sexta-feira, 11 de maio de 2018

MENTE RENOVADA E A DISCIPLINA DO PENSAMENTO



“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4:8

Introdução: Na quinta-feira passada O Senhor colocou uma palavra em meu coração para ministrar para vocês sobre a necessidade de termos uma Mente Renovada como condição para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  

Como sequência desta palavra quero conversar contigo sobre a Mente Renovada e a disciplina dos pensamentos!

Todos nós reconhecemos a importância da disciplina. Mas a maioria das pessoas acha que não têm controle sobre os seus pensamentos!

Mas não é isto que a bíblia nos diz. A palavra de Deus declara que devemos escolher os nossos pensamentos e isso é de nossa responsabilidade.

Saiba que Deus não prometeu arrancar de sua mente os maus pensamentos e colocar outros bons. Isso é de sua responsabilidade.

Você decide que tipo de pensamento vai te influenciar, é você quem proíbe ou permite. Se você fizer a opção de pensar de acordo com a Palavra de Deus, verá os resultados da Palavra de Deus em sua vida.

Dos 100% do que pensamos durante o nosso dia, grande parte são bobagens, são coisas fúteis, são maldades, discórdias, intrigas, medos, porcarias, impurezas, ou seja, são coisas negativas.

“O Salmista no Salmo 94:11 diz que Deus conhece os nossos pensamentos e que são fúteis”

Há um ditado popular bem conhecido que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”, mas esta semana eu aprendi outra frase parecida com esta que diz: Mente com porcaria, oficina do diabo”

Outra confusão que muitos têm é em relação a ação do diabo na nossa mente.

O diabo não é onisciente, nem tão pouco pode decidir o que você deva pensar, Ele não sabe o que você e eu pensamos, todavia ele se utiliza de nossas fraquezas de nossas falhas de nossas brechas quando alimentamos e enchemos a mente de porcaria. Daí o sentido da frase acima, mente com porcaria oficina do diabo.

Por essa razão o apóstolo Paulo advertiu: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.”  2 Coríntios 11:3.

A forma como conduzimos os nossos pensamentos e aquilo que colocamos dentro da nossa mente pode nos trazer bem ou mal, pode nos levar à saúde ou à doença, por isso cuidar dos nossos pensamentos é algo muito importante.

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é..”. Provérbios 23:7a

A Bíblia diz em Isaías 55.8, que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos...E é aí que está o nosso desafio. Tornar os nossos pensamentos alinhados com os pensamentos de Deus!

Mas, como tornar os nossos pensamentos os pensamentos de Deus? Mas como cuidar de nossa mente?

Quando analisamos esta rica palavra, encontramos uma lista de valores que devem ocupar nossos pensamentos. São eles:

1- TUDO O QUE É VERDADEIRO.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32

Devemos meditar naquilo que é verdadeiro. A mentira, o engano, a falsidade, a ilusão são instrumentos do inimigo de nossas almas.

A verdade liberta, a verdade edifica, a verdade transforma. Deus é verdadeiro, Jesus é a verdade, a Palavra de Deus é a verdade.

Não há santificação sem a verdade!

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17)

Temos que nos livrar das mentiras que pautam os nossos pensamentos.

Sempre que cremos em uma mentira Satanás assume o controle de nossa mente. ( Ele é o Pai da mentira: João 8:44)

1. "Você é um fracasso. Você jamais vai conseguir".
A mentira da autocondenação é uma das principais armas de Satanás. Você pode lutar com sentimentos de culpa, fracasso ou inferioridade. Satanás o fará crer que suas falhas são imperdoáveis.

2. "Todo mundo faz! Porque você não faz também”.
Você não é todo mundo! Você é um filho ou uma filha do Altíssimo Deus. Deus quer que você seja o sal desta terra e a luz deste mundo!!

3- “Onde está o teu Deus nestas horas”
“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?” (Salmo 42.3)

Esta é a mentira que coloca dúvida à respeito do amor e da presença de Deus em nossas vidas quando sofremos! 
“Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando caminhares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. Isaías 43:2

             
2- TUDO O QUE É RESPEITÁVEL
Nossos pensamentos deve focalizar o que respeitável. Não devemos ocupar nossa mente com futilidades ou atitudes irreverentes, mas no que é digno de respeito.

A palavra reverente vem do termo reverenciar. Ela está ligada claramente a ter respeito por alguém ou por alguma coisa, a ter estima, reconhecimento.

