terça-feira, 22 de maio de 2018

A FELICIDADE NA FAMÍLIA



Texto: Salmo 128
1 Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.  
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.  
3 A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.  
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.  
5 De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida,  
6 e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.

Introdução: Muitas pessoas buscam a felicidade pensando que ela seja como um tesouro que se descobre no fim da jornada. Mas felicidade é conhecida em como se vive mais do que aonde se chega.

Você já percebeu que quase sempre colocamos a nossa felicidade no condicional?

Frases como: “Ah! se eu tivesse um novo carro, então eu seria feliz” “Ah! se eu encontrasse uma esposa(o), aí, sim, eu seria feliz...” “Ah! Se eu conseguisse um trabalho melhor, sem dúvida eu seria feliz”.

É ótimo ter sonhos cada vez maiores. No entanto, quando você torna a sua felicidade condicional, você nunca parece ter condições de preencher tais condições, porque novos “ses” irão surgindo a cada passo.

Em lugar de colocar condições a respeito de sua felicidade, permita que ela aconteça em seu coração! “A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...”

Muitos buscam a felicidade no lugar errado: no dinheiro, no poder, na fama, no sucesso. Muitas pessoas chegam ao topo da pirâmide social, mas estão infelizes.

Exemplo disso, encontramos em Salomão que buscou felicidade em bebidas, sexo, poder e riquezas. (cap. 2 de Eclesiastes), mas, concluiu que tudo o que conquistou era vaidade e desejo vão. 

11 Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol.
 
A busca da felicidade a qualquer preço é o grande engano desta sociedade Hedonista.

“O novo individualismo é o velho narcisismo, onde cada pessoa pensa em si mesma como responsável por fazer de seu “eu” uma obra de arte.” Ed Rene Kivitz

Uma felicidade egoísta. Uma felicidade no pecado. Uma felicidade que custa o casamento e a vida dos filhos. Essa felicidade dura pouco e no fim tem um sabor amargo.

Quantas pessoas buscam a riqueza, mas esquecem do cônjuge e abandonam os filhos. 

Ló na busca da riqueza, levou sua família para Sodoma e perdeu sua família.

Davi para satisfazer um desejo sexual proibido com Bate-Seba, afundou sua família num mar de sangue, de conspirações e mortes.

Salomão na busca da felicidade em seus múltiplos casamentos, perdeu sua fé genuína em Deus.

A felicidade não pode ser construída em detrimento da família.

As pessoas mais felizes são aquelas que entenderam que a felicidade precisa estar centrada na família.

Quando lemos este salmo percebemos que a felicidade foi produzida pelo chefe desta família.

A Bíblia descreve, de forma maravilhosa, a felicidade da família quando esta se concentra nos princípios e ensinamentos divinos.  Neste texto eu quero destacar pelo menos quatro princípios para a felicidade familiar:

1- A FELICIDADE FAMILIAR ESTÁ NAQUELE
QUE TEME AO SENHOR E ANDA EM SEUS CAMINHOS.
1 “Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”.

Como disse a nossa Bispa Hideíde, “A Felicidade de nossa família está relacionada a uma postura de vida” Que postura é essa?

- De temer ao Senhor e andar nos seus caminhos!

Esta felicidade está inseparavelmente relacionada com Deus. Ele é feliz porque “teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos”. Mas o que isso quer dizer?

Temer ao SENHOR implica em saber quem Ele é. É reconhecer Sua Grandeza, Sua Majestade, Sua Eternidade, Seu Poder, Sua Sabedoria, enfim, reconhecer que Ele é Deus.

Mas, temer a Deus implica também em reconhecer quem somos nós. É reconhecer que somos pecadores e falhos, e confessar nossa total insuficiência e incapacidade de administrar a nossa vida sem Deus.  

E uma vez que reconhecemos quem é Deus e sabemos quem somos, nos mantemos ou vivemos numa atitude de reverência, de respeito diante dele.  

A pessoa que não teme a Deus acredita que está livre de julgamentos. Ela acredita na impunidade e que suas ações não trazem consequência.

Em segundo lugar, lemos que este homem é feliz porque anda nos caminhos do SENHOR.

Andar nos caminhos do SENHOR, na linguagem dos Salmos significa viver em obediência aos mandamentos de Deus.

Portanto, este homem não vive de acordo com seus próprios preceitos, ou as filosofias do mundo, mas de acordo com a vontade de Deus revelada em Sua Palavra. Ele dirige sua vida, e a vida de sua família, pela Palavra de Deus.

Esse homem não é alguém que se aproxima de Deus apenas para buscar as bênçãos para ele e sua família.

Felicidade é uma consequência de um relacionamento correto com Deus.

Essa felicidade não chega até nós de maneira mística: acendendo velas, orando por fotos, usando sabonetes ou outros artifícios inventados pelos mercenários da fé.

