quinta-feira, 10 de maio de 2018

A MENTE RENOVADA E A VONTADE DE DEUS



“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2

Introdução: Graça e Paz irmãos! Eu gostaria de compartilhar um assunto que certamente você já tenha ouvido várias vezes.

Ontem mesmo em nossa reunião de oração a nossa irmã Carol nos trouxe uma palavra muito abençoada sobre Experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Ela compartilhou para nós uma dinâmica bem interessante que ela e o Geórgeres fizeram com as crianças no culto infantil no domingo passado.

Eles trouxeram uma lata de brigadeiro para eles e disseram que aquela lata representava a vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita. Mas aquela lata estava nas mãos do Geórgeres que simbolizava a Deus. E é Deus quem reparte as suas bênçãos de acordo com Sua vontade!

Ele abriria a lata e moldaria três tipos de brigadeiros: um pequeno, um médio e um grande. E a Carol lentou perguntou às crianças: qual destes brigadeiros você mais deseja. É claro que todos responderam o que é o maior!

Daí veio a aplicação da lição: Nem sempre o que eu acho que é melhor para mim, é da vontade de Deus para minha vida.  Para cada um de nós Deus tem reservado uma medida (uma porção) que irá nos fazer bem! Ele sabe bem que alguns não podem comer um grande brigadeiro porque poderá fazer mal e dar uma grande dor de barriga.

Muitas vezes ficamos até chateados com Deus ou com ciúmes de outros irmãos, porque Ele deu um brigadeiro maior para o outro e eu recebi o pequenininho. 

E a verdade precisa ser dita: “Deus sabe o que é bom, agradável e perfeito para mim...” E para que eu também saiba a vontade de Deus e mais que isso a experimente, eu preciso ser transformado pela renovação da minha mente!

O que nos impede de experimentarmos a plena vontade de Deus em nossa vida é uma mente não renovada.

“não são as circunstâncias exteriores ou as dificuldades que enfrentamos os responsáveis por esse impedimento; antes o que impede é a nossa MENTE, ou seja, por ela não ter ou estar passando pelo processo de renovação que Deus deseja para seus filhos, ela tem o poder de interferir na vontade e nas emoções, ou seja, sempre iremos reagir às circunstâncias de acordo com o que há em nossa na mente. Por isso, a Mente: Precisa experimentar a renovação; a Vontade: Necessita submeter-se a Deus  e a Emoção: Carece de estabilidade!” Watchman Nee

Como então, podemos nos transformar pela renovação da nossa mente?


1- RENOVE SUA MENTE PELA PALAVRA DE DEUS.

“Renovar a mente é conhecer coisas novas, que não se descobre pela razão, mas pelo Espírito Santo” (Daniel Lopez).

O Espírito Santo me revela a Palavra de Deus! Pois é na Palavra de Deus que eu posso descobrir e viver na Sua perfeita vontade!

Jesus disse sobre o Espírito Santo:

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. João 16:13

Renovar a mente é julgar todas as coisas conforme a palavra genuína e verdadeira. É considerar apenas a verdade e nada mais. É desestabilizar o seu conhecimento para assumir a visão celestial em relação a alguma coisa. É pensar unicamente na verdade da palavra de Deus e em como praticar a sua verdade.

Renovar a mente implica em mudança de padrões, de pensamentos, de estilo de vida contrário aos princípios de Deus e, consequentemente, implica em renúncia.

II- RENUNCIE O VELHO HOMEM

“Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe  pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente”.  Efésios 4:22-23

NVI- “ Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar..” Efésios 4:22,23

Renunciar é o maior exemplo de crucificação do próprio eu, pois implica em deixar de fazer a própria vontade para fazer a vontade soberana de Deus. É abrir mão de argumentos como: “eu sou assim mesmo”, “Eu nasci assim e não posso mudar”, “esse é meu jeito de ser”.

O que significa isso? Paulo quer dizer que, o velho homem, em termos absolutos, do ponto de vista da verdade, já foi crucificado com Cristo e terminou a sua carreira. Esse é o fato, essa é a verdade.

Mas, ainda o velho homem habita em minha mente. Tenho que me despojar do velho homem.

EU PRECISO TIRAR O VELHO HOMEM DE MINHA MENTE, isto é, os pensamentos, conceitos e crenças associados com ele. Quando nascemos, nossa mente é como uma folha em branco. À medida que crescemos, o mundo que nos rodeia vai escrevendo nela, e vai estruturando a sua imagem. Suas ideias, conceitos e crenças são gravadas profundamente em nossas mentes, e em seguida passam a governar as nossas emoções  e vontade.

A nossa mente precisa passar por uma faxina, ela precisa SER limpa da sujeira que o mundo, o diabo e os homens lançaram sobre ela desde que nascemos e isso só ocorre pelo processo de RENOVAÇÃO que vem pela Palavra de Deus.

Quando nos submetemos a renovação da nossa mente ela estará livre para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!


III- FAÇA A SUA PARTE PARA A TRANSFORMAÇÃO
“transformai-vos...”

Deus deseja que colaboremos com ele em nossa transformação.

A palavra grega que foi traduzida aqui como transformai-vos, é utilizada habitualmente no estudo dos insetos, que é metamorfose.

O grande teólogo puritano John Owen afirmou que o Espírito Santo opera em nós e conosco, mas nunca sem nós.

Compreender isto é fundamental.  

- Precisamos reservar tempo para buscarmos a Deus com qualidade!
- Precisamos ler a Palavra e estudá-la.
- Precisamos nos santificar..

Duas verdades devemos aprender sobre esta Transformação:

1- A transformação é um processo. Quando confiamos em Deus e cremos em sua Palavra, damos a ele liberdade para transformar nossos corações e mentes.

Mas é preciso entender que essa mudança não acontece toda de uma vez. É um processo.

2- A Transformação é pela Glória de Deus.

2 Coríntios 3.18 – “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

GLÓRIA – É a majestade e o brilho que acompanham a revelação da presença e do poder de Deus.

A nossa vida deve ser transformada dia a dia, de gloria em gloria, com o objetivo do Pai e nos fazer como Jesus.

CONCLUSÃO:

Ore nesta noite para que você experimente com mais intensidade a transformação pela renovação de sua mente!

Seja ousado e não temas orar para que Deus faça prevalecer a Sua vontade em sua vida e família!

“Muitas pessoas têm medo de orar e perguntar a Deus qual é a vontade dEle, pois acham que Ele irá frustrar os seus planos. Isso acontece porque elas ainda não têm uma ideia clara do caráter de Deus.” Pr. Antônio Júnior

Deus é tão perfeito, que sabe exatamente do que precisamos para nos tornarmos pessoas melhores. E pra viver a sua vontade, às vezes será necessário abrir mão do nosso conforto, dos nossos mimos, enfim, abrir mão de nossas vontades.

Precisamos saber o que queremos! Queremos simplesmente saber a vontade de Deus ou queremos viver (experimentar) a vontade de Deus?

E a bíblia nos deixa claro que pra viver a Vontade de DEUS, teremos que estar dispostos a encarar desafios.

Pra viver a vontade de Deus…  Abraão precisou sair da sua cidade e ir pra um lugar que não conhecia.

Pra viver a vontade de DEUS…  Ana chorou, passou por grandes desafios, orou… e viu Samuel nascer.

Pra viver a vontade de Deus…  Daniel precisou dizer não ao REi e viveu um milagre junto aos leões.

Pra viver a vontade de Deus…  Ester precisou entrar na presença do Rei, sabendo que poderia morrer.

Pra viver a vontade de DEUS…  José foi preso, porque fugiu do pecado.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO






Nenhum comentário:

Postar um comentário