Com relação a Deus, ser reverente é respeitá-Lo e temê-Lo por tudo que Ele é, por tudo que Ele representa e faz e nos é revelado sobre Ele na Bíblia.

Note, por exemplo, quando Deus chama Moisés: “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” (Êxodo 3:5-6).

Note como Deus exige de Moisés uma atitude de respeito perante Ele, diante de quem Ele era. Moisés entende diante de quem estava e no lugar onde Deus estava presente e se mostra reverente.

O respeito é uma marca da vida daquele que teme ao Senhor.
                                                                                                 
3-TUDO O QUE É JUSTO
Temos que nos livrar de pensamentos incorretos e desonestos, que nos levarão ao fracasso espiritual e moral.

Jamais deve passar pela nossa mente trazer prejuízo para alguém, nem mesmo para os nossos desafetos.

Prov. 15:8 “O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos (justos) é o seu contentamento”.

Tiago 5:16 “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.

4-TUDO O QUE É PURO
Devemos pensar em tudo o que é puro. Nossa imaginação não deve percorrer os lugares sujos da imoralidade, da impureza, da sensualidade.

Salmo 119:9,10 “Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra. De todo o coração eu te procurei: não deixes que me afaste de teus mandamentos!”

Temos que nos livrar de toda a malícia e pensamentos impuros.

A prostituição e o adultério começam em nossa mente.

2 Cor. 7.1  “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”

                                                                                                               
5- TUDO O QUE É AMÁVEL
Colos. 3.14   “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição..” 

Que o meditar do nosso coração repouse naquilo que é amável. Não devemos nutrir em nosso coração pensamentos de julgamento precipitado e desejo de vingança.

Que nossos pensamentos não nos levem a produzir ações que gerem condenação e desprezo.

Deus nos chama a amar a todos. Que nossa criatividade seja usada para pensar em maneiras mais eficazes de expressar o amor de Deus aos outros.

Que sejamos mais tolerantes e afáveis, mesmo com os ignorantes e grosseiros que nos cercam e marcam com sua estupidez e intolerância!

Temos que entender que a amargura, o ressentimento, o ódio e as contendas se formam em primeiro lugar em nosso coração.

Temos que nos livrar destes sentimentos.


6- TUDO O QUE É DE BOA FAMA.
Somos exortamos a pensar no que produz boa fama.

Creio que boa fama está relacionada ao nosso testemunho no mundo e dentro de nossa própria casa.

1 Cor. 15:34  “Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”.

 “O bom testemunho do cristão é a maior pregação do evangelho”

Que os nossos pensamentos sejam direcionados em como podemos dar um bom testemunho de Cristo ao mundo!

Que sejamos conhecidos pela Paz de Cristo que nos motiva a prosseguir e a dar bom testemunho.



7-TUDO O QUE TEM VIRTUDE
Os seus pensamentos devem leva-lo a um alto padrão de valores espirituais e morais.

Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

2 Pedro 1:5-8
5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;
6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;
7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.
8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nada daquilo que prejudica e rebaixa você e a outras pessoas pode estar em sua mente.

8- TUDO QUE TEM LOUVOR
O que pensamos deve trazer louvor a Deus.  

1 Cor. 10.31“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

Letra da música: “Meu pensamento é para ti Senhor...”

CONCLUSÃO:

Sendo assim, não nos conformemos com pensamentos indisciplinados.

Consagremos nossa mente a Cristo, não permitindo que pensamentos outros ocupem o espaço que pertence de direito ao nosso soberano Senhor.

Que a palavra de Deus habite ricamente em nós produzindo a prática de ações que glorifiquem a Deus. E, assim, experimentaremos a comunhão do Deus cuja paz enche nossos corações, além de toda a imaginação.

Oração:  "Pai celestial, eu te agradeço por teres me dado a mente de Cristo. Eu reafirmo a minha liberdade e declaro que não serei preso (a) por pensamentos enganosos. Eu lanço fora de minha mente todo raciocínio, todo pensamento, toda imagem que se levanta contra a verdade de Deus. Eu levo cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Eu faço a escolha de encher minha mente com a verdade e ordeno aos meus pensamentos que se alinhem à palavra de Deus. Eu rejeito toda fortaleza de mentira em minha alma, principalmente os pensamentos que tentam impedir que eu experimente o amor de Deus de uma forma plena”.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário