sexta-feira, 15 de julho de 2016

CONTETAMENTO OU INSATISFAÇÃO?


Texto: Filipenses 4:10-13

4.10   Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
4.11   Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
4.12   Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
4.13   tudo posso naquele que me fortalece.

Introdução: Ao escrever a sua Epístola aos Filipenses, o Apóstolo Paulo falou sobre a importância do contentamento e revelou que isto é uma virtude que devemos APRENDER.

Como Paulo, precisamos aprender a viver contente em várias situações da vida. Mas geralmente (infelizmente) não é isso que acontece!

O contentamento não aparece na nossa vida em um passe de mágica! Ele não acontece por meio da oração de imposição de mãos, ou unção com óleo. ELE DEVE SER APRENDIDO!

"Grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes" (1 Timóteo 6:6-8).

Pergunta: Estamos nós satisfeitos (contentes) com aquilo que Deus tem nos dado? Estamos contentes com Deus? Estamos contentes com as pessoas ao nosso redor?

Definição: A insatisfação é um estado permanente de descontentamento consigo mesmo, com Deus, com outras pessoas ou coisas.

Ao preparar esta palavra percebi que a insatisfação é a maior inimiga da paz interior, da alegria no Espírito Santo e do relacionamento com as pessoas!

Quando o povo de Deus foi liberto da escravidão, no Egito, toda aquela geração pereceu no deserto porque constantemente estavam insatisfeitos e passaram a murmurar da vida sistematicamente.

Por estas razões eles acabam "morrendo no deserto".  

MAS O QUE É CONTENTAMENTO? A definição de contentamento a partir de uma perspectiva bíblica é: "Uma satisfação interna que não requer mudança nas circunstâncias externas" — Dicionário Bíblico de Holman.

É assim que o senhor quer que nós vivamos, amem!


Paulo disse: Porque eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação!

Quando examinamos o contexto desta afirmação feita por Paulo, percebemos que ele estava em tribulação. Ele foi preso por pregar o evangelho e agora estava passando por necessidades materiais. (vs10)

Os irmãos intervieram com uma ajuda. Eles enviaram a ele uma oferta amorosa para o seu sustento!

Em vez de reclamar da sua privação ele demonstra gratidão a Deus e a esses irmãos!

Com o apóstolo Paulo vamos aprender onde deve estar firmado o nosso contentamento:

ONDE DEVE ESTAR FIRMADO O NOSSO CONTENTAMENTO?

O nosso contentamento deve estar firmado na:
1- NA CONFIANÇA NA PROVIDÊNCIA DE DEUS.
4.10   Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.

Paulo tinha confiança paciente na providência soberana de Deus. Ele não se entregava ao pânico. Paulo estava certo de que, no devido tempo, Deus resolveria essa situação e suas necessidades seriam satisfeitas.

Hoje podemos ter essa mesma certeza. Tudo já está sob controle, nas mãos de alguém muito maior que do que você ou eu.

Paulo estava contente porque tinha confiança na providência de Deus. Essa confiança, porém, nunca o levou a uma atitude passiva:

2 Tessalonicenses 3,7-8 “pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós”.

O exemplo da vida de Paulo ao longo do Novo Testamento é este: trabalhe o máximo que puder e fique contente por Deus estar no controle dos resultados.

Devemos saber que Deus já nos deu coisas mais importantes do que bens materiais. Deus já nos deu tudo. Ele nos deu o seu Filho. Deu-nos a salvação. Deu-nos o seu Reino. Nós somos ovelhas do seu rebanho, fazemos parte da sua família. Se ele já nos deu o maior, não nos daria o menor.

“Aquele que não poupou ao seu próprio Filho, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8:32).

O nosso contentamento deve estar firmado na:
2- NA GRATIDÃO COM O POUCO OU COM MUITO.
Aqui está outro segredo para o contentamento na vida de Paulo: “Não por causada pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação...” “já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez”;

a- Gratidão na Fartura; Gratidão na Fome.
b- Gratidão na Abundância; Gratidão na escassez.

Quando somos gratos na fartura ou na abundância não permitiremos que o nosso coração seja endurecido pelo materialismo! Não nos esqueceremos de Deus.

Quando somos gratos na escassez não permitiremos que o nosso coração fique amargurado contra Deus e as pessoas.

Todos nós cristãos deveríamos ter a consciência de que ter a Cristo é muito mais do que ter um milhão de reais!

As pessoas de nosso tempo não estão contentes – seja com pouco, seja com muito. A experiência parece demonstrar que, quanto mais as pessoas têm mais descontentes estão.

(Provérbios 30:7-9)
30.7   Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra:
30.8  afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;
30.9   para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.

O nosso contentamento deve estar firmado na:
3- NA SUPERAÇÃO DAS DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS.
4.12   “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência..”

1- Na circunstância da humilhação. Nesta vida precisamos aprender também a sermos humilhados e nos humilharmos na presença de Deus.

Mateus 23.12   “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”.

Imaginem Paulo na Prisão! A prisão poderia ter sido frustrante para um homem que passou sua vida viajando para pregar o evangelho e para visitar os irmãos. No entanto, Paulo declarava que sua prisão tinha feito o evangelho progredir ainda mais (veja Filipenses 1:12-14).

12 “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;”
13 “de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;”
14 “e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus”.

2- Na circunstância de honra. Nesta vida precisamos aprender também a sermos honrados, sem que isso suba a nossa cabeça.

Há por exemplo pessoas que não sabem lidar com o poder e com o sucesso. Quando são colocados em posição de liderança se tornam arrogantes...

Deuteronômio 8:17,18

8.17 “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”.
8.18  “Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê”.

Deus usará as diversas circunstâncias de nossa vida para nos dar maturidade espiritual.

Mas esta maturidade só virá se aprendermos a lidar com as circunstâncias ruins como boas. 

“Quando humilhados não nos tornemos amargurados; quando honrados não sejamos assoberbados”.

O nosso contentamento deve estar firmado no:
4- SUPORTE ESPIRITUAL QUE POSSUÍMOS.
4.13   tudo posso naquele que me fortalece.

Paulo pôde enfrentar qualquer circunstância terrena com esta afirmação confiante:

“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13).

Ele aprendeu que não importa quão difíceis as coisas sejam neste mundo material, todo cristão tem suporte espiritual. Este suporte vem de Deus.

Provérbios 3:5-6
3.5 “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento”.
3.6   “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

Salmo 16:5 que diz: "O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo (amparo, apoio)da minha sorte".

Salmos 40:1,2 “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos”.   Rocha- símbolo de suporte espiritual


CONCLUSÃO:

Aprender a viver contente em toda e qualquer situação é um desafio par todo cristão que deseja agradar a Deus e levar uma vida cristã coerente com os ensinos da Palavra de Deus.

“O contentamento torna os pobres em ricos; o descontentamento torna os ricos em pobres.” Benjamim Franklin

ORAÇÃO:


Pai santo, eu venho a Ti em Nome de Jesus, e abro o meu coração para todo o mover do teu Espírito Santo, entrego-te todo o sentimento de insatisfação que tem perturbado minha alma, peço-te perdão por qualquer atitude, palavra ou ação da minha parte que te tenha entristecido o Teu Espírito, e com fé recebo a tua sabedoria e a tua paz no meu coração, na minha mente e emoções em Nome de Jesus, Amém!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Culto de Libertação- I.Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário