segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VOCÊ ESTÁ FIRME EM JESUS?


"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão." Gálatas 5:1
               
 “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças”. Colossenses 2.6,7.

Introdução:

Quando entregamos a nossa vida Jesus uma das grandes bênçãos que experimentamos foi a bênção de sermos libertos. O Senhor Jesus nos deu um chamado para a liberdade.

Ele nos chamou para a liberdade de Deus. A decisão de permanecer livre está em nossas mãos, Cristo nos libertou e quem decide permanecer livre da escravidão do pecado somos nós.

A verdade amados, é que a possibilidade de nos submeter de novo a um jugo de escravidão e sermos vencidos pelo pecado são uma realidade para todos nós. (Veja 2 Pedro 2:20-21).

2.20   Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.
2.21   Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.
2.22   Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.


O que preciso fazer para permanecer firme em Jesus? ( Colossenses 2:6,7)

1. ANDAR NELE.
“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele...”

Toda pessoa que aceita Jesus tem um novo caminho a seguir, tem um novo modo de viver, um novo modo de pensar e um novo modo de agir. O modelo de todo o crente é Jesus. Andemos por Ele. Sigamos os seus passos.

1 JO 2:6 – “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.


2. SE ARRAIGAR NELE
“...nele radicados..”

O que sustenta uma árvore são suas raízes. As raízes crescem para baixo.

Quando plantamos uma árvore, ela vai fincando suas raízes no solo, vai penetrando e ficando mais profunda a cada dia.

Quando ela está bem firme no solo, sopram ventos, correm águas pesadas, mas, ela não cai, pois está segura em suas raízes. Por isso, muitos crentes caem: por não terem raízes profundas em Cristo, são superficiais. 

Por isso também, que há crentes, que haja o que houver, jamais caem, pois estão bem enraizados em Cristo, assim, nada os poderá separar de Cristo Jesus.

JO 15: 4   “..permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim".

3. SE EDIFICAR NELE
“..e edificados..”

Diferente das raízes, que crescem para baixo, a edificação (prédio, edifício ), cresce para cima.

Mas toda edificação precisa de uma base sólida pra ser segura. Há tolos que constroem suas edificações na areia, no monturo, onde o solo não é firme. O sábio porém, edifica sua casa na rocha.

A rocha é Jesus, sua fé deve estar Nele. Todo crente que se edifica em Cristo, jamais tomba. Pois está edificado na Rocha.

MT 16:15 - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
MT 16:16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
MT 16:17 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
MT 16:18 - e sobre esta pedra edificarei a minha igreja ...

AT 4:10 – 12 - Ele é a pedra que foi rejeitada por vós ...

4. SE CONFIRMAR NELE
“...e confirmados na fé...”

A cada dia o crente precisa ser confirmado na fé em Cristo.

Ser confirmado é o mesmo que ser aprovado pelo Senhor tanto nas provações como nas tentações:

Qual você acha que é a principal diferença entre tentação e provação?

Tentação é algo maligno que vem sobre as nossas vidas para nos tirar do centro da vontade de Deus e acabar com nossa vida, nossos relacionamentos ( quer seja com pessoas, quer seja com Deus)

Tiago 1.13-15 “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”

O que aprendemos nestes versos nos ensinam sobre tentação? 

A tentação é algo que quer nos levar a destruição de nossas vidas, portanto Deus NÃO TENTA NINGUÉM, nós somos tentados pelo próprio desejo mal que há nosso coração, nosso desejo de fazer coisas erradas, de fazer aquilo que não deve ser feito.
A Provação são lutas que enfrentamos no dia a dia, provenientes do mundo em que vivemos: desemprego, enfermidades entre outras, são situações difíceis pelas quais passamos, mas que podemos superar e ainda aprender grandes lições com elas.

Tiago 1.2,4   “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

De acordo com Tiago, qual deveria ser a atitude de uma pessoa Cristã diante das provações da vida? 

As provações devem ser momentos de aprendizado e de colocarmos nossa fé em prática. De nada adianta ficarmos irados, deprimidos, desesperados. São nos momentos de provações que somos conduzidos a orar mais, depender mais de Deus, ser tratado em nossas emoções e “manias” pelo Senhor. 

No meio das provações alegre-se, não pela  provação, mas porque Deus está APERFEIÇOANDO VOCÊ, para que você seja um grande homem/mulher de Deus

A tentação vem dos desejos existentes em nós (Tg 1:12-16),

A provação vem do Senhor e tem um propósito específico a cumprir.

A tentação almeja afastar-nos do padrão de vida moral estabelecido por Deus. É por isso que ela utiliza os sonhos, as fantasias e os desejos; tem princípios humanos, e a nossa carne é o seu campo de ação; é uma ação do inimigo para que duvidemos do amor, do perdão e da justiça de Deus. As tentações podem ser usadas pelo inimigo para estimular o que há de pior em nós.

A provação é diferente. É uma situação permitida por Deus. Diria que faz parte da Pedagogia de Deus. As provações são usadas pelo Espírito Santo para extrair o que há de melhor em nós.


5. CRESCER EM AÇÃO DE GRAÇAS
“...crescendo em ações de graças”.

Crescer em ações de graças é reconhecer sempre a bondade e as misericórdias do Senhor em nossa vida. A gratidão nos faz permanecer vivos na presença do Senhor.

O crente que se esquece dos benefícios do Senhor na sua vida acaba se distanciando de Jesus. Jesus vai perdendo a importância para ele. Por essa razão, Davi conversava com seu coração e dizia: Bendize ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.

1TS 5:18 - Em tudo dai graças...

CONCLUSÃO: Não se esforce para receber bênçãos, mas se esforce para permanecer em Jesus e firmar-se a cada dia mais Nele.

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão”. Hebreus 4.14.  

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração na I.M.Catalão
23/02/2014

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário