sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A SEXTA CHAVE PARA A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

INTIMIDADE

 “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. Salmos 25.14.

A intimidade é o elemento espiritual fundamental que todo o cristão deve buscar, pois se trata de um relacionamento profundo com Deus.
É interessante observar a definição da palavra “intimidade”, segundo o Dicionário Aurélio: “Vida íntima; vida particular”; “Que está muito dentro; que atua no interior”...
Intimidade implica em uma ação afetiva e proximidade entre as pessoas. Da mesma forma como temos pessoas com quem temos afinidade e liberdade para abrir o coração e compartilhar dos nossos sonhos, conquistas e fracassos. Deus espera que nos acheguemos a ele com confiança e liberdade para compartilhar tudo o que somos a fim de sermos ajudados por ele. Deus deseja comunhão e intimidade conosco.
Intimidade com Deus não se encontra nas grandes reuniões ou em um “show gospel”, mas na privacidade e no silêncio do quarto.
A Intimidade do Senhor é um privilégio de poucos. Ela é apenas para aqueles que temem ao Senhor. Temer a Deus não é ter medo dEle e sim honra-lo e respeita-lo como nosso Senhor, aquele que governa sobre nós. Para esses ele dará a conhecer a sua aliança.
Quando temos uma vida de intimidade com Deus somos renovados.
Para conhecermos melhor este tema, abra a sua bíblia no Salmo 63.
Neste, Davi nos dá uma preciosa lição de como podemos desenvolver a intimidade com Deus. Quando Davi escreveu este Salmo ele estava em uma fase de sua vida de grande solidão e angústia. Ele não estava em um ambiente de paz, ou no palácio, mas, no deserto de Judá, fugindo dos seus ferozes inimigos.
É interessante notarmos neste texto que é exatamente em meio a tais circunstâncias tão desfavoráveis e opressivas que Davi desenvolve a intimidade com Deus.
Logo no início do Salmo ele coloca um princípio fundamental para o exercício da intimidade com Deus. Ele afirma no versículo 1, “Ó Deus, tu és o meu Deus forte“.
O princípio fundamental para o exercício de nossa intimidade com Deus é a convicção de que ele pertencia a Deus. Nós precisamos ter esta convicção bem forte em nossos corações. A convicção de que pertencemos ao Senhor.
Há um texto lindo de Isaías 44:5 que nos mostra a convicção de um povo que receberia em suas vidas o derramar do Espírito Santo. Este povo tinha esta convicção e orgulho de pertencer ao Senhor. “Um dirá: Eu sou do SENHOR; outro se chamará do nome de Jacó; o outro ainda escreverá na própria mão: Eu sou do SENHOR, e por sobrenome tomará o nome de Israel”. Isaías 44:5.  

A- NESTE TEXTO VAMOS APRENDER QUE A INTIMIDADE COM DEUS SE DESENVOLVE POR MEIO DE UM PROCESSO.

1. BUSCAR A DEUS COMO UMA NECESSIDADE VITAL.
 “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água ” (VS 1).
Assim como não podemos viver sem água, não podemos ter vida espiritual se não buscarmos a Deus. De que forma Davi buscou ao Senhor? R: ANSIOSAMENTE “eu te busco ansiosamente”.
Ansiosamente nos dá a ideia de algo que não se pode esperar. A única ansiedade que o Senhor permite a seus filhos é a ansiedade por Ele. Ansiedade por Deus é uma expectativa por sua presença.
Salmos 130.6   “A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã.” Salmos 42.2 “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”
Davi confessa a sua tremenda carência de intimidade com Deus ao afirmar que a sua alma tinha sede, estando em terra seca e sem água.
Quantas vezes nos sentimos assim, como num deserto e ainda assim não o buscamos.
É como aquela pessoa que tem acesso à agua, mas não bebe. Ela pode chegar a um estado de desidratação e até ser internada por isso.
A solução para esse desesperador estado de alma é “buscar” o Senhor. São muitas as passagens bíblicas que nos levam a essa atitude essencial para vivermos em intimidade com Deus, tão necessária para o sucesso de nossa vida espiritual (Jeremias 29:13). Como afirma Davi essa busca permanente deve ser intensa (ansiosamente).

2. CONTEMPLAR A DEUS PARA MUDAR NOSSA VISÃO.
Diz Davi nos vs. 2 e 3... “Assim eu te contemplo no santuário para ver a tua força e a tua gloria. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam”.
Que belo texto! Não há intimidade profunda com o Senhor sem o exercício constante da Sua contemplação! Não se trata de nos valermos de imagens, representações ou figuras. A “contemplação” se dá pelos olhos da fé e deve ser pessoal e direta.
2 Coríntios 3.18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.
A palavra "contemplando" em grego neste versículo é uma expressão muito forte. Ela não fala de "dar uma olhada", mas de "fixando o olhar". Significa decidir o seguinte: "Não vou sair dessa posição. Antes de fazer qualquer outra coisa, antes de tentar seja o que for, preciso estar na presença de Deus".
Através da contemplação, Davi transformou o deserto em santuário!
Salmo 27.4 Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo”.
Há quatro experiências que vivemos nessa contemplação:
1) A experiência do poder de Deus (“para ver a tua força”);
2) A experiência da glória de Deus (“e a tua glória")
3) A experiência da graça de Deus (“porque a tua graça é melhor do que a vida”);
4) A experiência do autêntico louvor a Deus (“os meus lábios te louvam”).

A Contemplação muda a nossa visão de Deus e de nossas circunstâncias.

3. MEDITAR EM DEUS PARA CONHECÊ-LO MELHOR.
Diz mais Davi no v. 6... “no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite”.
A “meditação” é fundamental para termos intimidade com Deus.
Através da meditação na Palavra do Senhor Davi tem um encontro com Deus na vigília da noite. E neste encontro ele é renovado.
O que é meditar? Meditar é o ato ou efeito de ponderar, refletir, estudar...É o ato voluntário de refletir sobre a Palavra de Deus, expondo-se a Ela para receber os seus benefícios.
A Meditação Bíblica é bem diferente das práticas orientais e do “Movimento Nova Era”.
Meditação para essas religiões é esvaziar a mente, deixando-a à mercê da atuação de espíritos demoníacos. Este tipo de meditação é nociva. 
A meditação bíblica parte da Palavra de Deus
Meditação é ouvir Deus falar através da sua Palavra. Esse exercício nos encoraja, nos estimula, nos fortalece e nos abençoa, pois nos faz conscientes de que temos um Deus real, sempre presente para nos lembrar de suas preciosas promessas.  
“Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”. (Isaías 48:17)

B. A INTIMIDADE COM DEUS TRAZ OS SEGUINTES BENEFÍCIOS.

1. QUEM TEM INTIMIDADE COM DEUS RECEBE SUPRIMENTO – No v. 5 Davi faz uma declaração que põe em destaque um excelente resultado da intimidade com Deus: “como de banha e de gordura farta-se a minha alma”.  A expressão “farta-se” significa satisfação plena. As expressões “banha” e “gordura” falam do alimento que satisfaz plenamente. Em Cristo temos plena satisfação em todas as áreas de nossa vida. Ele é pão da vida, a água viva, o bom Pastor, nEle temos vida abundante e sabemos que sem Ele nada podemos fazer (João 15:5).

2. QUEM TEM INTIMIDADE COM O SENHOR RECEBE AUXÍLIO– No v. 7 Davi declara: “Porque tu me tens sido auxílio; a sombra das tuas asas eu canto jubiloso”. Davi canta em seu lindo hino afirmando a certeza do amplo “auxílio” ou ajuda do Senhor em qualquer circunstância da sua vida.

3. QUEM TEM INTIMIDADE COM O SENHOR RECEBE VITÓRIA – Os vs. 9 e 10 trazem a descrição da segurança de “vitória” que tem aquele que mantém intimidade com o Senhor. Como já afirmei, Davi foi um constante perseguido pelos inúmeros inimigos que teve pela frente. Mas veja o que ele afirma: “Os que me procuram a vida para a destruir abismar-se-ão nas profundezas da terra. Serão entregues ao poder da espada e virão a ser chacais”. O inimigo de nossas almas não dá tréguas e constante procura nos derrotar (1 Pedro 5:8). Mas podemos ter a certeza da vitória. “Em todas essas coisas, somos mais  que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37).

4. QUEM TEM INTIMIDADE COM O SENHOR RECEBE A SUA ALEGRIA.
A nota marcante deste lindo hino de Davi é a menção que faz da experiência da verdadeira “alegria” como resultado da intimidade com Deus, mesmo em meio às circunstâncias tão adversas. Ele proclama: “O rei, porém, se alegra em Deus”. Já no Salmo 16:11 afirmara: “Na tua presença há plenitude de alegria”. Essa alegria, fruto do Espírito, só é experimentada pelos que são cheios do Espírito. O Senhor Jesus afirmou que vai converter a nossa tristeza em alegria, que essa alegria, ninguém tirará, não importam as circunstâncias que ocorram, e que será alegria completa. (João 16:20, 22 e 24).

Conclusão:  Antes de buscar as bênçãos busque intimidade com Deus. 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

2 comentários:

  1. Pastor, parabéns pela sua dedicação em trabalhar para o SENHOR! Gostaria de recomendar que fizesse uma compilação destes seus mesmos comentários, em torno de 50 páginas, e elaborasse um livro. Isto lhe abrirá muitas portas, que poderão ser ainda mais proveitosas para expansão do seu trabalho para o REINO. Considere isto! Tenho até sugestão do nome, se me permite "Um BLOG para JESUS - cartas para melhorar sua intimidade com DEUS".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado irmão por esta sugestão; principalmente em saber que estes textos têm edificado a sua vida. Estou considerando esta proposta e pedindo direção ao Pai, por onde começar.E o tema e o sub-tema que você sugeriu são ótimos; muito obrigado!

      Excluir