Mas a bênção do Senhor chega até nós por pura graça, por Deus ter nos chamado a um relacionamento correto com Ele, por meio de Cristo.


2- A FELICIDADE FAMILIAR ESTÁ EM
DESFRUTAR DO FRUTO DE SEU TRABALHO.
2 “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem”. 

Há pessoas que acham que serão felizes só quando se aposentar! Ou quando tiverem mais dinheiro ou riquezas!

Ser feliz inclui a bênção de trabalhar e usufruir dos frutos do trabalho (v.2).

Ouçam bem: “Do trabalho de tuas mãos comerás”.

A imagem do homem abençoado por Deus, não é a de um homem ganhando na loteria ou achando um tesouro, e com isso ficando rico rapidamente e tendo tudo que quer. Mas a imagem de um homem trabalhando.

Por isso, trabalho não é consequência da queda. O trabalho foi instituído por Deus antes mesmo de o homem pecar. Deus lhe deu a incumbência de cuidar e administrar o jardim.

A consequência da queda foi o desgaste, o cansaço...

Muitas pessoas julgam que a bênção de Deus na vida de um homem significa obter as coisas com pouco trabalho, com pouco esforço.

SER PRÓSPERO E FELIZ NÃO TEM NADA HAVER COM DINHEIRO! SER PRÓSPERO E FELIZ TEM HAVER COM SATISFAÇÃO, CONTENTAMENTO!

“Alguém disse que o problema do pobre é achar que o dinheiro resolve todos os seus problemas. E o problema do rico é ter a certeza de que não resolve!”

O homem feliz sabe desfrutar do trabalho de suas mãos!

Será que percebemos que a felicidade que temos em Deus abrange o trabalho e o usufruir dos frutos de nosso trabalho?

Você está feliz com o trabalho que Deus lhe deu? Está contente com o pão sobre sua mesa?


3- A FELICIDADE FAMILIAR ESTÁ
EM INVESTIR NAS PESSOAS AO SEU REDOR.
3 A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.

Eu aprendo neste texto que as pessoas ao nosso redor, principalmente a nossa família são como plantas. Eles só produzem se forem bem cuidadas!    

A esposa do homem feliz é comparada a uma videira frutífera no interior de sua casa (produz uvas). Videira frutífera na cultura judaica envolve a ideia de uma mulher que tem muitos filhos.

A videira também envolve também a ideia de alegria. A videira produz uvas, das quais se faz o vinho. E o vinho na Bíblia é uma dádiva de Deus para alegrar o coração dos homens. Assim essa mulher é vista como fonte de alegria de seu marido, ele se alegra nela.

Os filhos do homem feliz são comparados a rebentos de oliveira ao redor de sua mesa. A oliveira produz azeitonas das quais se faz o azeite.

Os filhos “sentados ao redor da mesa” nos transmitem a visão de uma família unida e em paz, uma família que tem seus filhos vivendo em harmonia com os seus pais.

Investir em nosso relacionamento familiar é o melhor que fazemos a nossa felicidade.

4- A FELICIDADE FAMILIAR ESTÁ
EM SER ABENÇOADO POR DEUS.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.  
5 De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida,  
6 e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.

Uma frase muito comum no quarto de alguns adolescentes e jovens é: “Deus abençoe esta bagunça” Será?

- Deus não abençoa bagunça! Deus olha gosta de ordem e organização!

Isaías 45.18 “Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.”

O profeta Isaias ao dizer que Deus virou os céus e formou a terra está se referindo ao Gênesis.

E quando ele decidiu criar todas as coisas ele o fez de modo organizado. O profeta Isaias asseverou: “Que não a criou para ser um caos”. Ou seja... Deus não criou o Universo, as coisas visíveis e invisíveis para confusão, desordem e caos. Pelo contrário Deus criou tudo em perfeita ordem e harmonia

Da mesma forma deve ser a nossa família. Uma família feliz e abençoada por Deus não aceita a desordem como algo natural.

E essa benção transborda para a nossa cidade! Para as pessoas ao nosso redor!

Por isso o versículo 5 diz: “De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida.”

Essa benção transborda também para a nossa posteridade.   

A bênção final é ver a nossa posteridade!

6 “e verás os filhos de teus filhos...”

“As coisas que duram não são as coisas que a gente faz, mas as vidas que a gente toca.” Bispa Hideíde

CONCLUSÃO: Deus estabeleceu Padrões Divinos e Eternos para a Família. Padrões estes imutáveis, permanentes e que apesar de todas as mudanças que vão sendo geradas no seio familiar pelas pressões modernas, eles permanecem, não mudam, mas continuam prevalecendo, atendendo assim as palavras de Jesus que disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt. 24: 35).
Nosso desafio enquanto Família Cristã é frutificar em meio à crise, fecundar em meio à inexistência. Em meio ao caos das relações familiares semear as sementes de Deus a fim de que gerem as verdades Divinas para as famílias desta Nação.

Igreja Metodista em Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário