terça-feira, 15 de maio de 2018

O PODER DA INFLUÊNCIA DE UMA MÃE



Texto: 2 Timóteo 1:3-5
3 Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia;  
4 e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo;  
5 trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti.

Introdução: Há um ditado antigo que talvez você já tenha ouvido falar que diz: “A mão que embala o berço, governa o mundo.” É necessário que cada mãe reconheça o poder que têm para influenciar seus filhos tanto para o bem como para o mal.

Na verdade, a primeira influência que uma criança recebe é de sua mãe. Estudos já comprovam que tudo que a mãe faz ou sente, o bebê absorve em forma de memória inconsciente e isso pode influenciá-la pós-nascimento.   

Em Ezequiel 16:44 há um proverbio confirmando esta verdade “Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti deste provérbio: Tal mãe, tal filha”.

Cada palavra que sai da sua boca, cada ação e até mesmo o seu jeito de se andar, de sentar e de se expressar irá influenciar teus filhos.

Em uma Igreja, uma jovem mãe estava com o seu bebê no colo, tendo uma bíblia aberta na mão. Outra irmã da igreja então lhe perguntou: “ Você está lendo a bíblia para o seu bebê?”
- “Sim”, respondeu aquela mãe.
- A irmã então replicou “Você realmente não pensa que ela vai entende-la, não é?”
- “Não” disse a mãe, “ele não vai entender agora, mas desejo que a primeira recordação que ela tenha, seja de estar vendo e ouvindo a Palavra de Deus”.

Hoje, mais do que nunca, há uma urgente necessidade de mães que sejam possuidoras de um caráter cristão; mães que educarão os seus filhos no caminho do Senhor.

Ainda que seus filhos no decorrer da vida recebam outras influências como da escola, de amigos e etc.. Nenhuma outra força na vida de uma criança é tão poderosa em influência como a da mãe.

Muitos homens famosos foram influenciados por suas mães.

- A mãe de Nero era gananciosa, sensual e assassina.

- Suzana Wesley, mãe de João e Carlos Wesley (que deram origem ao movimento metodista) teve uma influencia positiva e decisiva na vida de seus filhos.  O bem-estar espiritual de cada um de seus dezenove dos filhos interessava muito a Susanna. Ela separava uma hora por semana para estar particularmente com cada um, a fim de conversar sobre assuntos espirituais.  

Seus filhos eram alfabetizados por ela com cinco anos de idade. E logo após eles aprendiam a ler a bíblia.

Ela lhes deu uma apreciação das coisas do Espírito e levou avante esse ensinamento até seus anos de maturidade. Mesmo já idosa, seu filho John ainda vinha até a sua devota mãe por conselhos.

Napoleão disse certa vez: “O destino de uma nação está sempre nas mãos de uma mãe.”

Voltando ao nosso texto de 1 Timóteo1:3-5, vamos aprender com base na vida da mãe e da avó de Timóteo como uma mãe cristã pode exercer uma influência poderosa, espiritual e determinante na vida de seus filhos.

1- PARA EXERCER UMA INFLUÊNCIA PODEROSA
É PRECISO SUPERAR AS BARREIRAS.

Para influenciar nossos filhos a colocarem a sua fé em Cristo e a seguir os ensinos da Palavra de Deus precisamos superar várias barreiras.

- As barreiras do secularismo e relativismo ideológico
- As barreiras da falta de tempo.
- As barreiras econômicas e etc...

No caso da mãe de Timóteo foi a barreira de um casamento misto.  Sabemos que quando um casal não compartilha da mesma fé em Cristo é muito difícil ensinar os filhos em uma mesma direção. 

A pergunta de Amós ecoa solenemente: “andarão dois juntos se não houver entre eles acordo?” (Am 3.3)

No Novo Testamento vemos o mesmo princípio. “Que comunhão entre a luz e as trevas, entre o crente e o incrédulo?” (1 Co 7.14-15)

Note que neste texto que você não encontra nenhuma referência a respeito da influência do Pai de Timóteo.

A única citação bíblica sobre o pai de Timóteo encontramos em Atos 16:1,2: “Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio”. 

Sua mãe era uma judia crente e seu pai era grego.

A Bíblia não entra em detalhes sobre a postura do pai, mas acredito realmente que a sua mãe Eunice não desanimou diante desta barreira. Ela assumiu a responsabilidade de educar Timóteo nos princípios da Palavra de Deus com muita dedicação!

Eu não sei quais as barreiras você tem enfrentado com mãe em seu lar. Talvez o seu marido não sirva ao Senhor e nem te ajuda, às vezes até atrapalha.

Não desanime! Ore por seus filhos, agindo segundo a orientação do Senhor!

A oração abrirá as portas que precisam, removerá as barreiras de suas vidas, aliviará as pressões, trará orientação, paz e consolo nas épocas de estresse e dificuldades.

"Levanta-te, clama de noite no princípio das vigias; derrama o teu coração como águas diante da presença do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos...” (Lamentações 2:19)


2- PARA EXERCER UMA INFLUÊNCIA PODEROSA
SEJA UM EXEMPLO POSITIVO.

De uma forma ou de outra somos exemplos para os nossos filhos, seja positivo ou negativo.

O maior sermão que os nossos filhos poder ouvir é a nossa própria vida!

Eunice, a mãe de Timóteo era um exemplo positivo para ele.

Ela era exemplo de Fé! Possuía uma fé sem fingimento, autêntica!!

Autenticidade significa qualidade, condição ou caráter de autêntico, legitimidade.

Timóteo herdou o caráter de sua mãe! “Dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio.” Atos 16:2.

Nós temos aprendido em nossa igreja que Caráter tem tudo a ver com a integridade de alguém!

É necessário salientar que quando falta integridade na vida de uma pessoa ela passa a ter duas caras, o seu caráter e a sua conduta passam a ser ambíguos.

A pessoa sem "INTEGRIDADE" vive de uma maneira na igreja, de outra na sociedade e de outra no trabalho. Ela não possui equilíbrio nas suas posições.

A Bíblia diz: "Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico." Provérbios 28:6.
Como precisamos transmitir aos nossos filhos um caráter íntegro!!! Uma Fé sem fingimento!!! Essa mãe conseguiu transmitir isso!



3- PARA EXERCER UMA INFLUÊNCIA PODEROSA
É PRECISO PERPETUAR A BÊNÇÃO

O versículo 5 diz: “trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti”.

Neste texto percebemos que a bênção do Senhor se perpetuou nesta família e alcançou a outra geração.

Paulo cita a avó Loide que transmitiu a fé para a mãe de Timóteo, Eunice que por sua vez a transmitiu também a ele.

Timóteo tinha como legado a fé de seus antepassados!

O Apóstolo Pedro disse em 1 Pedro 1:18: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,”.

Muitas pessoas tiveram dos seus pais um legado negativo que a bíblia chama de fútil procedimento. Alguns falam de uma maldição hereditária!

Quero lhe dizer algo que creio e que revolucionou a minha vida!

Eu não tive um legado de fé de meus pais. Eles não serviam a Deus e minha família era bem bagunçada! Mas um dia eu conheci a Jesus e Ele me transformou. Fui resgatado do fútil procedimento que meus pais me legaram através do sacrifício de Jesus! Aleluia!!!

Em Êxodo 20:4-6 nos ensina que Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que o aborrecem. No entanto o mesmo texto diz em sua sequencia que Deus abençoa ou trata com bondade até mil gerações aos que o amam e obedecem aos seus mandamentos.

O poder da bênção é maior do que o poder de qualquer maldição ou legado familiar! Aleluia!!!

Quando você se propõe a seguir a Jesus em amor e obediência a Deus você pode mudar a história de sua família. Acredite! Isso aconteceu comigo!!!

CONCLUSÃO:

Muitos homens e mulheres que hoje servem a Cristo foram influenciados por suas mães. Mães que viveram a fé cristã de forma autêntica e que consagraram seus filhos ao Senhor!
Agostinho de Hipona , o grande Teólogo tinha uma mãe que dedicou a sua vida para a formação cristã e conversão dele a Cristo. Contudo, parecia que seus esforços tinham sido em vão.

Agostinho na sua juventude passou a viver uma vida de pecado e imoralidade, desrespeitou os ensinos de sua mãe e rebelou-se contra Deus.
Mas, um dia padecendo terrível agonia, lembrou-se das orações de sua mãe e arrependeu-se de seus pecados.

Mais tarde ele escreveu uma frase que definiria bem a atitude de sua mãe:

“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO




Nenhum comentário:

Postar um comentário