segunda-feira, 28 de maio de 2018

FAZENDO DA MINHA CASA O MELHOR LUGAR DO MUNDO



“Assim, não trouxe a arca para a Cidade de Davi, mas a deixou na casa de Obede-Edom, o geteu. A arca de Deus ficou três meses com a família de Obede-Edom, em sua casa; e o Senhor abençoou a família de Obede-Edom e tudo o que lhe pertencia.” (1º Crônicas 13:13-14)

Introdução: A nossa casa deve ser o melhor lugar do mundo, independente se é rica ou pobre, grande ou pequena, deve ser o local para onde a gente quer se refugiar depois de um dia cansativo, na volta de uma viagem, na alegria ou na tristeza. 

A família deveria sempre ser a reunião de pessoas que se amam, que se cuidam, que zelam pelo bem estar uma das outras, que prezam pelo respeito e, acima de tudo, que lutam pelo exercício do perdão.

Mas em muitos lares quando a porta se fecha começa uma guerra de desrespeito, intolerância, ofensas, violência física, ingratidão, individualidade, os nervos parecem estar à flor da pele, qualquer coisa é motivo de descontrole emocional.

Em meio a todo esse turbilhão, fico me perguntando como posso fazer da minha casa o melhor lugar do mundo? 

No texto que lemos, temos o exemplo de uma família que se tornou o melhor lugar do mundo; a família de um homem chamado Obede Edom. Isso ocorreu porque a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus no meio do povo, havia sido deixada em sua casa.

Passaram três meses e as notícias chegaram aos ouvidos de Davi: O Senhor abençoou a família de Obede-Edom e tudo o que lhe pertencia. A casa de Obede-Edom tornou-se o melhor lugar do mundo, porque a presença e os feitos de Deus naquele lar eram visíveis a todas as pessoas.

É importante que saibamos que houve um período em que a nação de Israel ficou sem a presença da Arca em seu meio.

1º Período: Certo dia em uma batalha contra os inimigos Filisteus e vendo que a situação de Israel não era boa, Hofini e Finéias (filhos do Profeta Eli) decidem e mandam buscar a Arca do Senhor para a trazerem até o campo de batalha para que ganhassem a guerra.

Eles acreditavam que a Arca era um amuleto e os livrariam, pois estavam cegos pelos pecados que vinham cometendo e a Arca da Aliança não era um amuleto da sorte, mas um objeto que representava a presença de Deus.

Ao levarem a Arca para o campo de batalha, acreditando que venceriam, estavam totalmente enganados, e os Filisteus então venceram os Israelitas, mataram Hofini e Finéias e muitos homens israelitas e o pior de tudo, levaram a Arca da Aliança e a colocaram no templo de Dagom, em Asdode.  

O relato bíblico conta que a simples presença da arca naquele local foi o suficiente para que coisas estranhas ocorressem: por duas vezes, a cabeça da estátua de Dagom apareceu cortada. Em seguida, moléstias (hemorroidas, especificamente, além de um surto de ratos) teriam assolado a população de Asdode, inclusive príncipes e sacerdotes filisteus, o que fez com que a arca fosse transportada para Ecrom, outra cidade filisteia.

Porém, a população local reagiu negativamente à sua presença, e a enviou de volta ao território de Israel numa carroça. O tempo de permanência da Arca na Filístia teria sido de sete meses.

2º Período: A arca foi devolvida pelos Filisteus a nação de Israel, mas ficou guardada na casa de um levita chamado Abinadabe, por 20 anos até que Davi se tornou o rei. (I Samuel 7:2)

A Arca ficou na casa da família de Abinadabe, que era o patriarca da família, mas consagraram seu filho de nome Eleazar para que cuidasse da Arca do Senhor.

Mas, o que me chama a atenção aqui é o fato de que a arca por tanto tempo que ficou na casa de Eleazar não é estranho que nada mudou em sua família?

Provavelmente, Eleazar recebeu a Arca em sua casa e a colocou no cômodo mais nobre, talvez a sala de estar, e lá ela ficou, sendo totalmente ignorada por ele e pelos seus filhos.  Os filhos de Eleazar se acostumaram com a Arca e não o que ela representava e cresceram sem aprenderem a dar a Arca do Senhor o devido valor, a devida reverência, pois aquele que tinha a obrigação de ensiná-los não o fez, pois na verdade Eleazar também já havia perdido tais valores.

Certo dia Davi, que já era rei de Israel, decide buscar a Arca do Senhor e vai até a casa de Eleazar e assim como fizeram os filisteus, Eleazar faz o mesmo, colocam a Arca em cima de um carro de boi e no meio do caminho, precisamente na Eira de Nacom, os bois tropeçam e um dos filhos de Eleazar chamado Uzá toca na Arca e é fulminado pela presença de Deus.

O que ocasionou a morte de Uzá foi a desobediência de uma ordem expressa pelo próprio Deus!

(Números 4:15) “Quando Arão e seus filhos, ao partir o arraial, acabarem de cobrir o santuário e todos os seus móveis, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas nas coisas sagradas não tocarão, para que não morram; esse é o cargo dos filhos de Coate na tenda da revelação.”

Davi então, decide deixar a Arca no meio do caminho e a deixa na casa de um homem pobre que morava no meio da estrada que dava a Jerusalém, chamado Obede-Edom, que lá ficou por um tempo de três meses. E a casa de Obede Edom com certeza se tornou o melhor lugar do mundo!

Sua casa se tornará o melhor lugar do mundo quando a presença e os feitos de Deus se tornarem evidentes às pessoas que estão à sua volta. Você deseja fazer da sua casa o melhor lugar do mundo?

Para fazer de sua casa o melhor lugar do mundo…
1. BUSQUE A PRESENÇA DE DEUS EM SEU LAR
“Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão e segurou a Arca de Deus, pois os bois haviam tropeçado. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu por seu erro; e Uzá morreu ali junto à Arca de Deus.” (2º Samuel 6:6-7)
“Naquele dia, Davi teve medo de Deus, e disse: como poderei trazer a mim a Arca de Deus?” (1º Crônicas 13:12)

Ele sabia que sua casa se tornaria o melhor lugar do mundo por causa da presença de Deus naquele lugar. E mais que isso, Obede-Edom aceitou correr os riscos para ter a presença de Deus em sua casa.

Ele podia ter pensado:   “....Bem, se a Arca matou um israelita (do povo de Deus)... quanto mais eu que não sou israelita...  serei desintegrado...”

Mas, Obede-Edom não pensou assim...Mas, desejou ardentemente a Presença de Deus.

Mas ele preferiu a presença do Senhor do que um vida acomodada. Ele estava disposto a correr os riscos pela presença do Senhor. 

Sabe Por quê? Porque a presença de Deus traz coisas que o dinheiro não pode comprar.

A bênção decorrente de disponibilizar sua casa para a presença de Deus trouxe o nome de Obede-Edom até os nossos dias.

A presença de Deus pode abençoar o mais indigno, o mais desprezível.

Vemos Deus abençoando um homem de um povo pagão.  Obede-Edom era natural de Gate, a mesma terra do gigante filisteu – Golias.

Obede (significa: escravo) Edom  (Edomitas)– descendentes de Esaú..

Obede-Edom morava na margem da estrada que dava para Jerusalém.  Deus nunca esquece àqueles que vivem à margem: da vida, das oportunidades... Os esquecidos....Deus lembra deles!

Sl 113: 5-8 “Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra! Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado, Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo”.


Para fazer de sua casa o melhor lugar do mundo…
2. CONSAGRE SEU LAR A DEUS
“A Arca do Senhor ficou três meses na casa de Obede-Edom, o geteu, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa.” (2º Samuel 6:11)

Obede-Edom não perdeu tempo. Aproveitou a oportunidade de ter a presença do Senhor em sua casa para consagrar a sua família

Toda rotina daquela casa foi mudada por causa da presença da Arca do Senhor. Aquela casa nunca mais foi a mesma depois que a presença de Deus inundou aquele lugar. 

Certamente ninguém podia tocar na Arca. Creio que Obede-Edom precisava reunir toda sua família todos os dias e ensiná-los a buscar e a temer ao Senhor!

- Ele deve ter lido a Palavra e orado com os seus filhos!
- Ele deve ter ensinado a eles a terem zelo pelo arca de Deus.

Desde cedo, ensine seus filhos que o pecado é uma grande ofensa contra um Deus santo. Ensine-os que de Deus não se zomba, e que eles colherão as amargas consequências de qualquer pecado que semearem.
Se seus filhos temerem a Deus, também temerão o pecado. Este certamente é um temor saudável a ser cultivado. Seus filhos serão poupados de muito sofrimento na vida, se ficarem longe do mal.

