caos.

- O maior caos na nossa vida de uma pessoa não é a tempestade em si, mas é falta da presença de Deus! É a falta da comunhão com Deus!

2-    A ÂNCORA DA ESPERANÇA.
(Hebreus 10:23) -  “Guardemos  firmes a confissão da esperança; sem vacilar pois quem fez a promessa é fiel”.

(Romanos 8:24) -  “Porque na esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?

Qual a diferença entre colocar a confiança em Deus e colocar a esperança em Deus.

Colocar a confiança em Deus é crer no amor, na fidelidade e na bondade de Deus por nós. ( É crer no que Deus é para mim)

Colocar a esperança em Deus é esperar por suas promessas, e saber que a Sua Palavra em nossa vida se cumprirá.

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”Sl 62.5

Há muitos salmos que nos exorta dizendo “Espera no Senhor.”

3-    A ÂNCORA DO PROPÓSITO.
Deus tem um propósito a se cumprir e diz a Paulo no versículo 24: “é preciso que compareças perante César”.

Paulo sabia que sua obra não estava ainda terminada. Ele devia ir à presença de César. Deus terminaria o que havia começado.

"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:6

Deus tem um propósito para a nossa vida e este propósito cumpre-se no tempo certo e no momento certo.

Às vezes o propósito de Deus não é do jeito que agente espera.

Deus pode permitir o choro, mas depois consola,

Ele pode permitir a dor, mas depois Ele cura,
Ele pode permitir a prova, mas a recompensa chega no final já com vitória.
A tua vida esta no controle de Deus, tua casa esta no controle de Deus.

(Romanos 8:28)“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

“O PROPÓSITO NOS LIBERTA DOS TEMORES E NOS DÁ CORAGEM.”

4-    A ÂNCORA DA COMUNHÃO.
(Atos 27:24) – “Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo”.

Aqueles que aceitaram a mensagem de Paulo estavam com ele. Deus permitiu que Paulo entrasse naquela embarcação para que houvesse salvação de almas e depois comunhão! 

Amados, Deus sempre provê nos momentos mais difíceis de nossa vida pessoas que nos ouvirão, que nos compreenderão. Pessoas que nos apóiam e que nos amam.

Além da presença de Deus podemos contar com o apoio do Corpo de Cristo nos momentos difíceis de nossa vida!

Salmo 133

1     OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
2     É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
3     Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.


CONCLUSÃO

(Naum 1:3b) – “..o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” .



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração: 10/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário