sexta-feira, 8 de julho de 2016

PARA NÃO DESISTIR 2ª PARTE


(Josué 14.6-15)
6 Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.
7 Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.
8 Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus.
9 Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus.
10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.
11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.
13 Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.
14 Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.
15 Dantes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba; este Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.

Introdução: Na semana passado o Senhor nos deu uma palavra sobre perseverança. Falamos sobre não desistirmos daquilo que sabemos ser a vontade de Deus para as nossas vidas, com base na vida de José.

Através da vida de José, extraímos três princípios que devemos ter em nossa mente e em nosso coração na hora em que pensarmos em desistir.

1° PARA NÃO DESISTIR TENHA SEMPRE A CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE DEUS CONTIGO!

Gênesis 39:3 “Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos”

2° PARA NÃO DESISTIR CONCENTRE-SE EM SER APROVADO POR DEUS.

Olhando para a vida de José percebemos que em todas as provas que passou ele foi aprovado por Deus! Diante das situações de injustiça que passou, desenvolveu uma capacidade tremenda de autocontrole.

3° PARA NÃO DESISTIR ESPERE O TEMPO DA PROMOÇÃO DE DEUS.

Aprendemos com José que a auto promoção Jamais Substitui a promoção Divina! José teve que aprender a esperar pacientemente o TEMPO de Deus promovê-lo.

Hoje eu gostaria de continuar neste mesmo assunto, mas, com um personagem bíblico diferente. Trata-se de Calebe.

Quem era Calebe?

Embora Calebe não fosse tão conhecido como José, ele foi também reconhecido como um homem de grande perseverança.

Quando tinha 40 anos, foi escolhido para representar a tribo de Judá na missão dada por Moisés de espiar as terras de Canaã.

Calebe fazia parte dos 12 homens escolhidos, um de cada uma das tribos de Israel.

A bíblia diz que estes homens partiram de Cades Barnea, passaram por Hebrom e chegaram ao riacho de Escol; lá apanharam um cacho de uvas tão grande que precisou ser carregado por dois homens. Além das uvas eles levaram também romãs e figos!

Quando retornaram, 40 dias depois de espiar a terra, mostraram o fruto da terra e deram o seguinte relatório a Moisés, a Arão, e a toda a congregação: (Números 13:27-29)

27 Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela.
28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque.
29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.

No versículo 30 nos diz que Calebe então fez calar o povo e diz:

Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.

Mas a sua voz foi ignorada e a bíblia diz que...

31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.

Enquanto Calebe olhava para as promessas de Deus! Os demais espias olhavam para os obstáculos! Enquanto Calebe confiava em Deus os espias se entregaram à incredulidade e às impossibilidades!

Em outros textos, vemos que apenas Josué (que era da tribo de Efraim) ficou ao lado de Calebe não se rendendo ao pessimismo dos espias.

No entanto amados, toda a congregação de Israel se rendeu às palavras da maioria dos espias e caíram em um desespero terrível!

ELES GRITARAM, CHORARAM A NOITE TODA, MURMURARAM CONTRA MOISÉS E QUASE OS APEDREJARAM!

Deus, porém interviu com a manifestação de Sua Glória impedindo que os apedrejassem!

Diante da incredulidade do povo, o Senhor não permitiu que a nação toda possuísse a terra de Canaã. Somente dois, Calebe e Josué herdaram a promessa de Deus e entraram na terra prometida.

Com o texto que li no início (Josué 14:6-15) eu quero destacar algumas qualidades que Calebe demonstrou ter durante os anos em que levou para receber a herança.

1- CALEBE ERA PORTADOR DE BOAS NOTÍCIAS.
(verso 7) “Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração”.

A bíblia diz que a boca fala o que está cheio o coração! (Mateus 12:34b)

O que Calebe sentia em seu coração? Com certeza amados, ele sentia esperança!

Enquanto os demais espias sentiam medo e pavor e por isso falaram do tamanho dos problemas que teriam de enfrentar para possuir a terra.

Calebe só falava da oportunidade que eles tinham de possuir a sua herança no Senhor! Porque ele tinha esperança!

Que tremendo desafio é esse que temos em nossos dias!

Sermos portadores de boas novas! Levarmos esperança às pessoas ao nosso redor!