Provérbios 10:27 diz: “O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados”.

Deus está em sua casa? Então, esteja disposto a consagrar a sua vida e a vida de sua família em Sua presença.

Mude a rotina e eu tenho certeza de que seu lar nunca mais será o mesmo. 

Quando consagro a minha vida e a vida da minha família na presença de Deus, algumas coisas importantes acontecem e a minha casa se torna o melhor lugar do mundo:

Eu passo a ser um promotor da PAZ, e não da guerra;
Eu passo a ser um demonstrador de CONFIANÇA, e não de dúvida;
Eu passo a ser um construtor de ESPERANÇA, e não de derrota;
Eu passo a ser um distribuidor de AMOR, e não de ódio;
Eu passo a ser um compartilhador de VIDA, e não de morte.

Para fazer de sua casa o melhor lugar do mundo…
3. ESTEJA DISPOSTO A COMPARTILHAR A PRESENÇA DE DEUS
“Então informaram a Davi: por causa da Arca de Deus, o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto é dele. Davi então foi e com alegria fez subir a Arca de Deus, desde a casa de Obede-Edom para a Cidade de Davi.” (2º Samuel 6:12)

Chegou o tempo da Arca ser retirada da casa de Obede-Edom e ser levada para a Cidade de Davi, mas sua casa nunca mais seria a mesma

A Arca não poderia ficar a vida toda na casa de Obede-Edom. Outras pessoas também deveriam ter a oportunidade de experimentar as bênçãos da presença do Senhor. Por isso, a Arca foi levada para a Cidade de Davi.

Aquele lugar se tornaria o local de adoração do povo judeu. Ali o povo prestaria culto ao Senhor e experimentaria suas bênçãos.

A presença do Senhor precisa ser compartilhada. Mas será que essa presença é tão viva e real em sua casa a ponto de você desejar compartilhá-la com outras pessoas?

A presença de Deus na sua vida abençoa até quem chega perto de você.

O interessante na vida de Obede-Edom é que ele não precisou ficar dizendo para as pessoas o que tinha acontecido em sua casa: elas viram e contaram para Davi.

O compartilhar da presença de Deus foi natural. O compartilhar da presença de Deus em sua vida e na vida de sua família precisa ser algo natural, espontâneo.

As pessoas precisam ver a presença de Deus em nossa casa. Precisam experimentar das mesmas bênçãos dessa presença. E essa presença divina será compartilhada naturalmente.

Para fazer de sua casa o melhor lugar do mundo…
4- VÁ PARA A CASA DE DEUS E ADÓRE-O DE TODO CORAÇÃO!
1 Crônicas 15:17,18
17 “Designaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos, Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, seus irmãos, Etã, filho de Cusaías” .
18 “E com eles a seus irmãos da segunda ordem: a Zacarias, Bene, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia, Maaséias, Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, e Jeiel, os porteiros”.

Obede-Edom queria estar onde estava a Arca – Ele queria estar onde estava a Presença de Deus. 

Obede-Edom não prioriza a Presença de Deus só em sua casa, mas, vai a Casa de Deus para onde foi levada a arca.

Para Obede-Edom a presença de Deus era mais importante do que os milagres derramados sobre sua vida. Ele segue para Jerusalém, abandona sua residência, deixa tudo e se torna porteiro do Santuário.

Ele queria ficar perto da presença, mesmo que fosse pelas frestas da porta; com o desejo de entrar mais nessa presença ele se tornou músico (I Cr 15.19-21); em seguida é visto como um guardião da arca, pois anelava por mais e mais de Deus (I Cr 15.24)

A Busca pela presença de Deus em sua casa não substitui a tua responsabilidade de buscar a Deus nas reuniões da igreja. Devemos fazer uma coisa sem omitir a outra!

A ordem de Deus é clara para nós! “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.  Hebreus 10.25.   


Conclusão: A casa de Obede-Edom tornou-se o melhor lugar do mundo para ele, para toda sua família, e para as pessoas que estavam ao seu redor. Tudo isso por causa de um ponto único e fundamental: a presença de Deus naquele lugar. A presença de Deus em sua vida e na vida de sua família deve fazer toda diferença. Você, junto com a sua família, precisam florescer no lugar onde estão plantados.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário