segunda-feira, 4 de julho de 2016

TRÊS DECISÕES PARA SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Texto: Daniel 6:1-23

Introdução: O texto que acabamos de ler vemos o rei Dario constituindo sobre o seu reino 120 sátrapas, três presidentes e um deles sobre todos os demais que se reportaria diretamente ao rei.

A bíblia diz que Daniel estava entre estes líderes e sobrepujava a todos os demais porque nele, diz a Bíblia, havia um espírito excelente – vs. 3.

Este espírito excelente que havia em Daniel (que era a presença do Espírito de Deus) certamente o tornou mais sábio e capaz na administração do Império, que todos os outros líderes da Babilônia. 

Importante! Daniel foi levado ainda jovem ao cativeiro babilônico e lá viveu até ao final de sua vida. Mas já na sua juventude ele e seus amigos se destacaram por ter uma postura firme de não se contaminarem com a cultura babilônica. Com esta postura, Deus foi honrando a Daniel cada vez mais!

Agora, Daniel está já com seus 85 anos de idade, mas como se percebe, ele ainda estava firme e produtivo.

O rei Dario (dos Medos) que havia acabado de tomar o poder da Babilônia depois da morte de Belssazar (cap. 5:30,31) tinha 62 anos de idade. Ele havia percebido que havia em Daniel esta capacidade de administrar o reino mais que os outros sábios em Babilônia.

Daniel neste ponto de sua história, de sua trajetória, poderia rejeitar este chamado do rei, penso eu. Ele poderia estar satisfeito consigo mesmo. (QUEM SABE PENSANDO NA SUA APOSENTADORIA)

Mas a Palavra do Senhor nos mostra que Daniel jamais se acomodou, ele jamais entrou em uma zona de conforto.

Aprendemos com Daniel que nunca devemos chegar a um ponto de nossa vida, onde estamos totalmente satisfeitos com nossa caminhada com Cristo.

Muitos de nós amados, precisamos sair de nossa zona de conforto. SAIR DA ZONA DE CONFORTO Significa deixar o comodismo e ir onde Deus quer que estejamos.

“Quando você se tornar complacente com sua vida de oração, com a missão que Ele te deu e satisfeito com seu pequeno progresso espiritual, você precisa sair da zona de conforto com urgência”.

Creio amados que o segredo que fez de Daniel uma homem que jamais se acomodou, que jamais entrou em uma zona de conforto foram as decisões firmes que ele tomou.


1. PRIMEIRA DECISÃO:
 DANIEL ESCOLHEU CARÁTER ACIMA DO CONFORTO.

Em um curto período de tempo, Daniel desenvolveu uma reputação. Ele era conhecido por ser honrado e ético.

A inveja tomou conta de todos os presidentes e dos príncipes e juntos buscaram de todas as formas encontrarem uma forma de acusa-lo, uma brecha que pudessem denuncia-lo, mas a bíblia diz que até mesmo os inimigos de Daniel o encontraram digno de confiança (vs 4).

4 “Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa”.

Infelizmente, estamos vivendo em uma época em que é extremamente fácil de comprometer a nossa integridade.

É fácil comprometer a nossa virtude, especialmente quando este tipo de comportamento tornou-se a norma aceita na sociedade.

Por isso eu quero te motivar nesta noite a escolher ser uma pessoa de caráter acima de qualquer conforto.

Às vezes queremos assumir uma postura confortável diante de pessoas e amigos porque não queremos desagradá-las, mas não tememos desagradar a Deus!

O Senhor nos chama para lutar pela pureza ética e moral!

Como Daniel, esteja disposto a ser diferente.

Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Daniel escolheu caráter acima do conforto. Ele teve a coragem de ser diferente.


2. SEGUNDA DECISÃO:
DANIEL ESCOLHEU A DISCIPLINA ACIMA DA DESORDEM.

Entre outras coisas que aprendemos aqui é que Daniel tinha uma vida de oração disciplinada.

No v.10 lemos: “três vezes por dia ele ficava de joelhos e orava, dando graças ao seu Deus”.

A razão pela qual algumas pessoas tem sucesso enquanto outras falham tem pouco a ver com habilidades.

A maioria dos nossos fracassos pode ser atribuída a uma falta de disciplina. É preciso disciplina, para poder sobressair. (disciplina de oração= intimidade com Deus)

Algumas áreas onde a maioria de nós precisa de maior disciplina.