Isaías 40.9 diz: “Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto! Tu, que anuncias boas-novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus!”

Erga a sua voz, proclame Jesus, creia nas bênçãos que este nome traz para a sua vida.

Vale a pena encher a boca de boa notícia ainda que tudo pareça fora do lugar na sua vida.

Isaías 52.7 diz: ” Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”

“Não haverá esperança para o mundo se todos os crentes não se dispuserem a falar das boas novas do evangelho”.

2- CALEBE TEVE UMA VISÃO SAUDÁVEL DE SI MESMO.
Calebe tinha os olhos bons e consequentemente todo o seu corpo, aspirações, motivações, ações, decisões eram luz.

Em Mateus 6:22 Jesus disse: “Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz”.

Quando Calebe contemplou a terra, ele viu os gigantes (anaquins), os homens valentes, mas ele não se viu como um gafanhoto!

No entanto, a maioria dos espias se via como gafanhotos!

Números 13: 33 os espias diziam “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos”.

Quem eram os 10 espias de Israel?
- Eles eram príncipes, nobres, homens de valor.
- Foram escolhidos criteriosamente por serem fortes, inteligentes, líderes.
- Representantes ilustres de suas tribos.

Como eles se sentiam?
- Eram príncipes, mas sentiram-se diminuídos diante dos gigantes.
- Eram nobres, mas sentiram-se desprezíveis.
- Eram valorosos, mas sentiram-se como PEQUENOS GAFANHOTOS!

Como eles olharam as coisas? Pelo avesso. Enxergaram as coisas como o inimigo queria que enxergassem.

Cuidado amados!: Não veja as circunstancias sob a ótica de Satanás, que é uma ótica de derrota, de fracasso, pessimismo, de desanimo, de revolta, e sensação de que tudo esta perdido.

Peça a Deus!: “Senhor abre meus olhos (ou cure os meus olhos) para que eu veja esta situação do modo como o Senhor a vê, com uma visão de vitória, e fé que remove montanhas”!

3- CALEBE MANTEVE A PROMESSA VIVA DENTRO DE SI MESMO.
(versículos 7, 8 ) “Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.
“Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus”.
(versículos 10:11)
10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.
11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.

Calebe tinha uma promessa que havia recebido 45 anos atrás! E essa promessa continuava viva em seu coração!

Esta promessa é relatada em Deuteronômio 1:35,36

35 “Certamente, nenhum dos homens desta maligna geração verá a boa terra que jurei dar a vossos pais,”
36 “salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao SENHOR”.

Temos conservado viva também a nossa promessa? Ou será que a matamos em nossos corações?

Manter a promessa viva em nossos corações significa confiar naquele que fez a promessa, ainda que o tempo seja maior que o esperado.

Agora com 85 anos ele ainda estava “inteirão”. O deserto e as lutas que passou não afetaram o seu vigor. O tempo de espera não o desanimou!

10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.
11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.

Qual o segredo (MANTER VIVA A PROMESSA NO CORAÇÃO)

CONCLUSÃO:

Dentre os muitos resultados alcançados por Calebe, dois são extremamente fortes e suficientes para nos convencer de que vale a pena desenvolver em nós as características dele.

(1) Calebe recebeu Hebrom como herança (VS. 12 a 14)
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.
13 Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.
14 Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.

Hebrom era uma terra privilegiada. Era o cumprimento da promessa. Calebe conquistou um território de excelência. Deus tem sempre o melhor pra nós.

(2) Calebe viveu numa terra de paz! (vs.15)

15 “Dantes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba; este Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra”.

É importante que saibamos que o monte na qual esta cidade era edificada ainda era habitado pelos anaquins, filhos de Enaque, um povo temido, povo de guerra e de alta estatura.

No entanto foi esta a terra que Calebe herdou como herança do Senhor e esta terra se transformou em uma terra de paz!

PARA NÃO DESISTIR PRECISAMOS PERSEVERAR, PERMANECER E NOS FIRMAR NAS PROMESSAS DO SENHOR ACONTEÇA O QUE ACONTECER!



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Culto de Libertação
Igreja Metodista em Catalão-GO 








Nenhum comentário:

Postar um comentário