quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

COMO DAR O SEU TESTEMUNHO PESSOAL

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1:8

Em nossa Escola de Líderes, além de aprendermos nestes dias sobre como evangelizar de uma forma clara e objetiva, esclarecendo às pessoas o plano de salvação em Cristo, estamos também aprendendo a dar o nosso testemunho pessoal de conversão.
Em primeiro lugar, é preciso encarar o testemunho como um estilo de vida. Isso implica que o nosso testemunho deve ser: (1) Contínuo e espontâneo; (2) Relacional e prático e (3) Sensível e intencional.
Devemos sempre levar em conta que algumas pessoas nunca entrarão em uma igreja para ouvir a Palavra de Deus. A única bíblia que estas pessoas irão ler será a nossa própria vida. O testemunho como estilo de vida exalta a vivência dos valores do evangelho do reino: a justiça, a paz, a misericórdia, santidade... No entanto ao darmos o nosso testemunho com a nossa vida, isso não nos isenta da responsabilidade de falarmos também.
É justamente isso que At. 4:20  nos diz- "pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos..”
Em segundo lugar, o nosso testemunho deve ser objetivo, claro e enfatizando três momentos importantes de nossa vida:
(1) Como era a nossa vida antes de conhecer Jesus? (2) Como foi sua entrega a Cristo? (3) Como é sua vida agora, andando com Jesus?
Um bom exemplo é o testemunho de Paulo, em Atos, capítulos 22 e 26:
- A vida ANTES de Cristo: At. 22:3-5 e 19-20; At 26:4-11
- A conversão: At. 22:6-16; At.26:12-16
- A vida DEPOIS de tornar-se cristão: At. 22:21; At. 26:19-20.
Ao dar o seu testemunho, seja positivo. Não dê muitos detalhes de seu passado; enfatize o que Cristo fez por você e em você.
Em terceiro lugar, devemos enfrentar o medo e a timidez ao testemunhar sabendo que é o Espírito Santo que convence as pessoas de seus pecados e não nós (veja João 16:8).
A Bíblia nos diz em 2 Timóteo 1.7   “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Além disso, podemos ter a convicção que se estivermos na dependência do Espírito Santo, Ele nos dará até mesmo as palavras certas como disse Jesus: "por minha causa sereis levados à presença de governadores e reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós." (Mt 10:18-20).
Como já disse anteriormente, um testemunho bem elaborado, vale mais que mil sermões! Aproveite as oportunidades, ore por mais ousadia e deixe que o Espírito Santo faça a obra de convencer as pessoas da necessidade de Jesus Cristo.

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão





Nenhum comentário:

Postar um comentário