A. Primeiro, precisamos controlar nossa língua. Mais pessoas são mais  atropeladas por fofocas do que por automóveis.

Embora muitos considerem fofoca menor pecado do que o assassinato, a fofoca pode matar amizades, perturbar uma família, dividir uma igreja, assassinar uma pessoa de caráter.

Alguém disse uma vez: “Grandes mentes discutem ideias, mentes médias discutem eventos, mentes pequenas discutem pessoas”. Todos nós devemos aprender a disciplinar nossa língua.

B. Em segundo lugar, precisamos de mais disciplina em nossa vida devocional.
Eu me pergunto:

(1) Será que temos o direito de reclamar sobre a ausência de oração em nossa igreja, quando há uma ausência de oração em nossa casa?

(2) O que adianta carregar a nossa Bíblia em público e negá-la na privacidade de nossas próprias vidas?

C. Terceiro, precisamos de uma vida na igreja mais disciplinada.

Em mais de 30 anos servindo ao Senhor, eu aprendi como é importante a igreja para o meu crescimento e estabilidade espiritual. Na verdade, eu aprendi que eu preciso da igreja muito mais do que a igreja precisa de mim.

·         Eu preciso estar congregando para que as minhas percepções da vida possam ser contestadas e confrontadas com a Palavra de Deus.  

·     Eu preciso estar congregando em um ambiente que me oferece a oportunidade de aprender e utilizar meus dons espirituais.

·         Eu preciso estar envolvido em uma igreja onde eu sou responsável por meus atos... um lugar onde eu possa receber sabedoria divina.

·         Eu também preciso estar em comunhão com as pessoas que mantêm os mesmos valores que eu abraço.

·         Eu preciso estar envolvido em uma igreja onde eu posso ser encorajado quando eu sinto vontade de desistir... um lugar onde os outros vão orar por mim quando eu estou muito desanimado de orar por mim mesmo.

Daniel se destacou porque ele escolheu a disciplina sobre a desordem.

3. TERCEIRA DECISÃO:
DANIEL ESCOLHEU A FIDELIDADE ACIMA DA FACILIDADE.

Um nova lei havia sido emitida para pegar a Daniel em sua devoção a Deus.

5 Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus.
6 Então, estes presidentes e sátrapas foram juntos ao rei e lhe disseram: Ó rei Dario, vive eternamente!
7 Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores concordaram em que o rei estabeleça um decreto e faça firme o interdito que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
8 Agora, pois, ó rei, sanciona o interdito e assina a escritura, para que não seja mudada, segundo a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.
9 Por esta causa, o rei Dario assinou a escritura e o interdito.

·         Ninguém tinha permissão para orar durante os próximos 30 dias e quem fosse pego fazendo isso seriam lançados na cova dos leões.

·         Esta lei era nada mais do que uma cortina de fumaça que algumas pessoas estavam usando para pegar Daniel em apuros porque sabiam que Daniel nunca iria parar de orar.

·         Versículo 10 diz: “Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer” Daniel 6:10

Estou convencido de que Daniel não estava realmente interessado em tornar-se almoço de domingo para o clube dos leões.

Mas quando confrontado com uma decisão, ele escolheu a fidelidade sobre a facilidade.

A primeira fidelidade de Daniel era para com Deus.

(1) A nossa fidelidade a Cristo é mais importante do que as nossas ambições?

(2) É Deus mais importante para você do que a aceitação dos seus amigos?

(3) É Cristo é mais precioso do que a busca do poder ou posses?

JESUS É MELHOR

Jesus é melhor, sim, que ouro e bens.
Jesus é melhor do que tudo que tens;
Melhor que riquezas e posições;
Melhor muito mais do que milhões

CORO:
Pode ser um rei com poder nas mãos,
Mas do mal escravo, sim.
Mil vezes prefiro o meu Jesus,
E servi-lo até o fim.

Quando confrontado com uma opção, Daniel escolheu ser fiel do que a própria vida.

Daniel estava determinado a servir a Deus, independentemente das consequências.

Davi foi lançado sim na cova dos leões! O rei estava triste com aquela situação e depois de uma noite sem dormir foi a cova do leões:

20 Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?

21 Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive eternamente!

22 O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum.

23 Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.
 
Eu amo o versículo 23: “Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus”. Daniel 6:23.

Conclusão: Como podemos sair da zona de conforto? Da mesma forma que Daniel :
1. Escolher caráter acima do conforto
2. Escolher a disciplina acima da desordem
3. Escolher a fidelidade acima da facilidade.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Culto de Celebração da Ceia do Senhor
02.07.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário